Você ainda acredita que o eSocial vai acabar?

Na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019, o comitê gestor do eSocial se reuniu para definir as simplificações, mas antes de começar a contar para vocês o que resultou dessa reunião, já vou adiantando que essas informações ainda não são oficiais, assim, não há prazo de início ainda. 

Os processos de simplificação estão divididos em duas etapas, sendo que a primeira etapa foi a Nota Técnica nº 15 de 02 de agosto de 2019, que entra em ambiente de produção no dia 11 de novembro de 2019. 

A segunda etapa de verificação da simplificação é um novo leiaute, que ainda não foi definido nesse encontro, somente confirmado. 

Professor SA

Então são essas duas etapas que temos do processo de simplificação, até o momento, sabemos que primeiro teremos a simplificação e a eliminação de alguns campos de eventos.  

Professor SA

Algo que já estava previsto era a utilização do CPF como um documento único, então o CPF vai passar a ser um documento único exigido e terá todas as informações necessárias. 

Outra alteração é a retirada de algumas regras de validação que impedem a transmissão de dados ao eSocial. 

Quando você transmitir um evento essas regras vão apresentar um aviso para você estar ciente de que precisa regularizar a situação, mas não vai ser bloqueado o envio desse evento. 

E afinal qual o objetivo dessas alterações? É a simplificação do processo das operações e também os processos que dependem das empresas, então o governo deseja simplificar de maneira que fique bom para o empresário e também para os entes do governo envolvidos. 

Está previsto também um sistema simplificado para as micro e pequenas empresas, esse sistema ainda está sendo estudado. 

Mas o que o eSocial propõe nesse momento Para os empresários, para o governo e para os trabalhadores têm como proposta: 

  • os direitos garantidos; 
  • os processos simplificados; e 
  • as informações consistentes. 

Essas informações fazem parte de um vídeo do nosso canal do YouTube, onde todo dia tem vídeo novo, com conteúdo de qualidade e GRATUITO para você!       

Confira mais informações no vídeo abaixo da Professora Gabriela Petri: 

[video_player type=”embed” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9JOTByMzNiNnREcyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyO8KgYXV0b3BsYXk7wqBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWE7wqBneXJvc2NvcGU7wqBwaWN0dXJlLWluLXBpY3R1cmUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIj48L2lmcmFtZT7CoA==[/video_player]

Se você deseja ficar atualizado com as mudanças do NOVO eSocial cadastre-se agora aqui. 

Clique aqui para ser avisado sobre as mudanças que estão chegando!  

Assim que as simplificações forem publicadas estaremos prontos para te ajudar!     

Um abraço,              

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.         

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br     

 

 

 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu