ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Em 2020, você decidiu empreender no segmento da contabilidade e vai abrir escritório contábil. A iniciativa é muito louvável, porque o setor contábil está em expansão e, cada vez mais, amplia sua presença na prestação de serviços.

Nesse artigo, separamos 6 dicas fundamentais para ajudar você a entender como abrir escritório contábil e se destacar no mercado de trabalho na área de contabilidade.

escritório contábil

nithflix

Inclusive, há um artigo, no nosso blog, que também orienta os profissionais da área contábil a se destacar no mercado de trabalho e este artigo está disponível AQUI. É só acessar para ler todas as dicas.

–  Planejamento é fundamental

nithflix

escritório contábil

Pode parecer repetitivo, mas não é. O fato é que planejar para abrir escritório contábil é fundamental! Sem planejamento a abertura de qualquer negócio ou prestação de serviços corre o risco de não dar certo!

Na área contábil podemos falar sobre planejamento como sinônimo do plano de negócios. Assim como ele é um documento superimportante para o contador, o planejamento para abrir escritório contábil também é.

Nessa etapa do planejamento você precisa pontuar e deixar claro quais os serviços que o escritório contábil irá prestar, qual será o público-alvo, qual será o investimento inicial e a capacidade de atendê-la.

Também é fundamental definir qual será o diferencial do seu escritório de contabilidade perante a concorrência a fim de sair sempre à frente? E o seu escritório será segmentado por alguma área contábil ou será generalista?

Todas essas perguntas precisam ficar claras e definidas, durante o planejamento, a fim de você ter um caminho traçado na hora de abrir escritório contábil.

Afinal, isso não pode ser uma simples aventura. É necessário conhecer o mercado de contabilidade na região onde você irá atuar.

E se você quiser entender um pouco mais sobre empreendedorismo na área contábil acesse este nosso artigo que fala sobre o assunto.

2 – Documentação necessária para abrir um escritório de contabilidade

escritório contabil

É muito simples! Para montar escritório de contabilidade você irá precisar somente dos documentos básicos. Quer anotar aí? Vejamos, então…

  •       Número do CNPJ;
  •       Documentação na Junta Comercial;
  •       IPTU do imóvel;
  •       Cópia autenticada do RG e CPF;
  •       Alvará de funcionamento;
  •       Cópia do contrato de locação ou de compra e venda;

Estes são os documentos principais, mas outros documentos secundários também podem ser solicitados. Mas, no geral a abertura é feita de modo rápido e simples após a apresentação de todos estes documentos básicos.

3 – Físico ou online?

escritório contabil

É isto mesmo! Você precisa pensar sobre essa questão! Com o avanço da internet é impossível não considerar a possibilidade de abrir escritório contábil online.

Inclusive, as duas possibilidades – físico e online – podem caminhar juntas ou, caso você prefira, pode optar por apenas uma delas. Tudo irá depender da sua meta de trabalho e em qual patamar você quer chegar.

No atendimento online não há limites geográficos! O seu escritório de contabilidade poderá ter clientes no mundo todo, desde que você ofereça o serviço que a demanda quer.

E, claro, o escritório físico já delimita algumas situações e o alcance é menor do que online. Essa decisão sobre qual o formato de atendimento do seu futuro negócio já pode constar lá no planejamento sobre como abrir escritório de contabilidade.

Sem contar também que no atendimento online os procedimentos são mais rápidos e ágeis, porque podem ser feitos via internet sem precisar que ninguém se desloque de um lugar para outro.

4 – Estrutura interna

escritório contabil

Não basta apenas definir o local onde irá funcionar seu escritório contábil. É imprescindível que você planeje também como será a estrutura interno do seu negócio.

Já pensou quantos funcionários irão trabalhar no local? E quantos equipamentos e móveis haverá nele? Qual será o espaço para circulação dos clientes e dos próprios funcionários?

A estrutura interna é importante, porque a equipe de trabalho precisa produzir e render o máximo que ela puder. Mas, para isso, ela precisa estar num ambiente agradável, funcional, confortável, bonito e bem estruturado.

Caso contrário, a estrutura interna do seu escritório de contabilidade poderá, sim, comprometer o rendimento da sua equipe, durante o período de trabalho. Até porque, ninguém gosta de ser mal recebido ou ficar num lugar ruim.  

Aliar a qualidade dos serviços e a credibilidade do escritório com uma estrutura interna organizada e que transmita comprometimento é um dos principais desafios para quem quer abrir escritório contábil.

5 – Equipamentos

escritório contabil

Eles serão definidos justamente após você decidir a estrutura interna do seu escritório contábil. Se ele for grande, atender muitos clientes e ter um fluxo de pessoas maior durante o dia, obviamente, ele terá que ter mais funcionários e mais equipamentos.

Isso engloba desde os computadores, impressoras, CPUs, telefones, scanner até mesas, cadeiras, arquivos, materiais de escritório, armários, sofás para recepção e serviços de Wi-Fi.

Se seu atendimento principal for online, talvez essa estrutura seja menor e, portanto, também reduza o número de equipamentos e mobiliário, mas, por outro lado, os serviços de tecnologia precisam estar funcionando perfeitamente bem.

E, preste atenção! Não adianta querer economizar na estrutura de equipamentos se você pretende abrir escritório contábil para atender uma demanda maior de clientes. Esse tipo de economia não dá certo e pode prejudicar o atendimento e o resultado para o seu cliente.

6 – Capacitação de equipe

escritório contabil

Tudo bem que no começo do seu empreendimento você consiga dar conta de todo serviço sozinho ou com a ajuda de apenas mais uma ou duas pessoas. No entanto, a tendência é que seu trabalho aumente com o avanço no número de clientes.

Esteja preparado para contratar mais mão de obra e tenha a capacitação do seu futuro funcionário como um dos pré-requisitos. Tenha ao seu lado atuando no seu escritório contábil pessoas comprometidas, eficientes e capacitadas.

Seus auxiliares contábeis e fiscais, por exemplo, precisam estar dispostos a realizar um bom trabalho acreditando sempre no potencial do seu escritório.

Aliás, temos um artigo, no nosso blog, que pode ajudá-lo a entender o perfil do profissional contábil em 2020 para depois você identificar quem poderá ocupar as vagas na sua empresa. Vale a pena ler! Para acessá-lo basta clicar aqui.

7 – Divulgação do seu escritório contábil

escritório contabil

É fundamental que seus serviços sejam eficientes e tragam bons resultados para as empresas ou pessoas jurídicas para as quais você trabalha. Afinal, foi por esta razão que você decidiu abrir escritório contábil, não é mesmo?

Mas a divulgação da sua empresa também vai agregar muito valor à prestação de serviços que você oferece. Não basta abrir escritório contábil e atuar de modo correto e eficiente, sem que quase ninguém saiba. É preciso investir no marketing da sua empresa!

Por isso, no momento de traçar o planejamento, lá no início da sua decisão de abrir escritório contábil, destine uma verba para a divulgação do seu negócio e mostre sua empresa e todo seu bom trabalho para seu público-alvo.

Atualmente, o marketing digital é uma das mais eficientes ferramentas de divulgação. Contrate este serviço, produza conteúdos relevantes e que realmente interesse para seu público e apareça de maneira eficaz!

Por fim, entenda que o profissional contábil está diante de um mercado em expansão e que são muitos os setores e nichos de trabalho nos quais ele poderá atuar e alavancar sua carreira!

E para você entender melhor sobre este assunto e ficar por dentro de todos os setores e funções que estão na mira dos profissionais de contabilidade acesse nosso site e fique bem informado e seguro para abrir escritório contábil

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu