ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS 

Você já tem sua carteira de trabalho digital? Talvez você tenha ou já viu uma carteira de trabalho de papel, toda carimbada e repleta de anotações importantes sobre sua vida profissional e informações trabalhistas.

Mas, desde setembro de 2019, esta carteira de trabalho tradicional perdeu espaço para a digital. Isso mesmo! Por meio de um aplicativo é possível instalar a carteira de trabalho digital no seu celular.  

carteira de trabalho digital

nithflix nith

O principal objetivo é facilitar o acesso do trabalhador aos seus próprios dados cadastrais. Apenas com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o trabalhador consegue, por exemplo, visualizar as contribuições obrigatórias que o empregador precisa fazer.

Quer saber como conseguir habilitar sua carteira de trabalho digital? Continue lendo este artigo que vamos explicar passo a passo sobre este assunto.

nithflix

Lembrando que a Carteira de Trabalho é um documento obrigatório que todo trabalhador tem de possuir, desde que atue no regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e em alguns casos do regime estatutário.

Carteira de trabalho digital: esteja atento às informações trabalhistas

carteira de trabalho digital 3

É importante reforçar que o cadastro é feito por meio do número do CPF do trabalhador e este cadastro é único. Portanto, com este documento em mãos, o trabalhador consegue habilitar sua carteira de trabalho digital pela internet.

Tanto faz se o trabalhador já tem a carteira de trabalho de papel ou vai tirar esse documento pela primeira vez. Em ambos os casos é possível habilitar a carteira digital.

Também vale ressaltar que com a implantação do eSocial em várias empresas, muitas delas já fazem o registro das informações do trabalhador de modo digital.

Desta forma, estas empresas transmitem ao Governo Federal todas as informações de maneira unificada, desde as contribuições previdenciárias, vínculos, folhas de pagamento até aviso prévio e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Por ser digital, os trabalhadores também têm acesso fácil à todas essas informações. Portanto, os dados que estiverem errados podem – e devem – ser corrigidos pelos próprios trabalhadores.

Pensando nisso, a dica primordial é: guarde a carteira de trabalho de papel para comprovar qualquer informação que precise ser corrigida. E lembre-se: todas as correções são solicitadas diretamente na internet.    

Aliás, sua futura empregadora poderá ser uma empresa que ainda está fora do eSocial e, por isso, precisará da carteira de trabalho de papel para fazer sua admissão.

Como habilitar minha carteira de trabalho digital: passo a passo

carteira de trabalho digital 3

Primeiramente, acesse este link e escolha a opção carteira de trabalho digital. Imediatamente, abrirá a página para o trabalhador fazer o cadastro. Assim que você clicar em “Quero me cadastrar”, o sistema irá te pedir a senha de acesso. Se você já tiver a senha cadastrada em um destes sites – Meu INSS, acesso.gov.br ou Sine Fácil – basta digitar a senha, informar o CPF.

Mas, caso você ainda não tenha a senha cadastrada, será preciso preencher o formulário que o sistema irá apresentar e, em seguida, continuar navegando por este link.

Neste momento, irá aparecer duas opções para o trabalhador escolher:  “informações pessoais” e “carteira de trabalho digital”. Se o clique for na primeira opção, o trabalhador  terá acesso a todos os seus dados pessoais.

E se a escolha for pela segunda opção o trabalhador terá acesso às últimas informações sobre o emprego atual, desde férias até alteração de salário. Ah! Se você clicar no ícone “detalhar”, que aparece ao lado de cada contrato, é possível verificar se existem erros nas informações.

Saiba também que a carteira de trabalho digital também pode ser impressa. Para isso, baixe o download na versão PDF.

O que muda para o empregador: carteira de trabalho digital e eSocial

As rotinas do departamento pessoal terão de ser modificadas por conta da implantação da carteira de trabalho digital. Uma destas mudanças diz respeito ao eSocial.

Isso porque, serão os dados fornecidos por ele que irão alimentar as informações que vão constar da carteira de trabalho digital. As empresas que já estão atuando com o eSocial devem apenas prosseguir neste sistema.

Se todos os dados são lançados pela empresa no eSocial, obviamente, os processos tornam-se menos burocráticos. Até porque, as atualizações da Carteira de Trabalho tradicional deixam de existir.

A única ressalva que merece a atenção do trabalhador é que as alterações salariais, anotações de férias e demissão não vão aparecer de imediato na carteira digital.

Uma das razões é o prazo de registro dos dados no eSocial. Ele só acontece 15 dias depois da ocorrência e, no caso de demissões, o prazo é de 10 dias. Então, fique atento para quando estas informações surgirem e se vão estar corretas.

Outra razão é que os lançamentos precisam ser feitos de maneira correta, ou seja, a pressa é mesmo inimiga da perfeição. O departamento pessoal da empresa precisa esperar alguns dias entre a alteração que foi feita no eSocial e a aparição na carteira de trabalho.

A partir daí, essas mesmas informações são analisadas e lançadas, por fim, de maneira correta, coesa e transparente.   

Carteira de trabalho de papel ainda terá alguma utilidade?

carteira de trabalho digital 3

Se você estava achando que não. Enganou-se! Porque a resposta para esta pergunta é: SIM! Por força da lei, a carteira de trabalho de papel ainda será utilizada pelo empregador, nos casos em que o acesso aos dados já anotados sejam referentes a vínculos trabalhistas antigos.

Também quando for necessário consultar os dados referentes aos contratos vigentes em 23/09/2019, que é a data de publicação da Portaria.  Sem contar, que ainda há empresas que atuam fora do eSocial por não serem obrigadas a aderir este sistema.

Depois destas explicações, nossa dica é para que você se prepare e se especialize em Departamento Pessoal e conheça nosso treinamento que, além de ser completo, também é prático e fácil de entender.

Vamos explicar todos os detalhes sobre as rotinas do Departamento Pessoal e também sobre o eSocial. Esta é sua grande chance! Não deixe passar esta oportunidade única de aprender todos os procedimentos com profissionais que ainda atuam no segmento de Contabilidade ou Recursos Humanos.

Conheça a nossa escola de treinamentos online, Nith Treinamentos, e dê um passo à frente na sua carreira profissional e ultrapasse a concorrência!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu