Receba nossas notícias em seu e-mail:

Treinamentos e capacitações em EAD na SST

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

O assunto desse artigo vai ajudar você a entender um pouco mais sobre como oferecer treinamentos e capacitações em EAD (Ensino à Distância) na SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Já existem novas regras que norteiam os treinamentos e capacitações em EAD ou em semipresencial que merecem ser explicadas para os profissionais que ainda têm dúvidas e, ao mesmo tempo, querem usufruir do EAD na SST.

As novas regras constam da NR-1 (Norma Regulamentadora) e vamos tratar de algumas delas a partir de agora, nesse artigo. Então, fique atento e vamos juntos pontuar as principais diretrizes desse tema. 

EAD: o ensino à distância chegou para ficar na SST

Ainda estamos vivendo esse momento inusitado e de tantas incertezas por conta da pandemia provocada pelo Coronavírus. São situações atípicas que mudaram drasticamente nosso cotidiano e trouxe para o dia-a-dia o novo normal.

Você já deve ter escutado falar – e muito – sobre esse      novo normal que, de fato, alterou as nossas rotinas e o comportamento de muitas pessoas e também nos ambientes de trabalho.

EAD na SST

No entanto, precisamos ressaltar que muito antes da atual pandemia o Ensino à Distância já vinha num crescimento acelerado e até assustador e muitas escolas e faculdades já previam que as matrículas no EAD iam superar às do ensino presencial.

Com a chegada da pandemia do Coronavírus esse crescimento do EAD apenas foi adiantado para os nossos dias atuais. Não à toa, a procura por cursos online cresce cerca de 400% durantes os meses passados chamando a atenção de todos para essa nova realidade.

E na Saúde e Segurança do Trabalho não é diferente! Mais do que uma tendência, o EAD já faz parte até da NR-1 que trata, em um de seus artigos, das Diretrizes e Requisitos Mínimos para utilização da modalidade de Ensino à Distância e semipresencial.

 EAD na SST: empregador precisa estar atento às exigências da NR-1

EAD na SST

Como já citamos no tópico anterior a NR-1 já disciplina o EAD para todas as capacitações previstas nesta Norma Regulamentadora tanto nos aspectos relativos à estruturação pedagógica quanto às exigências operacionais e tecnológicas para o uso do EAD.

Portanto, o empregador precisa estar atento também. Isso porque, se ele optar pela realização das capacitações e treinamentos pelo Ensino à Distância terá de oferecer a capacitação por completa.

Ou, então, contratar uma empresa terceirizada que faça esse trabalho  também por completo e seguindo à risca as determinações do Anexo II da NR-1 sobre a aplicação do EAD na Saúde e Segurança do Trabalho.

Caso contrário, ou seja, se o empregador ou a empresa contratada para prestar o serviço não seguir à risca todas as determinações do EAD para as capacitações o certificado que será emitido não terá nenhuma validade.

Também é importante ressaltar que se o empregador optar por contratar uma empresa terceirizada para ministrar as capacitações usando a modalidade EAD terá de firmar um contrato com essa empresa.

Porém, neste contrato de prestação de serviços é obrigatório que a empresa contratante esteja ciente e, de fato, ofereça as condições previstas pela NR-1 para o uso do EAD. Isto tem de estar previsto no contrato.

EAD: estrutura pedagógica também precisa atender à NR-1

ead sst 1

Vamos entender agora como fica o conteúdo pedagógico e toda sua estruturação para que o EAD seja válido e eficiente para as capacitações e treinamentos que forem feitos usando essa modalidade.

Em linhas gerais, a elaboração do projeto pedagógico é obrigatória e deve conter alguns requisitos, como o objetivo geral da capacitação, o nome do responsável técnico pela capacitação e a estratégia pedagógica da capacitação.]=

E, claro! Também é fundamental abordar os princípios e conceitos para a proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores que estão definidos nas NRs (Normas Regulamentadoras).

Outro detalhe que é preciso ficar atento é que a duração da capacitação ou dos treinamentos na modalidade EAD tem de ser a mesma que vale para a presencial. Por exemplo, 8 horas na capacitação presencial e no EAD também.

E ainda temos muitas informações importantes para serem compartilhadas com você sobre esse assunto. Por isso, continue acompanhando nosso blog, porque, aqui, você encontra os mais diversos temas relacionados às Áreas Trabalhista, Contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho.

E para você ter informações mais detalhadas sobre os treinamentos e capacitações em EAD na SST basta conferir a live sobre este assunto clicando aqui. Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que já temos disponíveis!

E se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos informações recentes sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube

Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!

Deixe um comentário