ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Você trabalha sentado o dia todo? Sofre com dores nas costas e no pescoço? Saiba que você não está sozinho.

Segundo uma pesquisa feita pela organização British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standin com 2 mil pessoas, 45% das mulheres e 37% dos homens ficam de pé menos de 30 minutos por dia enquanto estão no escritório.

Somado a isso, mais da metade dos participantes almoça em sua própria mesa, sendo que 78% acreditam que ficam muito tempo sentados.

nithflix

trabalhar sentado

Ainda de acordo com o levantamento, esse comportamento está diretamente associado a problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer, problemas mentais, dores nas articulações e má circulação sanguínea.

nithflix

Com tantos efeitos negativos, nada melhor do que introduzir no seu dia a dia alguns hábitos para amenizar esses desconfortos e garantir uma melhor qualidade de vida.

Confira as dicas que preparamos para melhorar a sua postura durante o trabalho e, claro, evitar problemas de saúde.

1 – Movimente-se

Uma boa dica é aproveitar os momentos em que está fazendo um telefonema para falar em pé e em movimento. Se puder, altere entre momentos sentados com momentos caminhando. Isso vai contribuir para melhorar, principalmente, a circulação sanguínea.

2 – Levante-se a cada uma hora

Evite permanecer por mais de uma hora sentado ininterruptamente. Sempre que tiver oportunidade, levante-se e caminhe, nem que for para ir ao banheiro, tirar uma dúvida com o colega, beber água ou mesmo olhar pela janela.

3 – Posição correta da cadeira

Essa é uma dica muito importante. Durante o trabalho, verifique se a sua posição na cadeira está correta. Prefira ficar com as costas bem acomodadas no encosto da cadeira e os pés bem posicionados no chão.

Se não for possível ficar com os pés no chão, utilize um apoio portátil, que garantirá o apoio que precisa. É recomendado que, quando você estiver sentado, suas pernas fiquem em um ângulo de 90 graus.

Com isso, você conseguirá evitar a estagnação da corrente sanguínea nas pernas, que pode provocar o surgimento de varizes.

4 – Cadeiras ergonômicas

Mesmo que você se esforce para manter uma postura adequada quando sentado, se a cadeira não for apropriada, não adiantará nada.

Se tiver a oportunidade de escolher a sua cadeira, prefira modelos ergonômicos, com descanso para os braços e que tenham regulagem de assento e de encosto.

Opte por um modelo com as dimensões apropriadas ao seu corpo e que tenha um assento firme para suportar as suas coxas sem forçar o ângulo posterior dos joelhos. O ideal é que ela tenha apoio para os braços e o encosto traseiro arredondado.

5 – Alinhamento da cabeça

Sempre que estiver sentado, procure manter a cabeça em linha reta na maior parte do tempo. Se você utiliza monitor de computador, evite ter que olhar para baixo para utilizá-lo. Esse hábito evitar que você tenha dor no pescoço e ombros.

6 – Faça exercícios físicos

trabalhar sentado

Muitas empresas oferecem a prática de ginástica laboral para os funcionários.  Mas se você não tem acesso a prática de atividade física, fique tranquilo. Procure sempre se alongar e praticar alguns exercícios em determinados momentos.

Exemplo: alongue-se tentando tocar as pontas dos dedos dos pés, mesmo estando sentado, movimente as panturrilhas, esticando-as, como se fosse ficar na ponta dos pés.

Mantendo a coluna ereta, movimente o pescoço para a direita e para a esquerda. Mexa-o com cuidado e sensibilidade, essa é uma parte importante do corpo.

Esse são algumas das práticas mais recomendadas para evitar dores e garantir uma boa saúde. Sabemos que nem sempre é possível seguir essas recomendações, mas procure segui-las sempre que conseguir.

Gostou do nosso artigo?

Então, não deixe de nos acompanhar por aqui, pois sempre trazemos artigos sobre os mais diversos assuntos.

Fique atento também às nossas redes sociais, pois trazemos sempre novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

Siga-nos no Facebook, no Instagram e no nosso canal no Youtube. Aproveite para acessar o site da Nith Treinamentos e confira todos os nossos cursos online, que já estão disponíveis.

Publique seu artigo

Deixe uma resposta