ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

O setor de Recursos Humanos de muitas empresas sempre passa por mudanças que implicam nos procedimentos e formas de trabalho dos profissionais de RH.

Enquanto alguns protocolos não se modificam, outros sempre estão sofrendo alterações visando o melhor desempenho do setor. E, neste ano de 2020, não está diferente, muitas são as tendências de RH que vão inovar o setor.

recursos humanos

nithflix

Neste artigo, vamos abordar algumas das principais tendências para o Recursos Humanos e ressaltar a importância de cada uma delas no dia a dia dos profissionais desse segmento. Vamos conferir?

Recursos Humanos: as tendências que não mudam

nithflix

Existem certas tendências que se mantém e, dificilmente, serão modificadas com o decorrer dos anos. Isso porque, elas funcionam tão bem que alcançam os resultados estipulados pelas empresas.

Por exemplo, a importância crescente das operações de RH e as experiências significativas para os colaboradores. Também há situações nas quais as empresas abandonam as hierarquias rígidas e se tornam mais abertas e transparentes aos colaboradores.

Nessa abertura, percebe-se o movimento da gerência, diretoria, e supervisores de trabalharem com uma abordagem mais personalizada e não tão coletiva como era antes.

Os planos mais complexos e de longo prazo deram espaço às experiências menores, mais ágeis e eficientes tendo sempre a tecnologia como principal fator de transformação.

Estas são tendências que já vem sendo adotadas há muito tempo e estão permanecendo por conta dos bons resultados que alcançam ao longo do ano!

E quais são, então, as novas tendências de 2020 para o Recursos Humanos? E aí? Vamos conferir juntos?

Recursos Humanos: quais são as principais tendências?

Em 2020, o foco irá ser nos colaboradores e nos clientes deixando um pouco de lado os processos. A busca por novas ferramentas será mais constante visando dar aos colaboradores e líderes de setores mais clareza sobre os benefícios que o Recursos Humanos vêm conquistando.

Com processos mais simples e seguindo padrões baseados nas experiências dos clientes, o RH precisa olhar com mais atenção para o grupo de usuários a fim de entender melhor quais são suas reais necessidades.

É preciso resgatar um dos mais eficientes valores que o setor de Recursos Humanos tem: ser gentil. Implementar medidas simples que transpareçam essa gentileza é mais do que um diferencial!

Experimente, por exemplo, conceder um dia de folga ao colaborador no dia do aniversário dele e perceba o impacto positivo que isto irá causar tanto na rotina de trabalho do colaborador como na empresa como um todo.

Essa gentileza é, sim, uma das tendências mais promissoras que promete renovar a imagem do Recursos Humanos e tornar este setor mais promissor diante dos colaboradores.

Outra tendência que está chegando com muita ênfase em 2020 é deixar de lado o mecanismo quase que automático de considerar que as pessoas que vêm de fora da empresa são sucessores melhores nos cargos e funções do que aquelas pessoas que já estão dentro da empresa.

Sabe-se que existe uma complexidade nisso e que muitas organizações preferem buscar profissionais de áreas técnicas que estejam fora do ambiente da empresa, mas não existem garantias de que isso deva continuar.

Em 2020, a mudança nesse comportamento também será visível e as intervenções do Recursos Humanos serão bem mais focadas e adaptadas para dentro da própria empresa em busca dessas recolocações e substituições de colaboradores.

Em 2020, ser mais adaptativo e focar na produtividade também serão tendências

recursos humanos

Muitas vezes, o setor de Recursos Humanos se presta a fazer pesquisas junto aos colaboradores ou aos clientes da empresa e o resultado é que o RH fica sem respostas.

Isso acontece por falta de um processo que torne esse material mais adaptável. Se o convite que já foi enviado uma ou duas vezes não teve resposta de quem o recebeu, é hora de adaptá-lo e mudar totalmente seu conteúdo.

O Recursos Humanos não pode mais ficar estático diante da tecnologia considerando que ela é a única responsável pelas soluções que precisam ser aplicadas. Não! É preciso que o olhar dos profissionais de RH se voltem para essa questão e busquem as adaptações necessárias.

Vamos dar um exemplo, já que são várias as oportunidades de deixar os sistemas de RH mais adaptáveis ao longo de 2020 de modo muito simples. No caso dos processos de recrutamento, por exemplo, pergunte ou faça uma pesquisa interna a fim de saber o que os colaboradores desejam.

Talvez, prefiram um processo mais rápido ou, quem sabe, até mais lento. Esse feedback permitirá ao Recursos Humanos oferecer diferentes variantes que podem ser combinadas para dar mais efetividade aos procedimentos da empresa.

E a produtividade? Como fica? Ela é um item importante e que vem passando por muitas transformações ao longo do tempo. Mas, em 2020, ela é uma das fortes tendências no RH.

A produtividade está totalmente ligada ao perfil da empresa. Algumas focam nesse quesito sem se preocupar com a qualidade de tempo dos colaboradores enquanto estão na ativa em suas funções.

Isso é preocupante. Afinal, nada adianta ter muita produtividade se o colaborador está estressado, irritado, cansado e sem motivação para seguir trabalhando e alcançando objetivos internos.

Para focar na produtividade é preciso ter equilíbrio entre a qualidade do serviço desempenhado e a qualidade dessa rotina de trabalho. Tente buscar novas atitudes que reflitam nessa mudança comportamental que incentiva o colaborador a ter produtividade num ambiente de trabalho saudável, emocionalmente.

O RH e a tendência de igualdade nas oportunidades de trabalho

recursos humanos

A velha questão sobre as diferenças entre homens e mulheres continua em alta e precisa ser resolvida, mesmo que aos poucos. E, principalmente, no ambiente de trabalho.

Há algum tempo já se percebe um movimento que vem reduzindo lentamente essas diferenças que também são observadas entre pessoas negras, brancas e pardas.

2020 é um excelente ano para propor ações que sejam de fato mais eficazes e que tragam mais impacto nas organizações perante este assunto. O papel do Recursos Humanos, nesse caso, é primordial para encurtar as distâncias entre essas diferenças sociais.  

Incentivar ações inclusivas é um dos focos mais importantes para abordar o tema e desenvolver práticas que aproximem e igualem as pessoas que possam sofrer essas diferenças no ambiente da empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre algumas das tendências para o RH, em 2020? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos semelhantes a este e aproveite para acessar o site da Nith Treinamentos e conheça todos os cursos online que a escola oferece.

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu