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Tecnologia, inovação e mindset digital são as três palavras de ordem que estão tomando conta dos novos modelos de trabalho das empresas. Atualmente, a maioria das organizações precisa estar ligada à tecnologia, de alguma maneira.

Está muito comum perceber a presença da IA (Inteligência Artificial) no funcionamento de máquinas que avançam na compilação de dados e até buscam realizar tarefas antes feitas por funcionários.

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E o que dizer dos profissionais que se veem na necessidade de mudar o mindset tornando-o mais ‘digital’ na tentativa de se encaixarem nessa transformação das organizações que sentem o impacto da tecnologia.

Perante isto, já se percebe que muitos CEOs tem como principal preocupação conseguir entender, cada vez mais, sobre o avanço da tecnologia e seu impacto no setor onde atuam.

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Para estes CEOs a velocidade dos avanços digitais e tecnológicos assusta quando identificam que o crescimento da empresa pode, sim, estar comprometido devido à falta de competências profissionais para isso.

Muitos profissionais executivos já estão cientes de que as quebras que estas novas tecnologias provocam causam impactos muito significativos no mundo dos negócios, o que exige mais habilidade dos CEOs.

Como acompanhar essa transformação de um modo mais calmo e gradual?

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Seja aliado da tecnologia e não a veja como ‘inimiga’ ou obstáculo a ser superado. Ao adotar o ‘mindset’ digital, tanto a empresa em si quanto seus funcionários passam a buscar por novos modelos de negócios e analisam o cenário atual.

Apoiar-se na tecnologia e seus avanços é uma das principais formas de acompanhar toda essa transformação que acontece no mundo dos negócios. Será preciso tomar decisões difíceis, porém necessárias, e também ampliar o foco no cliente.

Isso mesmo! A figura do cliente entra, sim, nessa rota de transformação. O ideal é que a sua empresa esteja atenta ao buscar soluções que levem em consideração a visão do cliente.

E, para isso, treine seus profissionais e os capacite para que entendam a importância de ter a tecnologia como apoio e aliada na hora de solucionar os problemas apontados pelos clientes.

Aliás, em 2022, mais de 50% de todos os funcionários das empresas de vários setores terão de reciclar seus conhecimentos profissionais e investir em qualificações a fim de se adequarem a uma mudança significativa que irá se firmar no mundo corporativo.

Esta perspectiva, certamente, irá causar muita agitação dentro das equipes. Até porque, muitas delas já convivem com colaboradores, gestores e diretores que já se encaixam na geração Millennials, que é uma das mais recentes forças de trabalho.

Os Millennials são voláteis e tem acesso rápido e fácil às informações que estão sempre na palma das mãos. É uma geração que gosta e precisa sempre estar antenada sobre assuntos ligados à carreira profissional, gosta de serem desafiados.

Outra característica é que estes funcionários necessitam entender qual é o real propósito da empresa a fim de se manterem como parte integrante dela e também verem seu próprio desenvolvimento profissional dentro da organização.

Tecnologia e o novo mindset digital: como lidar com todas essas questões?

Esta pergunta precisa e deve ser analisada e respondida pelos líderes dos negócios ou das equipes. São eles – os líderes – que são a chave principal para nortear e encaminhar todo esse processo de transformação.

E para conseguir incluir o mindset ‘digital’ tanto nas equipes de funcionários quanto na própria empresa é necessário e fundamental seguir algumas orientações que precisam vir acompanhadas de muita ação.

Uma delas e, talvez, a mais desafiadora é começar a adquirir uma mentalidade digital, expandindo os pensamentos e a visão de negócios para novas soluções e oportunidades que criem habilidades inéditas.

E, para isso, que tal motivar sua equipe a experimentar e vivenciar novas experiências? Invista em plataformas que estimulem conexões mais inteligentes e produtivas. Foque em processos deixando de lado as tarefas.

É fundamental treinar e tornar aptas as pessoas que trabalham com e para sua empresa. Elas precisam saber desde resolver problemas mais complexos até os mais simples, agregando valor à sua função.

E se você é um líder na empresa ou na sua equipe, lembre-se: reaprenda a todo instante! Ter novas competências que ajudem no cumprimento de desafios, como humanizar os processos tecnológicos, é um grande diferencial!

Portanto, saiba que os desafios estão aí para serem superados e administrados sempre da melhor e mais eficiente maneira possível. E esta postura tem de ser adotada, primeiramente, pelas lideranças da empresa.

Não é permitido e nem aceitável que se tema a tecnologia, seus avanços e inovações. Não se pode desanimar e nem parar no tempo com a intenção de barrar a chegada deste mindset digital.

Uma das principais tarefas é aprender – ou reaprender – a inovar, mudar… desorganize para organizar novamente, de outra forma. Desestruture para tentar reestruturar de modo mais eficiente.

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Ou seja, saiba lidar com os dois lados da mesma moeda: organize e reorganize, padronize e desestruture para estabilizar novamente de outra forma.

O que precisa ser compreendido e aceito é que a tecnologia não veio para dominar os humanos, mas, sim, para ajudá-los por meio de toda essa mudança a aceitar, acolher e capacitar as lideranças das empresas para atuarem nesse processo todo de transformação digital.

Resumindo: os líderes desta nova fase – mindset digital – devem desenvolver a habilidade e a capacidade de oferecer este novo mindset, que permite alinhar as estratégias da empresa com a transformação digital.

Também caberá ao líder conduzir os funcionários da empresa e estimulá-los a transformar a maneira que pensam e, para isso ocorrer de modo mais ágil, tem de ter confiança, transparência e uma hierarquia horizontal que trate a todos igualmente.   

E você? Já está preparado para inovar na sua empresa mudando o mindset de sua equipe e tornando-a mais digital? Percebeu como é importante estar antenado às novas tecnologias e todos os impactos que ela nos traz, principalmente no ambiente de trabalho?

Então, se você curtiu este artigo e quer continuar sabendo mais sobre Gestão de Pessoas e o novo mindset digital que irá liderar as empresas nos próximos anos, acompanhe nosso blog.

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