O eSocial está passando por diversas mudanças, só esta semana tivemos a aprovação do novo leiaute e do novo manual do eSocial.

Semáforo eSocial é um site que possibilita acompanhar se as informações estão sendo transmitidas corretamente, se há algum atraso, ou se há algo incorreto/ bug com o sistema de envio por parte do Governo.

Essa ferramenta foi lançada em 2018 para facilitar a verificação de status dos Web Services do programa Governamental eSocial e constatar se ele está funcionando normalmente.

Assim, é possível verificar a situação da transmissão de eventos poderá ser checado através da figura de um semáforo de transito, que vai estar verde, amarelo ou vermelho. O semáforo é atualizado a cada 15 dias.

  • Semáforo vermelho: Indisponibilidade momentânea no processamento dos eventos do ambiente de produção, significa que que não foi possível a conexão aos Web Services.
  • Semáforo amarelo: Reportado erros na integração com a procuração eletrônica, isso significa que o sistema está operando, mas há um acúmulo de lotes a serem processados, o que pode ocasionar maior tempo de resposta aos usuários .
  • Semáforo verde: Ambiente de produção operacional, isso é, que o acesso aos Web Services está funcionando normalmente.

semáforo do eSocial

nithflix

Qual é a razão do meu semáforo estar amarelo ou vermelho?

A transmissão de arquivos para o eSocial, assim como qualquer transação por meio digital, está suscetível a falhas que podem afetar o contribuinte.

A razão do semáforo amarela pode estar ligado ao fato de que o Web Service do eSocial não são capazes de transportar de uma só vez um número muito grande de dados. Por essa razão, quando muitos contribuintes enviam os eventos de uma única vez, o tempo de espera aumenta.

nithflix

Já a semáforo vermelho está conectado a queda total do sistema e pode ser atribuída a diversos fatores que afetam servidores web.

Aprovado novo leiaute do eSocial Simplificado

Foi aprovado no dia 11 de novembro de 2020, a Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 82 que valida o novo leiaute final do eSocial Simplificado, versão S-1.0.

A evolução do eSocial Simplificado estava prevista na Lei nº 13.874/19 e entrará em vigor a partir do dia 10/05/2021, fornecendo um tempo para as empresas se adaptarem às mudanças.

O novo leiaute traz uma redução em mais de 30% do número de campos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas.

A maior alteração foi referente as regras do sistema, que foram simplificadas e reduzidas, removendo o engessamento anterior que havia no envio e validação de eventos.

  • Produção: 10/05/2021
  • Produção Restrita (ambiente de testes): 01/03/2021
  • Período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0: 10/05/2021 até 09/11/2021

O que mais mudou no eSocial?

No dia 16 de novembro foi divulgada a Nota Técnica 19/2020, que trouxe diversos ajustes no leiaute.

Os ajustes tornam possível a exclusão de um evento após baixa da empresa, permite que empregadores que se tornaram MEI utilizem rubricas próprias e  ainda trouxe adequação no cálculo totalizadores do FGTS.

Os totalizadores do FGTS S-5003 e S-5013 também foram alterados para se adequar a Portaria SEPRT nº 950/2019 e novo critério no cálculo de FGTS referente ao décimo terceiro salário proporcional.

Aquelas empresas que eram do grupo 2 e posteriormente se tonaram MEI foram autorizadas a usar rubricas criadas em seu sistema de folha de pagamento.

Também foi realizada uma revisão completa do Manual de Orientação do eSocial, atendendo a nova simplificação dos leiautes. O manual estava desatualizado desde 2019.

Não há nenhuma estimativa para alteração no Manual do Desenvolvedor, que por enquanto continuará com a mesma estrutura.

eSocial: mudança no leiaute e semáforo

Clique aqui e confira toda a documentação técnica referente ao eSocial 

Tem outra novidade que agradou muitos profissionais.

Agora é possível visualizar o novo leiaute em HTML, isso é, ver o leiaute na Web. Essa opção é muito benéfica para os profissionais, pois facilita a acessibilidade através de hiperlinks.

O evento que vai revolucionar está em pleno andamento

maratona dp estratégico| eSocialA Maratona DP Estratégico 100% online e gratuito já está na terceira missão.

As primeiras missões abordaram tudo sobre LGPD e como transformá-la em um negócio, networking, e como preparar a sua equipe para atuar estrategicamente.

Adivinha o que vai ser abordado na quarta missão?

Ele mesmo, o eSocial! Porém dessa vez você verá como o sistema não é um problema, e sim uma oportunidade para você e sua empresa se destacarem.

No total, a maratona vai ter 7 missões voltadas para gestores de DP e donos de escritórios contábeis que querem transformar o DP operacional de suas empresas em um DP estratégico.

Se você perdeu alguma missão, você ainda tem a chance de assisti-las. Basta clicar no link abaixo.

Clique aqui e assista as primeiras missões.

Publique seu artigo

Deixe uma resposta