Receba nossas notícias em seu e-mail:

Seguro-desemprego: Novidades que você precisa saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
seguro desemprego

Por meio da Resolução CODEFAT 873/2020, foi declarado que durante o estado de emergência pública decorrente do coronavírus, o trabalhador terá a opção de requisitar a habilitação no Programa seguro desemprego mesmo após passado 120 dias desde o sétimo dia da sua demissão. 

Assim, enquanto a situação perdurar, o art. 14 da Resolução CODEFAT 467/2005 não precisa ser cumprido.  

A cessação possibilita o deferimento de recursos e solicitações vindas do interessado, ainda que judicial, que questionem a notificação automática de “fora do prazo de 120 dias”.  

Vale lembrar que a suspensão temporária dos 120 dias só é empregada em requerimentos que tiveram início após a declaração de calamidade pública.  

No caso de trabalhadores domésticos, que o prazo normal seria de 90 dias após a demissão, também serão considerados os requerimentos que foram protocolados em data posterior ao início do estado de emergência, e que por motivo de força maior, não foram solicitados no prazo estipulado.   

O motivo de força maior permite a habilitação de empregados domésticos, e a revisão de um indeferimento inicial por meio de recurso administrativo demandado pelo colaborador.  

5ª parcela do seguro desemprego: quem tem direito? 

O seguro desemprego ajustado pelas Leis Trabalhistas, tem o objetivo de auxiliar os funcionários demitidos sem justa causa. O benefício exerce um papel de salário temporário, podendo ser pagas até 5 parcelas 

A quantidade de parcelas que o profissional vai receber, varia de acordo com o tempo trabalhado.  

Em uma situação que o trabalhador teve a carteira assinada por 3 meses, seu benefício será pago durante três rodadas.  

Aqueles que ocuparam um cargo durante 12 meses, serão contemplados com benefício de 4 parcelas. 

Só tem direito a quinta e última parcela, aqueles profissionais que ficaram no mínimo 2 anos em um cargo.  

É contemplado pelo seguro: 

  • Pescadores artesanais; 
  • Trabalhadores formais;  
  • Empregados domésticos;  
  • Trabalhadores resgatados. 

Participe do Workshop eSocial 100% online e 100% gratuito, para não cometer erros e nem perder os prazos de envio do eSocial. 

O evento vai acontecer entre os dias 14 e 21 de setembro contando com uma sessão de quatro aulas.

 As aulas serão ministradas por um Especialista em eSocialo Professor Luciano Pimentel, e vão ser liberadas sempre às 9h, ficando disponíveis durante toda a semana do Workshop.  

Você vai aprender tudo sobre o novo eSocial, como se preparar para fase de SST, tabela de rubricas e folha do grupo 3 e ainda vai receber dicas sobre como dar o próximo passo na carreira. Além de todo o conhecimento, o Workshop eSocial ainda garante um CERTIFICADO de participação gratuito. 

Já deu para perceber que essa é uma oportunidade única que você não pode deixar passar, então clique aqui e inscreva-se no Workshop que vai mudar sua vida profissional.   

Deixe um comentário