ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Este assunto vai despertar em você a possibilidade de transformar sua carreira profissional. Afinal, ninguém nasce sabendo e todos, um dia, precisaram iniciar e aprender uma profissão na prática!

Você acha difícil começar do absoluto zero no Departamento Pessoal? Você pensa que é difícil sair da área de RH e Contábil e migrar para o DP? Saiba que no início é, de fato, um turbilhão de informações que chega a assustar!

departamento pessoal

nithflix nith

Mas, depois, com o passar do tempo, o profissional do DP vai absorvendo todo esse aprendizado e construindo o seu perfil profissional. E isto depende de cada indivíduo, da vontade que cada um tem de aprender e seguir adiante nesta profissão.

Continue lendo esse artigo e veja como é possível migrar de outra profissão para começar do zero no Departamento Pessoal. Vamos juntos entender um pouco mais sobre este assunto?

nithflix

RH e Contábil: É preciso ter paciência e dedicação para iniciar no DP

A experiência dos professores da Nith Treinamentos, que atuaram na área de Departamento Pessoal, comprova que o início nessa profissão é mesmo tumultuado, repleto de informações e muitas inseguranças.

Tanto é que se tornou comum conviver com todas essas sensações ao longo do primeiro ano de atuação no DP. Somente após esse tempo é que os questionamentos começam a ser feitos e surgem os ‘porquês’.

Começam as perguntas sobre quais as razões que fizeram com que tal medida fosse tomada, o porquê daquele cálculo ter sido feito daquela maneira, como se dará tal procedimento, entre outras questões…

departamento pessoal

São tantas informações somadas ao longo do tempo e tantas outras que chegam ao decorrer dos dias que, às vezes, os profissionais do DP tendem a pensar em desistir da profissão.

Principalmente, porque ficam com a sensação de que mais nada sabem sobre determinado assunto tamanha são as mudanças das legislações e dos protocolos de atendimento nas empresas.

Mas não é bem assim, não é mesmo? Tudo o que se aprende é válido! Nenhum conhecimento é em vão! Por isso, saiba que é possível, sim, sair do setor RH e Contábil para começar do zero na área de Departamento Pessoal.

Transição: procure saber antes como funciona a rotina de trabalho do DP

Para o profissional de RH e Contábil que quer migrar para o DP é interessante que antes de entrar de fato neste novo setor, ele entenda um pouco sobre como funciona o Departamento Pessoal.

Procure saber um pouco sobre as rotinas, as obrigações, quais são as principais atividades que o DP executa, quais são os principais cálculos a serem feitos, etc…

Isto tudo precisa estar alinhado com o perfil proativo do funcionário. O Departamento Pessoal é um setor que vem absorvendo muita mão de obra e ela precisa ser o mais qualificada possível.

E se você vai começar do zero migrando do RH e Contábil para o DP entenda que este setor carece bastante de profissionais especializados e você pode estudar, aprender na prática e, aos poucos, ir se especializando na área de Departamento Pessoal.

Tenha claro em sua mente que o DP não é um setor onde apenas se faz a folha de pagamento no fim de cada mês. Não! O DP centraliza vários procedimentos e, em algumas empresas, existem até profissionais destinados para cumprirem apenas determinadas funções.

departamento pessoal

Por exemplo, há profissionais no Departamento Pessoal que somente fazem admissão enquanto outro faz apenas rescisão. Isso vai depender do porte da empresa.

 Quando ela é muito grande se faz necessário, de fato, que um colaborador seja destinado apenas para cumprir determinada tarefa no DP. E dependendo também do setor da empresa onde você atua será necessário, sim, se especializar mais e melhor em determinada área do que em outra.

Esteja atento às mudanças nas leis trabalhistas e acumule conhecimentos técnicos e práticos 

O conhecimento não pode ser centralizado. É preciso compartilhá-lo ensinando sempre quem ainda não sabe. Baseado nisto, busque estar próximo às pessoas que queiram ensinar o que sabem sobre as rotinas de trabalho no DP.

Nos últimos anos e, principalmente, agora, nos últimos meses, a legislação trabalhista sofreu muitas mudanças e os profissionais do Departamento Pessoal estão tendo que aprender novamente e reciclar seus conhecimentos.

Ou seja, ninguém sabe tudo por muito tempo! Há sempre a necessidade de atualização dos estudos e de troca de informações.

É, exatamente, neste momento que os profissionais de RH e Contábil que querem migrar para o DP devem aproveitar para também aprenderem mais sobre a rotina deste setor.

Por exemplo, a chegada do eSocial, em 2017, colocou no mesmo nível os profissionais mais experientes e aqueles que estão começando agora, porque é o eSocial era desconhecido por todos.

Quem atua no Departamento Pessoal há muitos anos e quem chegou há pouco tempo neste setor tiveram que, juntos, aprender sobre o eSocial e partiram no mesmo nível zero de conhecimento.

Da mesma forma, acontece, neste exato momento, com a publicação da Medida Provisória 927/20 que traz as medidas trabalhistas emergenciais.

Nenhum profissional de DP sabia de imediato sobre os efeitos dessa MP e todos tiveram que ‘correr’ juntos para entendê-la e, principalmente, aplicá-la na prática.

Enfim, para se tornar um profissional de Departamento Pessoal, quem quer migrar do RH e Contábil precisa sentar, estudar, aprender e, dessa forma, ir construindo seu conhecimento.

Lembre-se que nem sempre é necessário ter um Ensino Superior completo para dominar essa área do Departamento Pessoal nas empresas. O que é preciso e faz toda a diferença é deter o conhecimento técnico e prático sobre as operações do DP.

Gostou deste artigo? Você está se sentindo mais animado para trocar o RH e Contábil pelo Departamento Pessoal?

Saiba que nos últimos três anos os profissionais que atuam no DP estão sendo mais valorizados pelas empresas que reconhecem neles a importância do bom funcionamento da empresa no que tange às leis trabalhistas.

Comece do absoluto zero e aos poucos vá se tornando referência na sua nova profissão!

Se você já quer entender um pouco mais sobre como funciona a rotina de trabalho do Departamento Pessoal acesse o site da Nith Treinamentos e conheça todos os nossos cursos online para torná-lo um eficaz profissional 

E para te ajudar ainda mais, nesse momento de transição de carreira, assista a LIVE que nós, da Nith Treinamentos, disponibilizamos no nosso canal do YouTube. Basta acessar aqui!  

INSCRIÇÕES ABERTAS para a primeira turma do Curso Online DP e eSocial DO ZERO!

Conquiste o sucesso que você sempre sonhou no departamento pessoal mesmo que você não tenha experiência!

Você vai aprender na prática as principais rotinas do departamento pessoal para se tornar um profissional de destaque.

Curso coordenado pela Professora Zenaide Carvalho e ministrado pelos professores Débora Ignácio e Luciano Pimentel.

Inscreva-se hoje no curso e garanta bônus exclusivos. As vagas são limitadíssimas!!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu