Receba nossas notícias em seu e-mail:

Resumo semanal do Blog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
resumo semanal no blog

Olá, leitores!  

Como foi a semana de vocês?

Quem já está fazendo a DCTFWeb e EFD-REINF? Conseguiram fechar sem erros?

Vamos conferir o resumo semanal das publicações do blog?  

Dia 13/05 

Maternidade garante direitos específicos às trabalhadoras

Manter o equilíbrio entre a maternidade e a carreira profissional é um desafio para milhões de brasileiras. A legislação reconhece esse esforço e prevê uma série de direitos. Clique aqui para saber quais são.

Bolsonaro quer tabela do Imposto de Renda corrigida pela inflação em 2020

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no dia 12/05 que o governo vai corrigir a tabela do imposto de renda do ano que vem pela inflação. Clique aqui para saber mais detalhes.

Governo quer reduzir em 90% as normas de segurança e saúde do trabalho vigentes no país

O governo federal vai rever todas as Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho do país com o objetivo de simplificar as regras e melhorar a produtividade. Clique aqui e entenda o que irá acontecer.

O que mudou na entrega da DCTFWeb?

A Receita Federal publicou uma nota orientativa em abril para esclarecer as dúvidas sobre a  IN Nº 1.884, que alterou algumas regras para a entrega da DCTFWeb. Professor Paulo Gomes explicou essas alterações em um vídeo. Clique aqui para saber mais.

Dia 14/05 

MEI: Saiba como solicitar salário maternidade

As microempreendedoras individuais (MEI) têm direito a salário maternidade nos casos de gravidez e também de adoção de crianças. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Pescadores: descadastramento voluntário do seguro-defeso

O INSS disponibilizou a liberação de linha direta para o descadastramento dos beneficiários do seguro-defeso. Saiba como funciona clicando aqui.

INSS vai acabar com agendamento para pedir benefícios até junho

Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados a distância até o final de junho. Saiba mais clicando aqui.

Dia 15/05 

Decreto Nº 9.792: inscrição no INSS de motoristas de apps

Conforme anunciado no início de maio, o governo preparou um decreto para que motoristas de aplicativos passem a contribuir para o INSS. Clique aqui para saber todos os detalhes do Decreto Nº 9.792.

Imposto de Renda: Guedes estuda acabar com dedução de gastos com saúde e educação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que estuda acabar com o sistema de dedução de gastos com saúde e educação do Imposto de Renda. Ficou curioso? Clique aqui.

Grupo Móvel completa 24 anos como referência no combate ao trabalho escravo

Presente em todo território nacional, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) está completando 24 anos de atividades. Já são mais de 4,5 mil ações realizadas que resultaram no resgate de 53 mil trabalhadores de situação análoga à de escravo. Clique aqui para saber mais sobre esse grupo.

Estados terão economia de R$ 299 bilhões em dez anos com a Nova Previdência

Secretário-adjunto de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira, afirmou que a economia dos Estados e do Distrito Federal com a Nova Previdência deverá chegar a R$ 299 bilhões em dez anos. Clique aqui para mais detalhes.

eSocial: Limpeza da base de dados do ambiente de produção restrita

Publicado no Portal do eSocial que no dia 20/05/2019, a produção restrita (ambiente de testes) ficará fora do ar para procedimento de limpeza da base de dados. Fique atento! Clique aqui.

Pesquisadores da Fundacentro estudarão mudanças nas Normas Regulamentadoras

A revisão e a modernização das normas regulamentadoras (NRs) estão na lista de prioridades da Fundacentro. Clique aqui para mais informações.

Dia 16/05 

Dicas eSocial: multas e autuações

Uma das principais preocupações dos profissionais que estão envolvidos com o eSocial é quanto as multas e autuações. Você também faz parte desse grupo? Então clique aqui.

Secretário diz que tem dúvidas se fim do Simples traria aumento de receita previdenciária

O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, afirmou que o Simples Nacional trouxe aumento “considerável” de formalidade, razão pela qual tem “muita dúvida” sobre eventual crescimento da receita previdenciária no caso da sua extinção. Será que o Simples Nacional vai acabar? Clique aqui para saber.

Convênio possibilita que cartórios de registro civil ampliem serviços de CPF

Convênio firmado entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-BR) trará mais facilidade aos cidadãos que precisam de algum serviço relativo ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Clique aqui e saiba como funcionará.

Dirf: atenção em caso de eventos especiais no ano-calendário 2019

Publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa Nº 1.892, que dispõe sobre a DIRF e como proceder nas situações especiais corridas em 2019. Saiba o que mudou clicando aqui.

IBGE: 5,2 milhões de pessoas procuram trabalho no país há um ano ou mais

Conseguir um emprego tem sido um desafio para muitos brasileiros. Dados divulgados pelo IBGE mostram que 5,2 milhões de pessoas procuram trabalho há um ano ou mais. Clique aqui para mais informações.

Motoristas de aplicativo devem se inscrever junto à Previdência Social

Os motoristas poderão se inscrever junto à Previdência Social na categoria Contribuinte Individual, podendo optar por Microempreendedor Individual (MEI). Clique aqui para saber como proceder.

NAF oferece orientação para o preenchimento da Declaração Anual do MEI

O projeto de Educação Fiscal, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em parceria com a Receita Federal e instituições de ensino superior estão oferecendo orientação para o preenchimento da Declaração Anual do MEI. Clique aqui para saber como funciona.

Dia 17/05 

Salário-família: entrega de documentos no mês de maio

O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua.  O benefício é renovado anualmente através da entrega de alguns documentos e agora em maio é prazo para uma entrega. Clique aqui e sabia mais.

Nova Instrução Normativa regulamenta o parcelamento de débitos perante a Receita Federal

A Instrução Normativa nº 1.891/2019 regulamenta o parcelamento de débitos nas modalidades ordinária e simplificada perante a Receita Federal. Saiba como funciona clicando aqui.

Motoristas devem utilizar canais de atendimento para inscrição no INSS

Os motoristas devem preferencialmente utilizar os canais de atendimento eletrônico do INSS www.inss.gov.br e efetuar a inscrição na categoria Contribuinte Individual e começar a recolher a contribuição para o INSS. Clique aqui para mais detalhes.

Abraços,

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.      

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br  

Deixe um comentário