Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #55 – MEI: Resolução CGSN Nº 161 altera prazo para o cumprimento de obrigações no eSocial

O MEI terá que cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao FGTS do seu  empregado por meio do eSocial e realizar o recolhimento do DAE até o dia 7 do mês subsequente em que os valores são devidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
mei

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, em reunião virtual, a Resolução CGSN nº 161, trazendo alterações às Resoluções CGSN nº 140/2018 e nº 160/2021. 

Entre as mudanças feitas pela nova Resolução, esteve a alteração no prazo para o cumprimento das obrigações do Microempreendedor Individual (MEI) pelo eSocial.

Antes, a data definida pela Resolução CGSN nº 160 para o MEI cumprir as obrigações pelo eSocial era até o dia 20 do mês subsequente, com vigência a partir de 01/10/2021.

No entanto, agora, o MEI terá que cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao FGTS do seu empregado por meio do eSocial e realizar o recolhimento do DAE até o dia 7 do mês subsequente em que os valores são devidos (com vigência em 01/01/2022).

Nos casos de rescisões de contrato, o cumprimento das obrigações relacionadas com o FGTS deverá ocorrer até o 10º dia subsequente à data da rescisão de contrato.

O eSocial do MEI e o DAE vão conter somente as informações e tributos referentes ao empregado do MEI.

Os tributos referentes ao próprio MEI continuarão sendo pagos por meio de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O DAS continuará sendo gerado no PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI) e ainda será declarado anualmente na DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual).

Para ler a Resolução na íntegra, clique aqui.

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/operacao-gilrat-pode-resultar-em-mais-de-242-milhoes-para-a-previdencia-dos-trabalhadores/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário