Pular para o conteúdo
Receba nossas notícias em seu e-mail:
Search
Close this search box.

Saiba se há obrigação de você ou sua empresa de enviar a EFD-Reinf

A EFD-Reinf deverá ser transmitida ao SPED mensalmente, até o dia 15 do mês subsequente ao mês a que se refere a escrituração.
efd-reinf
Conforme Instrução Normativa RFB nº 2043, de 12 de agosto de 2021, estão obrigados a prestar informações por meio da EFD-Reinf os seguintes sujeitos passivos, ainda que imunes ou isentos: 

Inscreva-se agora no Minicurso Gratuito Nova EFD-Reinf – Série 4.000
  • As empresas que prestam e contratam serviços realizados mediante cessão de mão de obra; 
  • as pessoas jurídicas optantes pelo recolhimento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB); 
  • o produtor rural pessoa jurídica e a agroindústria quando sujeitos à contribuição previdenciária substitutiva sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural; 
  • o adquirente de produto rural; 
  • as associações desportivas que mantenham equipes de futebol profissional e que tenham recebido valores a título de patrocínio, de licenciamento de uso de marcas e símbolos, de publicidade, de propaganda ou de transmissão de espetáculos desportivos; 
  • a empresa ou entidade patrocinadora que tenha destinado recursos à associação desportiva; e 
  • as entidades promotoras de espetáculos desportivos realizados em território nacional, em qualquer modalidade desportiva, dos quais participe ao menos uma associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional. 
     
    A obrigação de apresentar a EFD-Reinf deve ser cumprida: 
     
  • para o 1º grupo, que compreende as entidades integrantes do Grupo 2 – Entidades Empresariais, com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões; 
  • para o 2º grupo, que compreende as entidades integrantes do Grupo 2 – Entidades Empresariais, exceto para: 
    a) as optantes pelo Simples Nacional, desde que a condição de optante conste do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em 1º de julho de 2018; e 
    b) as que fizeram a opção pelo Simples Nacional no momento de sua constituição; 
  • para o 3º grupo – pessoas jurídicas, que compreende as entidades obrigadas à EFD-Reinf não pertencentes ao 1º, 2º e 4º grupos; 
  • para o 3º grupo – pessoas físicas, que compreende os empregadores e contribuintes pessoas físicas, exceto os empregadores domésticos; e 
  • para o 4º grupo, que compreende os Órgãos Públicos integrantes do Grupo 1 – Administração Pública e as entidades integrantes do Grupo 5 – Organizações Internacionais. 
     
    Dispensa de apresentação 
     
    Essa mesma Instrução Normativa trouxe, também, a dispensa de apresentação. 
     
    Na ausência de fatos a serem informados no período de apuração, os sujeitos passivos, considerados sem movimento, ficam dispensados de apresentar a EFD-Reinf relativa ao respectivo período. 
     
     
    A EFD-Reinf deverá ser transmitida ao SPED mensalmente, até o dia 15 do mês subsequente ao mês a que se refere a escrituração. 
     
    As entidades promotoras de espetáculos desportivos deverão transmitir EFD-Reinf com as informações relacionadas ao evento no prazo de até dois dias úteis após a sua realização. 
     
    Se o último dia do prazo previsto não for dia útil, a transmissão da EFD-Reinf deverá ser antecipada para o dia útil imediatamente anterior. 
     
    O sujeito passivo que deixar de apresentar a EFD-Reinf no prazo fixado ou que a apresentar com informações incorretas ou omissões será intimado a apresentar a escrituração original.  
     
    No caso de não apresentação ou de não prestação de esclarecimentos, no prazo estipulado pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, o sujeito ficará exposto a multas. 
     
    Fique atento, pois abordaremos, no nosso próximo artigo, as principais multas da EFD-Reinf. Saiba quais são e como evitá-las. 

Outro artigo de interesse: https://nith.com.br/principais-eventos-efd-reinf/
Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Nith
Olá, como podemos te ajudar?
x