Receba nossas notícias em seu e-mail:

Quais os direitos de profissionais com jornada de trabalho excessiva?

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Advogado Marcelo Mascaro explica se o trabalhador com jornada muito longa de trabalho pode processar a empresa.

A imposição de um limite de jornada de trabalho pela legislação busca cumprir diversos objetivos. Jornadas excessivas prejudicam a saúde do trabalhador, podendo causar doenças físicas e psicológicas. Existe, além disso, um índice mais elevado de ocorrência de acidentes do trabalho entre trabalhadores com maior grau de cansaço.

O limite para a jornada também pretende, ainda, permitir que o indivíduo desenvolva outras atividades essenciais para sua realização como ser-humano, tais como interações familiares e sociais e as atividades de lazer, culturais, educacionais, entre outras.

No Brasil, esse limite ocorre mediante uma jornada de 8 horas diárias e 44 semanais, sendo possível o trabalhador ultrapassar a jornada diária se houver regime de compensação ou se lhe forem pagas as horas extras, que, como regra geral, não podem ser superiores a 2 horas por dia.

Se esses limites, de forma contínua, não forem respeitados pela empresa, além do recebimento de todas as horas extras, o trabalhador poderá requerer judicialmente que o contrato de trabalho seja finalizado — com o recebimento de todas as verbas rescisórias que teria direito na hipótese de ser dispensado sem justa causa.

Em certos casos, é possível receber uma indenização por dano extrapatrimonial (moral). Para isso, porém, o trabalhador deve demonstrar que sua jornada ultrapassava de forma excessiva e rotineira o limite legal e que isso lhe causou prejuízos concretos em sua vida fora da empresa.

Por exemplo: indenizações foram concedidas a trabalhadores que demonstraram que o excesso de trabalho foi motivo de divórcio ou que a jornada excessiva prejudicou seus estudos.

Fonte: Exame

Até quando você vai viver com medo de ser descartado?

Descubra exatamente o que você precisa saber e fazer para se tornar um Profissional Insubstituível na Área Contábil.

A evolução do Profissional Contábil é visível no mercado. Hoje, aqueles que desejam ter carreiras consolidadas, de sucesso e estarem seguros com as melhores vagas do mercado, precisam se adequar.

Você gostaria de ser um Analista Contábil completo e 100% preparado para o mercado?

O segredo para você alcançar um nível de segurança dentro da sua área de atuação é o amplo conhecimento e as habilidades que você domina.

Se você for um profissional preparado, não precisará se preocupar em ser descartado. A verdade dói, mas é isso que está acontecendo com aqueles que não se atualizam e não buscam “algo a mais”.

E o algo a mais que você precisa para se tornar um Profissional Contábil Completo, com o Novo Perfil que o mercado precisa, está aqui…

O segredo para você se destacar no Mercado Contábil e se tornar um Profissional de Alta Performance está aqui!

Clique aqui e garanta sua vaga na Formação de Analista Contábil, essa formação é para profissionais inquietos, aqueles que realmente têm o desejo de crescer na carreira contábil e se diferenciar em um mercado competitivo.

Deixe um comentário