ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

A produtividade no trabalho está sempre aliada à procrastinação, falta de organização, ausência de foco, concentração e metas, além do acúmulo de tarefas.

Neste artigo trazemos 10 dicas para te ajudar a mudar esse cenário e aproveitar melhor seu tempo sem perder a qualidade no trabalho. Anote aí, então…

  1. Defina tarefas mais complexas em primeiro lugar

Sabe aquela sensação de ter um monte de tarefas para cumprir e tudo parecer urgente?

Pois é. Tenha muita calma e não se perca nessa pilha de coisas para fazer. Priorize as tarefas que forem mais difíceis de serem feitas. Aquele trabalho que vai exigir mais tempo e dedicação e que possui muitos detalhes para serem observados.

É exatamente este que você irá fazer primeiro, justamente porque ele tem uma alta complexidade e não será bem executado num curto espaço de tempo ou de forma rápida.

nithflix nith

Priorizando as tarefas mais complexas você garante sua produtividade no trabalho por ter destinado mais tempo para cumprir atividades que realmente precisam ser feitas com mais atenção.

2. Encontre seu melhor período de produtividade

Não tem como focar na produção de seu trabalho se você está sofrendo com falta de concentração ou de atenção.

nithflix

Noites mal dormidas são sempre uma das principais razões para a baixa produtividade no trabalho. Perceba seu comportamento e conheça seu corpo. Preste atenção em qual período do dia – ou até da noite – você é mais produtivo.

Algumas pessoas conseguem ter uma alta capacidade de concentração logo nas primeiras horas da manhã tornando-se mais lentas no raciocínio conforme o dia vai terminando.

Já outras pessoas percebem o processo inverso.

No período da manhã ainda não conseguem dedicar foco e atenção ao trabalho, o que vai melhorando ao longo do dia podendo chegar ao ápice da produtividade no trabalho no período da noite.

3. Defina prioridades

Depois que você já realizou as tarefas mais complexas do seu trabalho é hora de definir, a partir daí, quais são as outras prioridades.

Saiba diferenciar o que é importante, o que é urgente e o que é essencial de ser feito. Estabelecendo essas diferenças e pontuando quais são as prioridades torna-se bem mais eficaz sua produtividade no trabalho.

Urgentes são todas aquelas tarefas que você precisa realizar para não comprometer ou prejudicar o fluxo dos processos na empresa. Caso contrário, não a defina como prioridade.

Já as tarefas importantes, geralmente, não são urgentes. As tarefas importantes, como revisar uma planilha de custos para uma reunião que ainda não está marcada é uma tarefa importante, mas que pode esperar.  

E saber o que é essencial para a sua produtividade no trabalho é outro ponto chave. Lembre-se que ficar ‘enrolando’ com situações que só empatam seu tempo vai colocar toda sua produção por água abaixo.

Para definir o que é essencial basta você se auto avaliar e identificar o que é essencial na sua maneira de trabalhar. Por vezes, o essencial é trabalhar em equipe. Em outras vezes, é atuar sozinho na execução de uma tarefa.

Outro ponto importante na hora de definir prioridades é saber delegar tarefas à sua equipe ou aos seus companheiros. Confie no potencial e na capacidade deles. Não insista em querer cumprir todas as tarefas sozinho.

4. Não procrastine as atividades

Você é da turma do “deixa para depois”? Saiba que isto é um vício que precisa ser combatido!

O tempo não pára e ele precisa ser seu aliado, seu amigo, e não um vilão na sua vida. Principalmente, no seu trabalho.

Então, pare de deixar para depois o que precisa ser feito agora e priorize as tarefas mais complexas, como já pontuamos no início desse artigo.

Procrastinar só vai gerar em você o sentimento de frustração por não ter conseguido cumprir as tarefas do dia a dia e ainda ter acumulado outros afazeres para o outro dia.

Não comece sua rotina de trabalho lendo mensagens na sua caixa de e-mail ou verificando redes sociais.

Isto irá fazer com que você dê início a procrastinação de tarefas importantes e tenha baixa produtividade no seu trabalho.

5. Durma bem

Cada pessoa tem seu relógio biológico e precisa respeitá-lo para conseguir ter foco, atenção e concentração no outro dia.

O ideal é que uma boa noite de sono tenha, em média, oito horas dormidas. Bem dormidas. Mas há quem consiga sentir-se com disposição dormindo um período de tempo menor.

De qualquer forma, proporcionar um ambiente tranquilo para dormir, sem a inconveniência de computadores ou celulares por perto, certamente, já vai contribuir para uma boa noite de sono.

6. Mantenha-se organizado

Essa dica é fundamental. Não há como ter produtividade no trabalho se não houver organização.

Trabalhar em meio a muitos papéis e documentos, literalmente, espalhados pela mesa ou jogados nas gavetas irá tornar seu dia a dia um caos.

Organize a papelada em pastas identificadas e guarde-as sempre no mesmo lugar a fim de que você saiba onde estará o que você precisar.  

O mesmo precisa acontecer no seu computador. Tenha pastas para cada documento e para cada atividade a ser realizada. Separe tudo de modo que se torne fácil e rápida a localização.

7. Aprenda com as melhores referências no mercado

Há muitas informações relevantes e altamente qualificadas sobre este assunto que podem ser pesquisadas aqui mesmo, na internet.

Para saber mais sobre como aumentar sua produtividade no trabalho aliando atualização e qualificação profissional, fique sempre conectado aqui com o Blog da Nith que sempre estamos trazendo dicas de produtividade e desenvolvimento pessoal.

Siga pessoas que você se inspira e mantenha-se sempre atualizado.

8. Saiba dizer ‘Não’

Não consegue dizer ‘não’ aos outros? Este é outro ponto crucial que empata a produtividade no trabalho de qualquer pessoa. Saber dizer não é fundamental para que você consiga cumprir suas tarefas de modo eficaz.

Toda vez que você diz somente ‘sim’, o acúmulo de tarefas vai aumentando e a tendência é que você não consiga dar conta de tantos afazeres, sendo o que o seu tempo continua sendo o mesmo.

9. Estabeleça uma meta

Ter metas sempre ajuda a aumentar a produtividade no trabalho a fim de alcançá-las. Portanto, estabeleça metas que sejam possíveis de serem alcançadas com o seu esforço e dedicação.

Estabelecida a meta caberá a você seguir todos os outros passos já citados nesse artigo para alcançá-la e, consequentemente, aumentar a sua produção no trabalho tornando-se mais eficiente.

10. Melhore sua postura

Chega de andar pela empresa com os ombros caídos, cabeça baixa e semblante desanimado ou cansado. Essa maneira de se posicionar só vai contribuir para que você deixe para depois tudo o que pode ser feito agora, lembra?

Portanto, respire fundo, erga a cabeça, alinhe a coluna e comece a trabalhar em prol da sua produtividade no trabalho. Qual é a tarefa mais complexa que você tem para fazer hoje? Vamos começar por ela agora?

As dicas entregues nesse artigo somente trarão resultados reais se forem colocadas em prática.

Caso contrário, não passarão de teorias. Para aumentar a produtividade no trabalho e ter sucesso na carreira dependerá de sua própria vontade e dedicação.

Então, arregace as mangas e bom trabalho!

Achou esse artigo útil? Compartilhe com seus amigos que também têm o vício de procrastinar as tarefas de casa ou do trabalho. E continue acompanhando nosso blog que traremos mais dicas como estas.

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Estagiária na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu