ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

O home office ganhou força nas últimas semanas diante do enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que parou o Brasil e vários países. Embora, trabalhar em casa já seja uma tendência do mercado de trabalho, muitas empresas estão tendo que aderir, agora, a esse modelo.

home office

Diante disso, muitos profissionais do Departamento Pessoal estão sem saber como criar uma rotina de trabalho e com receio de comprometer a produtividade ao se verem tendo que trabalhar no conforto de suas casas.

nithflix nith

Pensando nisso, preparamos algumas orientações básicas, porém fundamentais, para ajudar você a ter um bom rendimento de trabalho enquanto tiver de atuar no modelo home office. Vamos conferir juntos?

Home Office: como efetivar esse modelo na sua empresa?

nithflix

Antes de mais nada, é importante que a direção da empresa analise se há estrutura suficiente para que os colaboradores possam atuar de maneira eficiente estando à distância.

A princípio, é fundamental que haja uma boa infraestrutura de TI que permita à equipe que está alocada home office executar as tarefas de maneira ágil, sem quedas de rede, por exemplo.

Mas, caso isso aconteça, ou outros impasses também surja é necessário que uma equipe de suporte entre em ação para resolver o problema e identificar o que deu errado.

Tenha como meta que quanto melhor for a estrutura de TI da empresa, melhor serão os resultados do home office e mais garantias de segurança da informação haverá também.

E como será a nova rotina de trabalho atuando home office?

Com a empresa garantindo a infraestrutura de TI, a responsabilidade da produtividade e eficiência do trabalho passa a ser do funcionário que estará trabalhando em casa.

Sabemos que você está acostumado durante todos esses anos a se arrumar para sair de casa rumo ao trabalho. E, agora, poderá até aproveitar uns minutinhos a mais na cama, já que não terá mais aquele trajeto para fazer.  

Mas é importante que você continue seguindo os mesmos horários para acordar, fazer sua alimentação matinal, se arrumar e começar, então, seu trabalho. Evite sair dessa rotina! E, se pretender mudá-la, que seja aos poucos.

Combine regras com vocês mesmo e com quem convive contigo. É imprescindível que todos saibam que você está trabalhando e que aquele é o seu ambiente de trabalho. Evite interrupções por causa de assuntos que tratem de afazeres domésticos.

Cuide do seu novo ambiente de trabalho. Por mais que você esteja em casa, prepare um cantinho para ser o seu home office. Deixe nele seu material de trabalho, equipamentos, celular e deixe esse local o mais confortável e agradável para você.

Rotina: home office é trabalho! Não é férias! Evite distrações

home office

Uma das maiores armadilhas desse modelo de trabalho está na falta de foco. Afinal, estar em casa é uma das condições mais fáceis para se distrair, levantar a toda hora, ‘assaltar’ a geladeira, dar uma espiadinha naquela série de filmes e até para cochilar…

Cuidado! Você não está descansando, curtindo um feriado ou de férias! Não! Você está trabalhando e precisa mostrar resultados para sua empresa, produtividade e sentir-se, realmente, útil.

Portanto, siga seu horário de trabalho da mesma forma como fazia antes no escritório ou na empresa. Tenha hora determinada para dar início às suas atividades e faça uma lista com as prioridades do dia.

Estipule metas diárias para cumprir e mantenha também as pausas para o cafezinho assim como você fazia na empresa. Essa pausa também é válida. Até porque, concentrar-se cansa e uma pausa como esta é saudável para a mente.

Se você perceber que está tendo de trabalhar mais para produzir a mesma quantidade de atividades e tarefas que fazia na empresa, pare e repense seus hábitos. Identifique o que está roubando seu tempo e refaça toda sua rotina diária.

Não caia na tentação de receber visitas em casa, durante seu período de trabalho, ou de sair de casa para fazer compras. Pense: você poderia fazer isto se estivesse trabalhando dentro da empresa ou do escritório?

Muito, provavelmente, não! Então, também não pode agir desta forma enquanto estiver atuando home office. Deixe para depois do expediente.

Home office: como agir perante à empresa, durante meu expediente de trabalho?

home office

Peça aos seus superiores que tracem metas para que você possa atuar de maneira remota, em casa, mas sabendo quais são os objetivos da empresa e o que ela espera que você cumpra diariamente.

Deixe claro para a empresa que você está ciente de que será avaliado constantemente a fim de que seus superiores saibam se o trabalho home office que está sendo desempenhado está, de fato, dando resultados positivos.

Marque horários e dias fixos para que vocês façam reuniões por teleconferências ou mesmo ligações telefônicas a fim de alinharem condutas e metodologias de trabalho, além de identificarem novas demandas e corrigir erros.

Saiba que trabalhar home office não dispensa o colaborador de participar da rotina cotidiana da empresa. Por isso, é importante estar sempre atento para saber o que está acontecendo na empresa, quais foram os assuntos debatidos nas reuniões e mantenha sempre contato, mesmo que seja online.

Por fim, vamos reforçar e deixar claro que o home office é vantajoso e uma das principais tendências do mercado de trabalho.

Além de oferecer qualidade de vida, esse modelo de atuação também permite ficar horas livre do trânsito e dedicar esse tempo às suas atividades do dia e cumprimentos de metas.

Trabalhar em casa também traz vantagens às empresas

Com o home office as empresas podem economizar desde o transporte de colaboradores, eliminar gastos com refeições e ainda economizar ainda mais com os custos operacionais,  como água, luz, telefone…

A tecnologia e todos seus avanços aliada às várias ferramentas de comunicação tornam o home office um dos modelos de trabalho mais eficazes dos últimos tempos.

Mas é preciso deixar claro que isto implica em ter uma metodologia de trabalho correta e eficaz e o apoio da empresa que irá oferecer uma boa infraestrutura de TI.

Gostou das nossas dicas para incentivar e organizar seu trabalho home office? Então, continue acompanhando o nosso blog e fique bem informado sobre este e outros assuntos.

Aproveite e conheça a Nith Treinamentos e todos os cursos online profissionalizantes que ela oferece para você aprender e sair na frente da concorrência no mercado de trabalho.

Quer ser um  Profissional de DP reconhecido?  Domine o novo eSocial e saia na frente!

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no  Workshop DP e eSocial do zero, que acontece no dia 2 de abril.

Um evento 100% online e gratuito, ministrado pela Professora Zenaide Carvalho, especialista em eSocial e os Professores Luciano Pimentel e Débora Ignácio.

Você vai aprender literalmente DO ZERO todas as rotinas do Departamento Pessoal, além de entender as mudanças e simplificações do novo eSocial.

Aproveite que é gratuito e inscreva-se!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta

Fechar Menu