ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

A procrastinação no trabalho atrapalha seus resultados? Ela faz com que você adie decisões e a conclusão de tarefas que vão fazer a diferença no seu trabalho?

De fato, a procrastinação é a principal causadora da quebra de foco, ausência de objetivos e comprometimento de resultados. O ‘deixar para depois’ faz com que o trabalho, muitas vezes, se torne um fardo que não tem fim…

Mas calma! Vamos te ajudar a entender melhor o que é a procrastinação para que você busque evitá-la e aumentar, assim, o seu rendimento no trabalho alcançando mais e melhores resultados.

Preparamos sete dicas sobre como evitar a procrastinação no trabalho e vamos compartilhar todas elas com você, nesse artigo, a partir de agora. Vamos lá?

O que significa procrastinação no trabalho?

nithflix nith

Primeiro, vamos entender o que significa procrastinação no trabalho. Toda vez que você precisa otimizar seu tempo e aproveitá-lo ao máximo todo seu foco precisa estar nisso. Não pode haver espaço para ‘o depois’.

Ser contra produtivo é o principal sintoma de quem procrastina suas tarefas, seus deveres e até suas decisões. Sempre que você deixa para depois a realização de uma tarefa está procrastinando.

nithflix

Raras exceções conseguem driblar essa mania de ‘deixar para depois’. Portanto, muitas pessoas procrastinam em algum momento, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Muitas pessoas confundem procrastinação com preguiça, falta de ânimo e até com má vontade de concluir um trabalho. Mas não é bem assim! Procrastinar não tem relação direta com esses sentimentos.

procrastinação no trabalho 1

Na verdade, a procrastinação no trabalho é um mau hábito que está intrínseco no ser humano e que vem à tona, principalmente, por conta do excesso de informações que queremos acompanhar e todas as distrações que cercam nosso dia a dia.

O problema é quando essa procrastinação compromete os resultados da empresa, o desempenho profissional de uma equipe e até o cumprimento de prazos. Os prejuízos que ela traz são sentidos, inclusive, emocionalmente!

Mas, afinal, como evitar a procrastinação no trabalho e tornar-se mais produtivo otimizando o tempo e aproveitando melhor as oportunidades ao longo do dia?

Como evitar a procrastinação no trabalho?

É preciso ter foco! Parece óbvio, mas ter foco nas tarefas e deveres a serem cumpridos é a principal dificuldade da maioria das pessoas que se deixa dominar pela procrastinação.

Criar uma rotina é uma das maneiras sobre como evitar a procrastinação no trabalho. Aliás, evitar essa procrastinação é um dos maiores desafios do ser humano.

Por isso, ter uma rotina estabelecida e buscar seguir à risca pode reduzir as chances de procrastinar as tarefas, deveres e decisões. Pense que é muito mais fácil, prazeroso e assertivo cumprir as tarefas com antecedência.

Porque ao deixá-las para depois ou para serem feitas próximas ao fim do prazo irá gerar em você mais stress, ansiedade e a sensação de culpa e desmotivação. A procrastinação no trabalho pode ser evitada, sim!

Basta estar ciente das várias vantagens que se tem ao cumprir as tarefas com antecedência do prazo, aproveitando melhor o tempo e otimizando as reuniões, as decisões e até as tarefas mais complexas de serem feitas.

Dicas para combater a procrastinação no trabalho

Mas e quando essa procrastinação já se instalou de vez? Quais as dicas para combater a procrastinação no trabalho? Essa pergunta é feita por milhares de pessoas que estão cientes de que precisam otimizar o tempo e alcançar melhores resultados.

Portanto, preste atenção nessas 7 dicas para combater a procrastinação no trabalho e acabe de vez com esse mal dentro no ambiente corporativo ou na sua carreira como autônomo. Quer saber como? Vamos lá, então…

  1.     Tome a iniciativa de combater a procrastinação

Dê um primeiro passo, mesmo que seja pequeno. Estabeleça pequenos objetivos, por exemplo, no período da manhã e foque para cumpri-los. Uma dica estudar e atualizar seus conhecimentos.

 Que tal aprender mais como está o mercado de trabalho para o profissional contábil? Depois faça o mesmo no período da tarde estabelecendo outros pequenos objetivos até o fim do dia. Isso já causará a sensação de superação de desafios.

  1.     Gerencie seu tempo, suas ações e emoções

Preste atenção ao tempo útil que você tem, tirando as horas nas quais você irá dormir ou cumprir outros compromissos pessoais.

Feito isso, gerencie suas emoções e não deixe que a apatia, mau humor ou chateação façam com que você evite cumprir determinada tarefa. Isso dará o start na procrastinação tornando a tarefa mais árdua depois!

  1.     Reconheça que você está procrastinando

Não se engane! Admita que você é procrastinador e que usa essa situação para esquivar de tarefas e deveres que não te dão prazer em exercer.

 Quando você reconhece que a procrastinação no trabalho atrapalha sua rotina é mais fácil dar o primeiro passo para combatê-la.

  1.     Mantenha seu ambiente de trabalho organizado

Organização é tudo! Para combater a procrastinação é importante priorizar tarefas e saber por onde começar a cumprir cada uma. Mas num ambiente bagunçado essa visualização torna-se muito difícil!

Portanto, é necessário que sua mesa de trabalho, sua agenda e seus arquivos no computador estejam organizados e fáceis de serem encontrados no seu dia a dia.

Assim, fica mais rápido identificar prioridades e saber o quanto de tempo cada tarefa exige para ser concluída. Organize-se e otimize seu tempo evitando a procrastinação no trabalho! 

  1.     Faça planos, mas preveja também os imprevistos

Planejar como será sua semana é uma dica muito boa para criar sua rotina e torná-la um hábito. Mas é prudente que ao planejar como serão executadas suas tarefas você tenha em mente que imprevistos acontecem.

 Por causa disso, sempre coloque no seu planejamento um tempinho a mais por conta de uma chuva inesperada no trânsito, um atendimento ao cliente que demore mais do que o habitual e tantos outros imprevistos…

  1.     Crie sua própria rotina de trabalho

Não espere pelo seu chefe, supervisor ou gerente. Crie você mesmo sua rotina de trabalho de forma que não atrapalhe ou comprometa os serviços dos colegas.

 E se você é autônomo criar sua própria rotina é primordial para o bom desempenho de seu trabalho, cumprimento de prazos, alcance de metas e resultados e otimização do tempo.

Assuma compromissos que tornem sua rotina ainda mais relevante. Busque conhecimentos para ser um profissional que tenha destaque no mercado de trabalho e faça a diferença para a empresa onde atua.

procrastinação no trabalho 2

  1.     Valorize seu tempo e os bons resultados da empresa

Tempo é dinheiro! E o seu tempo vale ouro! Cada minuto tem sua importância, principalmente no ambiente corporativo ou no dia a dia do autônomo e profissional liberal.

Ao desperdiçar seu tempo com pequenas distrações, conversas desnecessárias ou emoções sem fundamento você compromete toda sua rotina de trabalho.

Com isso, você também afeta diretamente o resultado da empresa e depois o único sentimento que ficará é o arrependimento por não ter feito suas tarefas da maneira como deveria. Livre-se disto combatendo a procrastinação no trabalho!

E se você gostou deste artigo continue nos acompanhando aqui, no Blog da Nith, para conferir várias dicas sobre o mercado empregador e como evitar e combater a procrastinação no trabalho.

Aproveite para conhecer o site da nossa escola online Nith Treinamentos e seja nosso aluno! Junte-se a nós e torne-se um profissional de sucesso e muito bem sucedido! 

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Estagiária na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu