Pagou GPS ao invés do DARF emitido pela DCTFWeb?

Este post é para responder a pergunta que a Karina Torres Machado, nossa seguidora do canal do YouTube,  nos enviou 

Se recolhi GPS ao invés do DARF emitido pela DCTFWeb, como faço para compensar esse valor e deixar correto?

Desde agosto de 2018 as empresas que já estão obrigadas ao eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb estão fazendo o recolhimento da contribuição previdenciária através do DARF emitido pela DCTFWeb. 

Professor SA

Porém, muitas pessoas por equívoco fizeram o recolhimento através da GPS e agora como corrigir essa situação? 

Professor SA
Para corrigir você tem duas alternativas: 
  • Fazer o pedido de restituição ou apresentar uma declaração de compensação, via PER/DCOMP WEB que está disponível nPortal e-Cac; ou 
  • Solicitar a conversão da GPS em DARF. 

Na PER/DCOMP WEB tanto no pedido de compensação como no de restituição a empresa deve informar o crédito que é o valor da contribuição previdenciária indevida, incluindo os dados referente à GPS paga e o valor do crédito, que neste caso é o valor total da guia GPS. 

A empresa pode utilizar esse crédito através dPER/DCOMP WEB para fazer uma declaração de compensação, informando os débitos declarados na DCTFWeb através da importação desses débitos. 

É importante ressaltar que serão calculados juros e multa devido a esses débitos. 

A segunda opção é solicitar diretamente numa agência da Receita Federal a conversão da GPS em DARF, via SIAFI, com código 5041. 

EssDARF poderá ser ajustado pelo contribuinte através dos sistemas SISTAD para a adequação dos débitos que foram gerados na DCTFWeb. 

Essas informações fazem parte de um vídeo do nosso canal do YouTube, onde todo dia tem vídeo novo, com conteúdo de qualidade e GRATUITO para você!  

Confira abaixo o vídeo da Professora Iris Caroline: 

[video_player type=”embed” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9jQlBXNzdDYUZENCIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyO8KgYXV0b3BsYXk7wqBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWE7wqBneXJvc2NvcGU7wqBwaWN0dXJlLWluLXBpY3R1cmUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIj48L2lmcmFtZT7CoA==[/video_player]

A Professora Iris Caroline é Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Já atuou como Encarregada de Departamento Pessoal em escritórios contábeis e presta serviços como autônoma. É Colaboradora e Professora Parceira da Nith Treinamentos nos cursos Como Ganhar uma Renda Extra Fazendo eSocial dos Empregados DomésticosFormação de Analista de Departamento Pessoal.

Abraços!   

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo – Nith Treinamentos.          

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br 

Com dificuldades para declarar a DCTFWeb?

Muitos profissionais de DP já estão enviando informações para a DCTFWeb, outros ainda estão no grupo de empresas que não estão obrigados.

Todos esses profissionais precisam estar qualificados para enviar corretamente essa declaração, pois um erro impossibilitará a emissão da guia de DARF Previdenciário e a empresa não conseguirá recolher no prazo os tributos devidos.

Não corra riscos de receber autuações da Receita Federal, clique aqui e garanta sua vaga no curso Como Fazer a DCTFWEB.

Professor Paulo Gomes é Advogado, Palestrante, Instrutor de eSocial e Consultor Tributário com mais de 30 anos de carreira. Já atuou como Auditor Fiscal no INSS e na Chefia da Fiscalização, coordenando a equipe de auditoria, além de projetos de implantação da GFIP – o qual acompanhou toda a implantação e evolução. Na Receita Federal do Brasil, atuou por 15 anos e participou das primeiras discussões internas sobre a implantação do SPED-EFD – Contribuições e eSocial. 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu