Receba nossas notícias em seu e-mail:

Calendário de Obrigações DP para Março de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
dp

Esta semana trazemos novidades para a galera do DP sobre Imposto de Renda Pessoa Física, RAIS  e mais obrigações do mês de março

Acho que você provavelmente já decorou essa introdução, mas caso não tenha, vamos repeti-la. Toda segunda-feira, às 20h, o Professor Luciano Pimentel está ao vivo na YoTube da Nith, estrelando o Atualiza DP. Confira o episódio desta semana:

Se você ainda não o conhece, ele é o nosso professor titular, Especialista em eSocial, coautor do Livro 10 boas práticas para evitar Autuações no eSocial e referência na área trabalhista.

No Atualiza DP, ele traz todas as novidades da semana na área trabalhista e no eSocial, mais alguns prazos que os profissionais devem ficar atentos.

Está semana o papo é sobre o calendário de obrigações do DP no mês de março e também sobre a Instrução Normativa RFB Nº 2.010 de 24 de fevereiro de 2021.

Que dispõe sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020.

O Prof. Luciano Pimentel começou o programa bem animado, pois tínhamos acabado receber novas alunas na Formação de Especialista em DP e eSocial.

É sempre um prazer receber profissionais dispostas a aprender e transformar conhecimento em oportunidades.

Esse é realmente um momento histórico para estar dentro da área, pois ela nunca esteve em mais destaque.

Calendário de Obrigações DP para Março de 2021

Em parte por causa do eSocial e outra por causa do desenvolvimento constante que está sendo pedido dos profissionais que atuam na área.

Já que estamos falando do assunto, você pode aproveitar agora e fazer a sua matrícula na Formação de Especialista em DP e eSocial.

Se você realizar sua matrícula até hoje, 3 março, às 20h você ainda vai participar do Curso AO VIVO – Mapa de Implantação do eSocial.

Então clique aqui para garantir sua vaga e participar do curso.

 

Obrigações do DP do mês de março e da semana

Agora vamos falar de calendário, mais especificamente dessa primeira semana de março, que será um prato cheio para a galera do DP.

Com os casos de COVID voltando a aumentar no país, as empresas estão voltando a implantar o home office e outras medidas de segurança.

E você que é do DP tem um papel fundamental nesse movimento.

Se fosse em outros tempos, o país em si só ia começar a se mexer realmente depois do Carnaval.

Porém este ano não, janeiro já começou com novidade, com muita coisa acontecendo no DP. Fevereiro não foi diferente e março não será diferente.

Começamos o mês com semana de fechamento de folha, por isso é preciso controlar o coração e ter muita calma para não cometer erros.

Temos consciência de que essa será uma semana bem agitada para o DP, mas é sempre bom que os profissionais da área aproveitem esse momento para identificar problemas que podem impedir o seu fluxo de fechamento de folha.

Do que estamos falando?

Estamos falando sobre identificar dados que chegam em atrasos, atestados que não chegaram no DP, fechamentos de ponto que não estão acontecendo corretamente e uma série de outras coisas.

É possível identificar esses problemas agora e alinhar com o cliente ou com a empresa em que você trabalha para que isso não se torne algo rotineiro.

Dessa forma você ameniza os impactos nessa semana de fechamento de folha e nas futuras.

Nós ainda não vivemos a era das malhas fiscais, mas ela virá em um futuro bem próximo, por isso seus empregadores e clientes precisam ficar espertos.

Início da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física

A última segunda-feira, 1º de março, foi marcada pelo início da entrega do imposto de renda pessoa física, que não está muito relacionado ao DP, mas que vale ser comentado.

Isso porque quem é do DP e conhece um pouco do assunto, consegue fazer um serviço extra e ganhar uma grana a mais no mês.

Você que entregou a DIRF sabe quais são os trabalhadores que são obrigados a entregar o IRPF, então você pode orientar seu colaborador, que muitas vezes não sabe e pode cair na malha fina.

Além de uma renda isso, ao fazer isso, você também presta um serviço social, orientando e alertando quem não está por dentro das últimas notícias.

Calendário de Obrigações DP para Março de 2021

Entrega da RAIS

Mês de março é também o mês de entrega da RAIS.

Lembrando que só estão obrigados a entregar a RAIS pelo GDRAIS, os Grupos 3 e 4 do eSocial.

Para os Grupos 1 e 2 a RAIS já foi substituída pelo eSocial em 2019.

Um aviso para aquelas empresas que tiveram problemas com a entrega da RAIS em 2019 e não conseguiram regularizá-la e fechar o eSocial até setembro de 2020.

O seu empregado acabou sendo prejudicado e  vai ter que esperar o calendário de pagamento de 2021/2022, que ainda vai ser publicado,

Por isso é importante orientar o trabalhador afetado e deixá-lo ciente dessa situação.

Resumindo a situação da RAIS:

Grupos 3 e 4 vão entregar a RAIS através do programa GDRAIS

Grupos 1 e 2 informam os dados da RAIS através do eSocial. As empresas desses grupos tem que ter entregue todas as folhas até janeiro deste ano para que os dados sejam considerados para esse primeiro lote de pagamento.

Essa são as principais emoções que viveremos em março.

(Pelo que nós sabemos, afinal, o DP é uma caixinha de surpresas).

Calendário de Obrigações DP para Março de 2021

Prazos da semana

Nessa semana, o DP tem até sexta-feira (05/03) para…

– Fazer o fechamento da folha
– Pagar os salário
– Entregar a GFIP
– Recolher o FGTS

Uma grande novidade que teremos com o eSocial implantado e com FGTS Digital entrando em produção é a mudança do prazo de vencimento do FGTS, que será alterado para dia 15.

Essa informação ainda está em processo de aprovação.

Então por hora, o vencimento do FGTS ainda é dia 7, que quando não cai em dia útil é antecipado. No caso deste mês.

E o CAGED?

Quem tem que se preocupar com o CAGED é o Grupo 4 do eSocial, que tem até o dia 05 para transmitir as informações.

Não está esquecendo de nada não?  

Na última segunda-feira nós revelamos um bônus surpresa, o Curso AO VIVO Mapa de Implantação do eSocial, para quem se matriculasse na Formação de Especialista em DP em eSocial até às 23h59.

Porém como tivemos muitos interessados decidimos estender esse bônus até amanhã, 3 de março, até o hora o início do curso.

Já pensou aprender na prática como implantar o eSocial com o próprio Professor Luciano Pimentel, Especialista em eSocial e coautor do Livro 10 boas práticas para evitar autuações no eSocial?

Pois você pode tornar esse sonho realidade.

O curso vai ocorrer hoje, às 20h, pelo Zoom e será exclusivo para alunos já matriculados na Formação, e para novos alunos que se matricularem até o início do curso.

Então corre que ainda da tempo de você participar.

Clique aqui e faça sua matrícula. 

Deixe um comentário