Receba nossas notícias em seu e-mail:

O que são os eventos periódicos no eSocial?

eventos

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Os eventos periódicos são aqueles que tem uma data pré-definida para acontecer, e devem ser enviados na terceira fase do cronograma do eSocial.  

Para o envio dos eventos periódicos, é preciso que a empresa já tenha feito o encaminhamento dos eventos iniciais, seguindo o fluxo de geração de tabelas/eventos iniciais. 

A entidade também não pode ter nenhuma pendência de envio de eventos não periódicos (fase que antecede os eventos periódicos), e já ter realizado o cálculo das folhas da competência pertinente aos periódicos que serão enviados.  

Os grupos 1 e 2 do eSocial já passaram pela implantação dos eventos periódicos. Já os outros grupos, estão a mercê do novo cronograma, que deve ser publicado nos próximos dias, para saber os novos prazos de implantação.   

Quais são os eventos periódicos? 

  • S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social 

Informe da parcela remuneratória de cada trabalhador, estagiário e bolsista no mês de referência. Com exceção daqueles vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social. 

Para cada trabalhador deve ser enviado um único evento (S-1200) no período de apuração (competência), observando toda a remuneração detalhada por rubricas. 

  • S-1202 – Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previd. Social 

Envio dos dados da remuneração do militar/servidor no mês de referência. Deve ser manipulado por servidores filiados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, que participam das categorias 301, 303, 305 ou 307 da Tabela 1 (Categorias de Trabalhadores)  

  • S-1207 – Benefícios previdenciários – RPPS 

São as informações pertinentes ao pagamento das aposentadorias, pensões e demais benefícios dos segurados, no mês de referência. 

  • S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho 

Leva as informações relacionadas aos pagamentos referentes aos rendimentos do trabalho com ou sem vínculo empregatício e o pagamento de Participação nos Lucros (PLR). 

Toda a remuneração enviada nos eventos S-1200, S-2299 e S-2399 também deve ser informada nesse evento.  

  • S-1250 – Aquisição de Produção Rural 

São dados referentes a aquisição de produção rural de origem animal ou vegetal decorrente de responsabilidade tributária submetida por lei a pessoa física (o intermediário), a empresa adquirente, consumidora ou consignatária, ou cooperativa. 

  • S-1260 – Comercialização da Produção Rural Pessoa Física 

Leva informações referentes à comercialização das produções rurais provido pelo produtor rural pessoa física e pelo segurado especial. 

Deve ser informado o valor da receita bruta da comercialização da produção rural própria e dos subprodutos e resíduos em situações específicas.  

  • S-1270 – Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários 

Informe prestado somente pelos tomadores de serviços de trabalhadores avulsos não portuários. 

  • S-1280 – Informações Complementares aos Eventos Periódicos 

Será fornecido pelas empresas o percentual do indicativo da contribuição patronal aplicado sobre as remunerações enquadradas na Desoneração da Folha de Pagamento e o fator a ser aplicado para o cálculo da contribuição patronal do mês e 13º salário para as empresas que exercem atividades concomitantes do Simples Nacional. 

As empresas enquadradas nos anexos IV e em um dos demais anexos (I, II, III e V) são obrigadas a enviar tais informações 

  • S-1295 – Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência 

Designado para requisitar a totalização das Contribuições Sociais e do Imposto de Renda, baseado nas informações transmitidas para o ambiente nacional na hipótese de fracasso na hora do fechamento dos eventos periódicos (realizado com o envio do evento S-1299). 

  • S-1298 – Reabertura dos Eventos Periódicos 

Empregado para reabrir um período já encerrado, possibilitando o envio de correções ou novos eventos periódicos. 

  • S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos 

Serve para relatar ao eSocial o encerramento da transmissão dos eventos periódicos, no período de apuração. Neste momento são consolidadas todas as informações enviadas nos eventos S-1200 a S-1280. 

  • S-1300 – Contribuição Sindical Patronal 

Enuncia a quantia a ser paga relativa às contribuições sindicais e a identificação dos sindicatos para os quais o empregador/contribuinte/órgão público efetuará as respectivas contribuições. 

Esteja preparado para os eventos do eSocial. 

Participe do Workshop eSocial 100% online e 100% gratuito, para não cometer erros e nem perder os prazos de envio do eSocial. 

O evento vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de setembro. Serão quatro aulas ministradas por um Especialista em eSocialo Professor Luciano Pimentel, que vão ser liberadas sempre às 9h e ficarão disponíveis durante toda a semana do Workshop.  

Você vai aprender tudo sobre o novo eSocial, como se preparar para fase de SST, tabela de rubricas e folha do grupo 3 e ainda vai receber dicas sobre como dar o próximo passo na carreira. Além de todo o conhecimento, o Workshop eSocial ainda garante um CERTIFICADO de participação gratuito. 

Já deu para perceber que essa é uma oportunidade única que você não pode deixar passar, então clique aqui e inscreva-se no Workshop que vai mudar sua vida profissional.   

Deixe um comentário