O que são Contas de Resultado e qual sua importância

As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa.  

Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período. 

A elaboração destas demonstrações contábeis é obrigatória, para fins fiscais e é composta por contas de Despesas e contas de Receitas.

Professor SA

É uma importante ferramenta para análise da saúde financeira da empresa. 

Professor SA

Despesas 

Caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, visando gerar uma receita. 

Podendo ser originadas de desembolso (saída de dinheiro do caixa) ou por depreciação (desgaste de itens do ativo imobilizado). 

Exemplos:  

  • Água e esgoto; 
  • Energia elétrica; 
  • Material de limpeza; 
  • Salários. 

Receitas 

As Receitas decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços, são responsáveis por aumentar os ativos ou diminuir os passivos de uma companhia. 

Podendo ser classificados como dinheiro em caixa (no caso das vendas à vista) ou em direitos a receber (no caso das vendas a prazo).  

Exemplos: 

  • Vendas de mercadorias; 
  • Receita de serviços. 
A definição de Despesas e Receitas na Legislação consta na Resolução CFC N. 1.374/11 – CPC 00: 

Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais. 

Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais. 

As contas de resultado irão compor demonstrações contábeis que servirão como fonte de informação confiável dos resultados obtidos em um exercício social ou ano de atividade, assim é necessária muita atenção no momento de apurar essas informações. 

Deseja saber mais detalhes sobre essas contas? Leia com atenção a dica abaixo! 

Torne-se um profissional de alta performance!  

O papel do auxiliar contábil deixou de ser apenas o simples lançamento de dados e o acompanhamento dos procedimentos contábeis, para se transformar na ATIVIDADE VITAL dentro da rotina dos escritórios e empresas, tornando seu suporte, uma FERRAMENTA IMPORTANTE.  

Exatamente por isso, a Formação de Auxiliar Contábil é a pedida certa para quem quer se qualificar, se destacar ou conseguir uma recolocação no mercado de trabalho!  

Nesta formação você irá adquirir os conhecimentos práticos e teóricos para DOMINAR a rotina contábil de qualquer empresa ou escritório de contabilidade, de pequeno, médio ou grande porte.  

Você poderá trabalhar como assistente contábil, auxiliando o Contador em Escritórios de Contabilidade, departamento de Contabilidade de empresas e outros estabelecimentos que tenha necessidade deste profissional.  

Clique aqui e garanta sua vaga na Formação de Auxiliar Contábil!  

Torne-se um Auxiliar Contábil de alta performance, amplie seu conhecimento e suas oportunidades no mercado de trabalho!  

 

 

Um abraço,             

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.       

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br    

 

 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu