Que a grande inovação no empreendedorismo está sendo a criação de startup, isso todos já sabemos. Mas você sabe o que significa esse termo tão usado?

Primeiramente, quero te falar que vamos começar a abordar mais o assunto de Empreendedorismo aqui no Blog da Nith, assim sugiro a você, leitor, sempre acompanhar nossos posts!

A maioria das pessoas começa a abrir sua empresa sem o menor conhecimento, o que acaba resultando na quebra da empresa e a frustração em gerar o próprio negócio.

Cerca de três mil ideias criativas foram registradas no Brasil, em 2012, segundo a Associação Brasileira de Startups. (Fonte)

nithflix

Hoje vamos conversar um pouco sobre o que é uma startup e vou deixar aqui 5 tópicos que você precisa ficar por dentro.

Vamos lá?

nithflix

1. Como surgiu esse termo?

O termo startup passou a ser utilizado para designar empresas recém-criadas, rentáveis e com modelos de negócios inovadores em qualquer área ou ramo de atividade.

Durante a década de 90 uma grande explosão de empresas de tecnologia surgiu no Vale do Silício na região da Califórnia, situada nos Estados Unidos. Região que desde os anos de 1960 é local de nascimento de gigantes globais de TI (Tecnologia da Informação). De lá, saíram empresas como Google, Apple Inc., Microsoft, entre outras.

2. O que é uma startup?

Uma startup, é considerada a empresa que está em seu estágio inicial de desenvolvimento.

Esses empreendimentos geralmente são iniciados por 1 a 3 fundadores que se concentram em capitalizar uma demanda carente no mercado, desenvolvendo um produto, serviço ou plataforma, a fim de facilitar a vida das pessoas, e principalmente, resolver um problema, de um nicho específico do mercado.

Durante os estágios iniciais, a startup geralmente é autofinanciada por membros da equipe fundadora. Algumas também garantem financiamento por meio de um investidor ou fazem um empréstimo para ajudar no empreendimento.

Uma startup, é criada a partir de ideias focadas diretamente no crescimento de uma empresa ou na automação de um produto ou serviço. Então, se você tem uma ideia que pode facilitar a vida de muitas pessoas, por que não agir e transformar o sonho em realidade?

3. Nichos de mercado

Como comentei acima, uma startup é um empreendimento que foca em resolver problemas. Mas isso não quer dizer que seu modelo de negócio deve focar apenas em uma parte do mercado. Muito pelo contrário! A ideia de criar uma startup, é justamente explorar aquele nicho que “ninguém lembra”. Aquela dor que existe no cliente, mas que não tem a devida atenção.

Por exemplo, se sua empresa atua no mercado da moda, é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários segmentos como Moda Casual, Moda Praia, Moda Fitness… Todos esses segmentos já são bem explorados e direcionados para pessoas específicas, das quais chamamos de Persona.

Digamos que a persona do segmento de Moda Casual esteja procurando por Roupas Casuais Femininas.

E dentro desse mesmo segmento temos o nicho de Moda Casual Feminina Plus Size, e as pessoas que necessitam desse produto não estão encontrando com facilidade no mercado. Aqui já temos uma ótima oportunidade com um grande potencial de exploração!

4. Startup x Empreendedorismo

O conceito de startup está diretamente ligado ao empreendedorismo. Desbravadores de negócios que planejam algo e arriscam na prática. Levando em conta a análise do economista austríaco Joseph A. Schumpeter, empreendedor é todo aquele que começa algo novo, que enxerga o que pouquíssimos veem e torna real aquilo que sonha.

Assim, você pode ser um empreendedor no seu ambiente de trabalho ou se tornar um ao criar e desenvolver uma ideia original e colocá-la em prática. O que fará com que a sua pequena empresa vença das adversidades do mundo dos negócios é a estratégia que vai ser utilizada para isso. Estudo, networking e inteligência emocional distinguem os amadores dos profissionais da área.

5. Você é alguém inovador?

No mundo das startups, a ideia é tudo, assim como a rápida inovação. Hoje, muitas empresas deixaram de inovar internamente e, em vez disso, pagam milhões, às vezes bilhões em dinheiro, adquirindo alguma startup que faça isso por elas.

E aí, que tal dar aquele start naquele projeto ou ideia que está parado há algum tempo?

Aqui na Nith, pensamos sempre no desenvolvimento profissional, por isso, temos um convite para você. Olha que bacana esses eventos totalmente presenciais que estamos preparando para você garantir as técnicas que sempre sonhou para começar, finalmente, a empreender.

Curso Presencial EMPREENDEDOR S/A – Florianópolis/SC – 16 e 17/01/2020

Com a Professora Zenaide Carvalho e convidados

Quer começar 2020 com TUDO e tirar aquela grande ideia do papel? Aprenda o passo-a-passo para criar uma empresa que realmente seja lucrativa e com propósito!

Aprenda em 2 dias Como Abrir o seu Negócio, da Ideia aos Lucros e aprenda na prática como criar a sua própria startup!

empreendedorismo-evento-presencial-nith-treinamentos

  • Descubra o que várias startups estão fazendo para se tornarem milionárias;
  • Como saber qual tipo de negócio criar, se vale a pena ou não ter um investidor-anjo;
  • Como usar o Propósito para criar um negócio sustentável e que ajude a um número cada vez maior de pessoas.

CLIQUE E GARANTA SEU INGRESSO

E aí, bora aprender, na prática e dominar tudo sobre esses assuntos? Conquiste seu espaço no mercado de trabalho! Invista em você hoje mesmo!

Compartilhe este post nas redes sociais, pois ele poderá ser útil a muitos outros colegas.

Até breve!

Alessandra Farias, Estagiária na Nith Treinamentos.

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Copywriter na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu