Ter o conhecimento sobre o que é a substituição tributária e quais os tipos de regimes que existem é fundamental na hora de realizar a gestão de impostos que devem ser pagos em uma empresa, para evitar pagamentos indevidos ou desnecessários e aproveitar os benefícios fiscais. Se a sua empresa tiver essa obrigação, é imprescindível ter o suporte de um contador experiente. 

Substituição tributária é um regime de arrecadação de impostos, que atribui a um contribuinte a responsabilidade do pagamento do tributo incidente sobre a circulação de mercadorias. Esse mecanismo de tributação está previsto na Constituição Federal no Art. 155. 

Tem como principal objetivo facilitar a fiscalização do pagamento de impostos e fazer com que o recolhimento dos impostos dos produtos seja realizado antecipadamente ao momento da venda. 

O Governo garante a arrecadação de forma antecipada e em uma única via, atribuindo a responsabilidade a um único contribuinte em toda a jornada de venda/produção da mercadoria. 

Tipos de substituição tributária 

Substituição para frente ou progressiva: os tributos são recolhidos de forma antecipada, com base em um cálculo padrão e uma lista de produtos divulgada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

nithflix

Substituição para trás ou regressiva: ocorre o processo inverso do realizado na substituição para frente. O último indivíduo que participa da jornada do produto é o responsável pelo pagamento do imposto, inclusive relativo aos processos anteriores de circulação. 

Substituição concomitante: esse tipo de substituição tributária atribui a obrigação do pagamento do imposto a outro contribuinte, e não àquele que esteja realizando a prestação de serviço/operação simultaneamente à ocorrência do fato gerador.  

nithflix
Quer aumentar seu conhecimento sobre a substituição tributária? 

Então não perca o Webinário GRATUITO sobre Tributos Sujeitos à Substituição Tributária, amanhã, dia 18 de julho, às 14h (horário de Brasília) com a Professora Dayse Almeida. 

Clique aqui e defina o lembrete para não perder o conteúdo gratuito que a professora preparou para você. 

Um bom Planejamento Tributário pode tornar sua empresa mais competitiva! 

  

 Te espero no webinário! 

 Um abraço,           

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.            

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br       

 

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Copywriter na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta