ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Já sabemos sobre o fim da Medida Provisória 927/2020, mas o que vai acontecer, agora, com os prazos e laudos que a SST (Saúde e Segurança do Trabalho) tinham de cumprir?

Será que eles também foram afetados por essa mudança? É o que vamos esclarecer nesse artigo. O que muda e o que permanece do mesmo jeito? Quais são os impactos causados pelo fim da MP 927?

nithflix

Exames ocupacionais: sem novo Decreto Federal, empregadores devem realizá-los o quanto antes

A MP 927 tinha como objetivo trazer medidas trabalhistas para o enfrentamento do estado de calamidade pública pela qual o Brasil ainda passa por conta da pandemia do Coronavírus.

E dentre essas medidas, as principais norteavam e ajudavam a relação das empresas/empregadores com seus funcionários/empregados. E parte dessas medidas era direcionada para o setor de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

nithflix

Primeiramente é preciso deixar claro que a MP 927 em nenhum momento determinou ou permitiu a suspensão de todas as obrigatoriedades da SST. O que ocorreu foi a suspensão para apenas três esferas da Saúde e Segurança do Trabalho.

  •  Os exames ocupacionais (com exceção do exame demissional)
  •  Os treinamentos periódicos e eventuais
  •  E algumas ações direcionadas à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Medida Provisória 927/2020Mas agora com o fim da MP 927 é preciso ter cautela e estar atento, porque nenhum exame ocupacional, por exemplo, pode continuar suspenso. Portanto, as empresas precisam começar a organizar ‘a casa’.

Todos os exames ocupacionais que estavam suspensos precisam começar a ser feitos novamente. Tanto os que estão vencidos quanto aqueles que vencem neste mês de agosto.

A orientação é para que as empresas não fiquem aguardando que o Governo Federal publique o tal Decreto que tanto vem sendo dito e esperado pelos empresários, autônomos e funcionários do país.

O Decreto que deveria – conforme determina a nossa Constituição Federal – ser publicado posteriormente ao fim de uma Medida Provisória poderá ou não ser de fato divulgado brevemente.

 Diante dessas incertezas, o melhor a ser feito é cumprir com as determinações das legislações trabalhistas e da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e dar início a realização dos exames ocupacionais que estavam suspensos.

 Treinamentos e CIPA: retomada destes procedimentos já devem ser feitos pelas empresas

 Os treinamentos periódicos e eventuais também haviam sido suspensos quando a MP 927/2020 estava em vigor em 19 de julho de 2020. Porém, os treinamentos conhecidos como “Integração” deviam continuar sendo feitos.

Agora, com o fim da MP 927, todos os treinamentos devem ser retomados pelas empresas o quanto antes, pois não estão mais suspensos. A orientação é para que se faça um cronograma de datas para serem cumpridas e, assim, colocar em dia todos os treinamentos periódicos e eventuais.

Vale lembrar também que estes treinamentos podem ser feitos e oferecidos pelas empresas de modo EaD (Ensino à Distância), conforme permite e recomenda a NR1 (Norma Regulamentadora).

Medida Provisória 927 2020

No caso da validade das CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) o procedimento é o mesmo. Se, durante a vigência da MP 927, a validade da CIPA estava vencida, ela pode ser prorrogada até dezembro de 2020, quando deverá ser encerrado o estado de calamidade pública.

Mas, agora, com o fim da MP 927/2020, os processos eleitorais da CIPA, que estavam suspensos, devem ser retomados rapidamente e as CIPAS que estão vencidas precisam ser renovadas o quanto antes.

Também é válido observar todas as determinações que constam da NR 5 que trata da formação e eleição da CIPA para nortear o seu trabalho, após a caducidade da MP 927/2020.

Fique atento, porque aqui, no nosso blog, você encontra os mais diversos assuntos ligados à área trabalhista, contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho.

Receba conteúdos gratuitos e materiais exclusivos. Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!  

E para você ter mais informações detalhadas sobre como organizar a SST após o fim da MP 927/2020 é só conferir a Live sobre esse assunto clicando aqui. Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que temos disponíveis.

Se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube

 

Publique seu artigo

Deixe uma resposta