O rumor sobre o fim do eSocial ganhou muita força no ano passado com a sanção da MP 881/2019 conhecida como Lei da Liberdade Econômica.  

A medida previa o encerramento do eSocial em decorrência dos diversos relatos de profissionais que estavam tendo problemas na operação, comunicação e envio de informações.  

Na prática, o que aconteceu foi uma simplificação do modelo atual do sistema, que resultou em mudanças no leiaute, eventos, prazos e em outros fatores. 

A versão simplificada, conhecida como versão beta, já está disponível para estudo, mas ainda não foi implantada 

nithflix

O que muda na versão simplificada:  

  • Tem menos números de eventos (exemplo: o evento S-1080 não vai mais existir na versão simplificada, pois foi implementado ao evento S-1020);
  • Menos número de campos, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados (exemplo: FAP); 
  • Torna menos rígida as regras de impedimento para o recebimento de informações nos eventos de RH (exemplo: alteração das regras de fechamento da folha de pagamento – pendências geram alertas e não erros); 
  • Simplifica a prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;
  • Permite a utilização de CPF como identificação única do trabalhador (esse ponto ainda depende da Caixa para se concretizar).  

Com a suspensão do cronograma de implantações atual, a ideia de que o eSocial vai acabar voltou com força para a cabeça dos profissionais, que agora estão em dúvida se devem continuar enviando informações para o sistema.  

nithflix

A resposta para essa pergunta é, com certeza. Aqueles grupos que já tiveram eventos implantados, devem continuar enviando as informações pertinentes a eles. 

Pois, apesar das mudanças já previstas para o sistema em 2020, o eSocial ainda continua muito vivo, e exige comprometimento das empresas.  

Um novo cronograma deve ser apresentado juntamente com um modelo mais moderno e o novo nome do eSocial. 

Acredita-se que o novo modelo não vai ser muito diferente do modelo beta já publicado, por isso é imprescindível que os profissionais da área de departamento pessoal saibam absolutamente tudo sobre ele 

E por que não aproveitar o período de suspensão para se educar?  

Fazer isso é muito simples, basta se inscrever no maior evento de eSocial do país. O Workshop eSocial 100% online e 100% gratuito.  

O workshop vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de setembro, com aulas ministradas por um Especialista em eSocial, o Professor Luciano Pimentel.  

As aulas vão ser liberadas sempre às 9h, e ficarão disponíveis durante todo o evento. Os temas abordados serão:  

  • eSocial simplificado; 
  • SST no eSocial; 
  • Tabela de rubricas e folha de pagamento; 
  • Resumão e próximo passo na carreira.  

Clique aqui para garantir sua participação. Além de todo o conhecimento, o Workshop eSocial ainda fornece um CERTIFICADO gratuito de 9h de participação.   

Publique seu artigo

Deixe uma resposta