ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

O Governo Federal publicou no Diário Oficial, no dia 7 de abril, a Medida Provisória 946/20 que libera novos saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$ 1.045 de contas ativas e inativas.

O objetivo dessa medida é ajudar a economia e contribuir para que as famílias tenham um sustento durante o estado de calamidade pública por conta do coronavírus.

fgts

nithflix

Para esclarecer todos os detalhes sobre mais essa novidade, preparamos um artigo bem explicativo para você entender quem tem direito e como será feito esse saque.  Se preferir, dá uma olhadinha na live sobre esse assunto, que aconteceu nessa semana. Vem com a gente!

nithflix

Pandemia pelo Coronavírus motivou a medida

Segundo o Ministério da Economia, essa medida que liberada o novo saque é necessária em razão da pandemia pelo Covid-19, que requer ações protetivas contra o contágio.

Isso porque, o isolamento social no qual todo o país vive prejudica as atividades econômicas e, principalmente, o sustento das famílias. Sendo assim, o governo precisa garantir a sobrevivência das pessoas mais afetadas, ou seja, dos trabalhadores brasileiros.

Quem tem direito a sacar esse valor do FGTS?

Qualquer pessoa que tiver conta ativa ou inativa do FGTS, desde que tenha valores para o saque.  É importante esclarecer que, mesmo que você tenha mais de uma conta, o valor limite será de até R$ 1.045,00, que corresponde ao salário mínimo.

Caso tenha um saldo inferior a esse valor, será permitido sacar a quantia que você tem disponível na conta do FGTS.

Qual o calendário para o saque?

fgts

Ainda não foi divulgado um calendário com as datas para o saque. A Caixa Econômica Federal ainda definirá os critérios e o cronograma para que os trabalhadores possam sacar o valor existente na conta do Fundo de Garantia.

Porém, o banco já adiantou que a dinâmica será muito semelhante às liberações anteriores do FGTS, que foram feitos  de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Para quem tem dúvidas se tem ou não saldo na conta do FGTS, basta acessar o Portal da Caixa Econômica Federal e baixar um dos aplicativos no seu celular para verificar o valor disponível em conta.

Qual o período de liberação do novo saque?

Embora não tenha sido definido o calendário de saques, o banco já divulgou que eles acontecerão no período entre 15 de junho a 31 de dezembro de 2020.

Lembrando que essa liberação será automática; por isso, caso o trabalhador não tenha interesse em fazer o saque dessa quantidade, é preciso manifestar o desinteresse.

O trabalhador que renuncia o novo saque deverá solicitar até o dia 30 de agosto de 2020 o desfazimento do crédito, mas fique tranquilo, porque todo esse processo também será determinado e divulgado pela Caixa Econômica Federal.

Os recursos do Fundo PIS/Pasep transferidos para o FGTS

O objetivo dessa medida é preservar integralmente o patrimônio dos trabalhadores que receberam depósitos no fundo até 1988.

Lembrando que as contas individuais do Fundo PIS-Pasep serão cadastradas sob o FGTS e os saldos ficarão permanentemente disponíveis para saques de seus titulares ou dos seus sucessores.

fgts

De acordo com o Governo Federal, 30,7 milhões poderão fazer o saque do recurso no FGTS. Ao todo, 80% das contas serão zeradas durante esse período.

Se você gostou e considerou úteis essas informações e quer saber mais sobre este assunto, essa LIVE está disponível no canal da Nith Treinamentos, no YouTube e esteja sempre bem informado!

Fique atento também às nossas redes sociais, pois trazemos sempre novidades sobre tudo que está acontecendo nesse período de calamidade pública.  Siga na nossas páginas no Facebook e também no Instagram.

Aproveite e acesse também o site da Nith Treinamentos e confira todos os cursos disponíveis.

INSCRIÇÕES ABERTAS para a primeira turma do Curso Online DP e eSocial DO ZERO!

Conquiste o sucesso que você sempre sonhou no departamento pessoal mesmo que você não tenha experiência!

Você vai aprender na prática as principais rotinas do departamento pessoal para se tornar um profissional de destaque.

Curso coordenado pela Professora Zenaide Carvalho e ministrado pelos professores Débora Ignácio e Luciano Pimentel.

Inscreva-se hoje, pois as vagas são limitadíssimas!!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta