Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #62 – Novo Manual de Orientação do eSocial

Alterações no Manual de Orientação do eSocial
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
eSocial
1. Novo Manual de Orientação do eSocial

Foi publicada em 22 de novembro, no Portal do eSocial, a Nota Orientativa S-1.0 nº 09/2021, consolidando alterações na versão S- 1.0 do Manual de Orientação do eSocial.

Foram promovidas várias alterações em itens dos Capítulos I e III do MOS, bem como em seu anexo I.

Para ficar por dentro de todas as atualizações do eSocial, faça parte da turma de Formação de Especialista em eSocial

Foram contempladas, também, algumas alterações e pontos de atenção:

  • Orientações de como efetuar a exclusão de eventos enviados;
  • Tratativa de envio da segunda fase dos eventos do eSocial (SST), para trabalhadores que tenham sido desligados e afastados antes da data de início do envio dos eventos.

Para ter acesso ao manual atualizado, clique aqui.

2. Senado aprova recriação do Ministério do Trabalho e Previdência

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (23) a Medida Provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência.

A proposta também transfere a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania para a pasta do Turismo.

A MP, já aprovada pela Câmara dos Deputados, não foi modificada pelo Senado e segue para sanção presidencial.

O Ministério foi criado em 1930, no governo de Getúlio Vargas, porém, a estrutura foi incorporada ao Ministério da Economia, no mandato do presidente Jair Bolsonaro.

Em julho de 2021, o presidente decidiu fazer uma minirreforma ministerial e editou uma Medida Provisória estabelecendo a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência.

O Ministério será responsável por definir políticas sobre geração de emprego e renda, apoio ao trabalhador, fiscalização do trabalho, política salarial, segurança no trabalho, registro sindical e previdência, entre outras, responsabilizando-se, inclusive, pela previdência complementar.

Ao tramitar na Câmara, os parlamentares incluíram no texto a possibilidade de que o ministro da pasta, atualmente comandada por Onyx Lorenzoni, possa definir as hipóteses de substituição de exame pericial presencial por exame remoto, assim como as condições e as limitações para sua realização.

Outro ponto incluído pelos deputados foi o Domicílio Eletrônico Trabalhista para permitir ao Ministério do Trabalho notificar o empregador, por comunicação eletrônica, sobre atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral. A proposta dispensa a publicação em Diário Oficial e o envio de notificação pelos Correios.

Com informações: Agência Brasil

Para ficar por dentro de todas as atualizações do eSocial, faça parte da turma de Formação de Especialista em eSocial

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/marco-regulatorio-trabalhista-infralegal-traz-modernidade-sem-perda-dos-direitos-trabalhistas/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário