A notícia do novo cronograma da EFD-Reinf afeta principalmente os grupos 3 e 4

O cronograma de implantação da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinfatualizado foi publicado pela Receita Federal na última segunda-feira (07).  

A atualização foi exposta através da Instrução Normativa nº 1.996/2020 que alterou Instrução Normativa RFB nº 1.701, de 14 de março de 2017 e também trouxe as datas em que os contribuintes começam a ser obrigados a entregar a escrituração.  

Quer se destacar no DP mesmo sem ter experiência? Então faça sua pré-inscrição no Curso Departamento Pessoal e eSocial do Zero. 

Os ajustes no leiaute da EFD-Reinf eram necessários devido a atual simplificação das informações que devem ser prestadas para o eSocial 

nithflix

Por meio dessa renovação ficou claro que condomínios terão que entregar a REINF quando contratarem serviços suscetíveis as retenções previdenciárias. 

A aquisição de Produção Rural também será informada pela REINF, condizente com que já era previsto pelo Leiaute da Versão 1.5.  

nithflix

Por fim, foram definidos os prazos para a entrega da EFD-Reinf pelas empresas do 3º Grupo (Simples Nacional) e 4º Grupo (Órgãos Públicos). 

Novo Cronograma EFD-Reinf 

Confira como ficou o cronograma de implantação da EFD-REINF:  

A partir das 8h de 10 de maio de 2021, em relação aos fatos geradores ocorridos desde 1 de maio de 2021 para contribuintes ainda não obrigados, com exceção de órgãos de administração pública e as organizações internacionais. 

Também estão inclusas nesse grupo as pessoas físicas empregadoras e entidades empresariais de menor porte, englobando optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. 

“III – para o 3º grupo, que compreende os obrigados não pertencentes ao 1º, 2º e 4º grupos, a que se referem os incisos I, II e IV, respectivamente, exceto os empregadores domésticos, a partir das 8 (oito) horas de 10 de maio de 2021, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de maio de 2021;”

novo cronograma efd-reinf efd reinf nith treinamentos

A partir das 8h de 8 de abril de 2022, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de abril de 2022 para os entes da Administração Pública e as organizações internacionais.   

IV – Para o 4º grupo, que compreende os entes públicos integrantes do “Grupo 1 – Administração Pública” e as organizações internacionais e instituições integrantes do “Grupo 5 – Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais”, ambos do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, a partir das 8 (oito) horas de 8 de abril de 2022, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2022.”

Ressaltando que a escrituração da EFD-REINF é feita por competência, isso é, mês completo. 

Clique aqui e confira a Instrução Normativa na íntegra. 

A EFD-Reinf juntamente com o eSocial e a DCTFWeb tem como objetivo substituir a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) para a apuração e recolhimento das contribuições previdenciárias.

Mais além é previsto que essas ferramentas também substituam a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). 

Em decorrência disso essas três obrigações necessitam ser implantadas de forma integrada, com prazos similares para os mesmos grupos de contribuintes.  

Está planejando começar uma carreira no Departamento Pessoal, mas não sabe por onde começar? 

A resposta está aqui!

Com o Curso Departamento Pessoal e eSocial do Zero você vai aprender as principais rotinas da área de forma prática e simples.

O curso tem 9 módulos que abordam: processo de admissão do trabalhador, folha de pagamento, eSocial, FGTS e contribuição previdenciária, IRRF e PIS sobre folha, 13º salário, rescisão de contrato e muito mais.

Essa é a sua chance de começar no DP com o pé direito. Para garantir sua vaga, clique aqui e faça parte do Grupo Vip.

Publique seu artigo

Deixe uma resposta