Finalmente! Saiu a Nota Técnica 51520/2020 que forneceu algumas indicações sobre como realizar o pagamento do 13º salário e das férias

Foi divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Trabalho, a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, que apresentou uma orientação sobre os procedimentos que devem ser tomados em relação ao pagamento de férias e do 13º salário. 

Acesse aqui a Nota Técnica Nº 51520/2020/

Esse esclarecimento foi necessário em decorrência da Lei 14.020/2020, que não apresentava nenhuma diretriz sobre seus impactos no cálculo do décimo terceiro salário e das férias.

nithflix

A nota técnica analisa os efeitos dos acordos de suspensão e redução sobre o cálculo dos benefícios dos trabalhadores. 

O assunto estava causando muitas dúvidas nos profissionais de Departamento Pessoal, que não sabiam como proceder.

nithflix

Veja como fica:  

Para trabalhadores que tiveram o contrato suspenso:  

O pagamento do décimo terceiro para trabalhadores que tiveram os contratos suspensos deve ser proporcional ao tempo trabalhado.  

Assim, se o empregado não cumprir serviço por 15 ou mais, não fará jus aos avos correspondente.  

Férias: O período de suspensão não conta para tempo de serviço, desse modo, não será levado em consideração para aquisição das férias.  

O trabalhador completará o período aquisitivo quando atingir 12 meses trabalhados. 

Para trabalhadores que tiveram jornada e salário reduzidos: 

Para o grupo de colaboradores que tiveram os jornada e salário reduzidos nada mudou. 

Mesmo que o trabalhador ainda esteja com contrato reduzido no mês de dezembro, ele ainda deve receber o 13º salário integral.  

Férias: Os trabalhadores que tiveram os jornada e salário reduzidos, não vão sofrer redução das férias.  

Como o contrato ainda está vigente, o período aquisitivo e concessivo ainda está valendo. Com base nessa informação, as férias devem ser pagas levando em conta a remuneração no momento da concessão.  

Resumo:  

Assim, para fins de cálculo de 13º salário não deve ser considerado a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário que trata a Lei nº 14.020 de 2020, e sim a remuneração integral de dezembro sem influência da redução. 

Não deverão ser computadas como tempo de serviço para cálculo do 13º salário salário, a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Isso significa que o empregado não tem direito a 1/12 do décimo terceiro referente ao mês em que a suspensão contratual tenha sido superior a 14 dias.  

13 salário, nota técnica 51520, @nithtreinamento

Para o cálculo de férias não deve ser considerado a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário, ou seja, a remuneração das férias mais 1/3 dos empregados deve ser pago integralmente. 

Não deve ser computado o tempo de suspensão temporária do contrato de trabalho como tempo de serviço para cálculo de período aquisitivo de férias.

Sendo assim, entende-se que tempo “congela” e volta a contar após o término do período de suspensão.  

Observando a aplicação da norma mais favorável ao trabalhador, não há empecilho para que as partes estipulem via CCT, ACT, acordo individual escrito, ou mesmo por liberalidade do empregador, a concessão de pagamento do 13° salário ou contagem de tempo de serviço, inclusive nos campos das férias, durante o período da suspensão contratual temporária.  

Isso é, se o empregador tiver condições ou quiser pagar o décimo terceiro integralmente e considerar o tempo de suspensão como tempo de serviço (para fins de férias), ele pode. Não há nenhum impedimento legal.    

Para concessão de férias o empregador deve, em primeiro lugar, finalizar ou antecipar no Empregador WEB e eSocial o retorno do acordo de suspensão ou redução.   

PONTO IMPORTANTE! 

A Nota Técnica não tem efeito de lei, mas proporciona uma orientação sobre como proceder dentro das empresas.     

Existem duas correntes sobre a doutrina e a recomendação é usar a segurança jurídica e atuar de forma preventiva para evitar futuros processos trabalhistas.  

Quando a empresa paga integral e considera os avos de direito do trabalhador, ela evita qualquer polêmica, discussão e prejuízos a longo prazo, levando em consideração a situação mais benéfica para o empregado.  

OPORTUNIDADE ÚNICA

Torna seu DP operacional em um DP Estratégico em 3 meses!

Você tem a chance única de ter acesso a uma plataforma com mais de 70 cursos online, consultores a sua disposição para deixar o DP da sua empresa e escritório contábil atualizado e preparado para auxiliar nas tomadas de decisões do negócio. 

Clique aqui e não deixe essa chance passar.

Publique seu artigo

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    MYRNA DE ARAÚJO FRANÇA

    Como faria para atribuir o 14 salário, como tenho a precisar durante a jornada trabalho.Disseram que vou receber ano, tbm podendo ser próximo da data do período que entrei na empresa ou depois da data, gozando férias ou em caso vendida as férias?

Deixe uma resposta