ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Você já sabe que as Normas Brasileiras de Contabilidade são muito importantes para os profissionais dessa área, mas ainda nem sequer deu início às leituras dessas Normas?

Ou, então, ainda não sabe por onde começar? Ou parou a leitura, porque se sentiu um pouco perdido? Não se preocupe mais! Acompanhe esse artigo que vai ajudá-lo a entender melhor como ler as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Preparados? Então, vem com a gente e acompanhe nossas dicas!

nithflix

 Por que é preciso ler com atenção as Normas Brasileiras de Contabilidade?  

nithflix

 Você se enquadra no perfil que citamos no início deste artigo? Então, preste atenção nessa primeira dica que vamos te dar! É fundamental que, primeiramente, você entenda o que são as Normas Brasileiras de Contabilidade e para que elas servem.

Já parou para pensar sobre isso? Então, entenda que essas Normas são um conjunto de regras e procedimentos de condutas que todos os profissionais de Contabilidade precisam se atentar para desenvolver suas atividades profissionais.

Portanto, não adianta adiar a leitura ou procrastiná-la! É preciso, sim, ler as Normas Brasileiras de Contabilidade e entendê-las. Mas, talvez, você tenha dúvidas sobre isso e esteja se perguntando: “Mas vou ter que ler todas as normas exigentes?”  

Calma! Vamos te mostrar, nesse artigo, quais são as principais normas que os contadores precisam conhecer e, de preferência, também fazer a leitura para entender do que se trata.

Porém, ainda é importante ressaltar que, além da leitura das normas, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) também emite conceitos e procedimentos que precisam ser observados pelos profissionais da Contabilidade.

normas brasileiras de contabilidade

Diante disso, a dica é: acessar, constantemente, o site do Conselho Federal de Contabilidade para ficar por dentro de todos os conceitos e procedimentos mais atuais que estejam sendo publicados pelo Conselho da classe contábil.

 Já as Normas Brasileiras de Contabilidade são emitidas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade. Ou seja, elas seguem o mesmo padrão de elaboração e de apresentação.

 Essas normas compreendem as próprias normas brasileiras, os comunicados técnicos e também as interpretações técnicas. E as Normas Brasileiras de Contabilidade são dividas em duas categorias: a de Profissionais e as Técnicas.

 É isso mesmo! E cada uma dessas estruturas compreendem e ramificam várias outras. Por isso, se você ainda não fez a leitura das Normas Brasileiras de Contabilidade ou leu esporadicamente uma ou outra, você precisa entender melhor por onde começar sua leitura.

 E, daí, você pensa: eu inicio minha leitura pelas Normas Profissionais ou pelas Normas Técnicas? Vamos ajudar você a encontrar a melhor resposta para essa dúvida muito comum entre os profissionais contadores.

 Normas Técnicas e Normas Profissionais: qual a diferença entre elas?

normas brasileiras de contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade dentro da ramificação “Profissionais” explica sobre os preceitos de conduta dos profissionais contábeis e ela se divide em quatro ramificações que precisam ser compreendidas.

A primeira ramificação é o que chamamos de Geral, que traz as condutas que devem ser seguidas e adotadas por todos os profissionais de Contabilidade, sem exceção, independentemente do setor no qual atuam, do cargo que ocupam ou da função que exercem.

 A segunda ramificação traz as normas que devem ser seguidas com muita cautela e atenção pelos os auditores independentes. Se este é o seu caso, saiba que ler e entender sobre auditoria geral independente é fundamental.

 Já o terceiro grupo de enquadramento desta estrutura de Normas Profissionais visa à auditoria interna de uma empresa. Então, se você já é um auditor interno ou almeja estar nesse cargo, atente-se às normas Geral e de Auditoria Interna.

 E se você é ou quer se tornar um Perito Contábil saiba que também existem normas específicas para os profissionais deste setor enquadradas dentro da ramificação de Normas Brasileiras de Contabilidade para Profissionais.

 No entanto, todos os profissionais contábeis, independentemente do setor no qual atuam, precisam, fundamentalmente, conhecer, entender e seguir as normas gerais que conduzem e regem a Contabilidade e as condutas permitidas a todos os profissionais da área.

 E, por fim, existem também as Normas Brasileiras de Contabilidade classificadas como Técnicas e que se estruturam em nove ramificações nas quais há outras normas e regras que norteiam o trabalho dos profissionais contábeis.

 A primeira ramificação nas normas técnicas é também a Geral. Em seguida, temos as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público. Já a terceira ramificação refere-se à auditoria.

 E ainda temos a quarta ramificação das normas técnicas que diz respeito à revisão das informações contábeis históricas. E a quinta ramificação, que se refere à asseguração das informações não históricas emitidas de acordo com as Normas Internacionais.

A sexta ramificação trata de serviços contábeis correlatos, enquanto a sétima ramificação diz sobre a auditoria interna nas empresas e a oitava ramificação explica sobre as Perícias e, por fim, a nona e última ramificação vai pontuar sobre auditoria governamental/órgãos públicos.

E então? Essas informações estão sendo úteis para você? Temos muito mais, aqui, no Blog da Nith! Continue nos acompanhando… Estamos sempre trazendo artigos sobre os mais diversos assuntos ligados às áreas trabalhista, contábil e de Recursos Humanos.

E se você quiser saber outras dicas práticas e objetivas sobre esse tema e, assim, se destacar na área na qual você atua, acesse nossa LIVE aqui.

Aproveite também e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os cursos online que ela oferece para quem quer aprender com quem entende e tornar-se um profissional de destaque no setor em que atua.

 Fique atento às nossas redes sociais, pois sempre trazemos as principais novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube

Para mais informações e notícias, clique aqui e faça parte do canal do telegram da Nith e receba conteúdos e notícias exclusivas. E fique ligada que vem aí o workshop DP e eSocial avançado.

Nossa equipe está ansiosa para compartilhar mais detalhes sobre esse evento, que será 100% online e 100% gratuito. Fique de olho nas nossas redes sociais que em breve você vai saber exatamente como participar.

Publique seu artigo

Deixe uma resposta