O quarto passo da Jornada DP do Zero 100% online e gratuita vai desbravar a folha de pagamento 

A folha de pagamento é a lista das remunerações pagas a cada colaborador de determinada empresa.  Ela deve ser feita mensalmente pelo Departamento Pessoal serve para consolidar todas as informações dos colaboradores.  

Com funções fiscais, contábeis e operacionais, a folha de pagamento transforma as informações trabalhistas de cada funcionário em valores numéricos.  

A maioria dos profissionais de DP conhece bem os processos da folha de pagamento, que envolvem a classificação de funcionários, a análise das horas de trabalho, desconto de encargos sociais e trabalhistas e cálculos específicos.  

Mas existe um fator referente a folha que é pouco discutido pelos profissionais. Esse fator refere-se a obrigatoriedade 

nithflix

No Brasil, é obrigação legal de qualquer entidade preparar e apresentar a folha de pagamento. Porém com a implantação do eSocial, essa obrigação está mudando.  

Passo 4 da Jornada DP do Zero, além de trazer uma análise completa da folha de pagamento, também vai discutir sobre as alterações que estão ocorrendo na obrigatoriedade da folha em decorrência do eSocial.  

nithflix

Se você ainda não está por dentro desse assunto. Clique no link abaixo para se inscrever gratuitamente na Jornada e não perder mais nenhuma novidade 

Clique aqui e inscreva-se. 

eSocial foi criado com o objetivo de modernizar o modelo nacional das relações trabalhistas e unificar os dados dos trabalhadores. 

Podemos dizer queo principal propósito do sistema é a desburocratização, pois ele veio como um substituto para diversas obrigações acessórias, que incluem a folha de pagamento.  

Atualmente, as empresas registram a folha e a mantêm em documento físico, que deve ser apresentado no momento da fiscalização.  

Com a implantação do eSocial, as informações serão enviadas e ficarão armazenadas no sistema, dispensando assim o registro físico.  

Nessa situação, a fiscalização ocorre de forma automática.  

Esse ponto foi exposto na Redação dada pelo(a) Instrução Normativa RFB nº 1867, de 25 de janeiro de 2019. 

“II – a obrigação acessória prevista no inciso III do caput deverá ser cumprida na forma prevista no citado inciso e mediante o envio, com sucesso, dos eventos S-1200 e S-1210 ao eSocial, quando o envio destes se tornar obrigatório;” 

Clique na imagem ou aqui para se inscrever

 

Isso significa que, a partir do momento que o eSocial for totalmente implantado em todas empresas, a obrigatoriedade da folha de pagamento vai ser cobrada de maneira diferente.  

Apesar da atualização na Instituição Normativa, ainda não houve nenhuma publicação oficial sobre o assunto.  

As únicas empresas que estão enviando as informações de folha de pagamento para o eSocial são as pertencentes aos grupos 1 e 2.  

Vale ressaltar que as empresas devem continuar realizando a folha de pagamento.  

A questão é que o profissional de DP deve ficar atento a essas mudanças, que resultam em mais praticidade e rapidez nos processos burocráticos das empresas.  

Se você ainda tem dúvidas sobre qualquer esse ou qualquer assunto mencionado no texto, você não pode perder o próximo passo da Jornada DP do Zero, que vai ocorrer amanhã (09/10) às 9h no Youtube da Nith 

O tema é Passo 4: Desbravando a folha de pagamento, e tem como objetivo sanar todos os seus questionamentos sobre o assunto.  

A jornada começou no dia 06 de outubro e vai até o dia 14 de outubro. Confira os temas que já foram e serão abordados 

Passo 1 (06/10) às 09h: 3 Principais erros na Admissão do empregado
Passo 2 (07/10) às 09h: O que não te falaram sobre as férias
Passo 3 (08/10) às 09h: O maior desafio em fazer a rescisão do contrato
Passo 4 (09/10) às 09h: Desbravando a folha de pagamento
Passo 5 (10/10) às 09h: Encargos sociais e trabalhistas- Quanto um empregado vale?
Passo 6 (11/10) às 09h: Conhecendo a CTPS Digital – Ponto a ponto
Passo 7 (12/10) às 09h: eSocial– A era digital chegou
Passo 8 (13/10) às 09h: Resumão + Próximo passo da Jornada

E tem novidade, a Jornada terá um passo bônus que vai ocorrer no dia 14/10 às 9h, e vai ter como tema os impactos da LGPD no DP e o que muda nas rotinas. 

Clique aqui e inscreva-se. 

Se você não ainda viu o Passo 3, que abordou os desafios na hora da rescisão de contrato, deixa eu te contar a super novidade que foi divulgada no final. 

Estão abertas as pré-inscrições para o Curso Departamento Pessoal e eSocial do Zero.  

No curso vou vai aprender a fundo todos os assuntos que estão sendo abordados atualmente na Jornada 

Realizando a pré-inscrição você vai ser incluído em um grupo exclusivo que vai receber um bônus surpresa na hora da inscrição. 

Lembre-se que na área de Departamento Pessoal, sempre há mais a ser aprendido.  

Clique aqui e faça sua pré-inscrição.  

Publique seu artigo

Deixe uma resposta