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Que tal aprender a fazer o modelo contábil de acordo com a ITG 1000? Hoje em dia, as Microempresas e Empresas de Pequenos Porte elaboram demonstrações financeiras de acordo com essa norma, que é uma simplificação da NBC TG 1000, mas devemos ficar muito atentos nesse processo.

Isso porque, há penalidades para as empresas que são obrigadas a seguir estas normas. Vem com a gente aprender a fazer o modelo contábil de forma correta.

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ITG 1000 e seus detalhes

Essa norma se destina à microempresas que faturaram até R$ 360 mil e  empresas de pequeno porte que faturaram de R$ 360 mil a R$ 4 milhões. A primeira coisa para aderir ao ITG é que as companhias precisam ter escrituração observando sempre os princípios da contabilidade, que você aprende ainda no curso de graduação.

ITG 1000

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Lembrando que as receitas, despesas e os custos do período da entidade devem ser escriturados contabilmente. Os lançamentos contábeis devem ser feitos diariamente ou ao final de cada mês, desde que tenha livros ou outros registros auxiliares.

Para transações ou eventos materiais que não estejam cobertos da referida OTG, a entidade deve utilizar como referência os requisitos da ITG 2000 ou NBC TG 1000. Vale ressaltar que as empresas que aderem ao ITG 100 também são obrigadas a assinar uma carta de responsabilidade. Somado a isso, é possível substituí-la no Termo de Encerramento do Livro Diário.

Critérios e procedimentos contáveis da ITG 1000

O custo doe estoques deve compreender todos os custos de aquisição e outros incorridos para trazer os estoques ao seu local e condição de consumo ou venda. O custo dos estoques deve ser calculado considerando os custos individuais dos itens, sempre que possível.

Caso não seja possível, o custo dos estoques deve ser calculado por meio do uso do método “Primeiro que Entra, Primeiro que SAI” ou o método de custo médio ponderado.

A escolha entre o PEPS e o custo médio ponderado é uma política contábil definida pela entidade e, portanto, deve ser aplicada consistentemente entre os períodos.

Vale ressaltar que a norma determina que os estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o custo e o valor realizável líquido. Para estoques de produtos acabados, o valor realizável líquido corresponde ao valor estimado do preço de venda no custoo normal dos negócios, menos as despesas necessárias estimadas para a realização da venda.

Um item do ativo imobilizado deve ser inicialmente mensurado pelo seu custo. Já o custo ativo imobilizado compreende o seu preço de aquisição, incluindo impostos de importação e tributos não recuperáveis, além de quaisquer gastos incorridos diretamente atribuíveis ao esforço de trazê-lo para a sua condição de operação.

Quaisquer descontos ou abatimentos sobre o valor de aquisição devem ser deduzidos do custo do imobilizado. O valor depreciável (custo menor valor residual) do ativo imobilizado deve ser alocado ao resultado do período de uso, de modo uniforme ao longe de sua vida útil. É recomendável a adoção de método linear para cálculo de depreciação do imobilizado, por ser a forma mais simples.

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Se um item do ativo imobilizado apresentar evidências de desvalorização, passando a ser improvável que gerará benefícios econômicos futuros ao longo de sua vida útil, o seu valor contábil deve ser reduzido ao valor recuperável, mediante o reconhecimento de perda por desvalorização ou por não recuperabilidade.

Outro ponto importante que merece atenção está relacionado ao terreno que, geralmente, possui vida útil indefinida e, portanto, não deve ser depreciado. Edificação possui vida útil limitada e, portanto, deve ser depreciado.

Receitas, despesas e custos dentro do ITG 1000

As receitas de venda de produtos, mercadorias e serviços da entidade devem ser apresentadas líquidas dos tributos sobre produtos, mercadorias e serviços, bem como dos abatimentos e devoluções, conforme exemplificando no Anexo 3 da norma.

A receita de prestação de serviço deve ser reconhecida na proporção em que o serviço for prestado. Quando houver incerteza sobre o recebimento de valor a receber de clientes, deve ser feita uma estimativa de perda.

A perda estimada com os créditos de liquidação duvidosa deve ser reconhecida no resultado do período com redução do valor a receber de clientes por meio de conta de retificadora denominada “perda estimada com créditos de liquidação duvidosa”.

Planos de contas simplificado

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O Plano de Contas, mesmo que simplificado, deve ser elaborado considerando-se as especificidades e natureza das realizadas, bem como deve contemplar as necessidades de controle de informações no que se refere aos aspectos fiscais e gerenciais.

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