Mercado de Trabalho para o Profissional de Departamento Pessoal


ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

O avanço da tecnologia está tomando conta de vários setores no mercado de trabalho, mas dificilmente ela substituirá profissionais de determinadas áreas, como o Profissional de Departamento Pessoal, por exemplo.  

E sabe por quê?

Professor SA

Porque esse tipo de função é tão fundamental e possui atribuições tão  minuciosas que o mercado tem buscado a cada dia mais profissionais capacitados, antenados com as tendências e novidades e, claro, com sede de conhecimento. 

Professor SA

profissional de Departamento Pessoal

Com a Reforma Trabalhista e demais legislações que são publicadas frequentemente, você profissional do departamento pessoal, já pensou o que fazer para acompanhar essa evolução? É fácil? Não é! Você precisa estar qualificado e por dentro de todas atualizações para desempenhar o seu trabalho.

Os Profissionais de Departamento Pessoal lidam com o bem mais precioso de uma empresa: o ser humano! E, portanto, esta é uma carreira que continua sendo muito promissora, mesmo com um mercado, muitas vezes, instável!

Se você ainda tem dúvidas sobre qual carreira profissional seguir ou quer se aprimorar nesta área, está é a hora certa!

Crescimento do mercado para o Profissional de Departamento Pessoal

profissional de Departamento Pessoal

Mesmo com um período instável que vivemos nos últimos anos, o Departamento Pessoal é uma das áreas que vai na contramão da crise e está sempre  em crescimento. 

Mesmo com a terceirização desse serviço por parte de empresas de diferentes portes, muitas delas preferem contar com seu próprio setor de Departamento Pessoal.

Nesse sentido, terceirizado ou atuando dentro das empresas, o mercado de trabalho para esse tipo de profissional continua aquecido. Para você ter uma ideia, para 2020, o Banco Central estima que o setor privado deve liderar a recuperação no Brasil e a expansão econômica pode dobrar no próximo ano. Ou seja, com essa expectativa, a necessidade de mão de obra aumenta e, certamente, as empresas precisarão de profissionais de Departamento Pessoal qualificados. 

Então, que tal entender mais um pouco sobre essa área que e identifique as várias possibilidades que ela oferece.

Quais são as atividades do Profissional Departamento Pessoal?

Efetivação do contrato de trabalho

profissional de Departamento Pessoal

É muito comum nas empresas o empregador decidir aumentar o quadro de funcionários e contratar novos colaboradores.

Quando isto acontece, cabe aos profissionais de Departamento Pessoal efetivar o contratado de trabalho do novo colaborador. Sim, há diferenças entre os dois tipos de contrato e são os profissionais de Departamento Pessoal os responsáveis por garantir os direitos e os deveres a serem cumpridos tanto pelo colaborador quanto pela empresa contratante.

Administração do ponto e jornada de trabalho

É de responsabilidade do profissional de DP adequar as jornadas de acordo com a necessidade da companhia. As empresas que trabalham com horários no esquema de turno, por exemplo, precisam, sem dúvidas, que a jornada de trabalho seja pontuada e fiscalizada de forma muito assertiva.

A administração do ponto também é fundamental para complementar a fiscalização da jornada de trabalho. Por meio do ponto, o setor tem controle exato do horário de entrada e saída do colaborador, ausências e horas extras trabalhadas.

Controle das férias e licenças

Uma das principais preocupações do empregador é perder o controle das férias de seus colaboradores e ainda correr o risco de ter que pagar em dobro o valor de férias por ter vencido o período concessivo, ou seja, ter duas férias acumuladas.

Para evitar esse transtorno, os Profissionais de Departamento Pessoal têm por função controlar toda a planilha de férias dos colaboradores bem como das licenças, seja maternidade (no caso, das mulheres), licença prêmio ou quaisquer outras denominações.

Efetivação do processo demissional

E na hora do colaborador se desligar da empresa? Seja a pedido dele ou não, o fato é que o trabalho dos profissionais de Departamento Pessoal é crucial para a rescisão do contrato e para o cálculo do valor da rescisão.

Cabe ao setor pontuar todos cálculos e justificá-los de modo que ambas as partes (colaborador e empregador) não sejam prejudicadas e a rescisão do contrato siga as determinações das leis trabalhistas.

Está achando que são muitas as funções do Departamento Pessoal? Então, calma aí que têm mais…

Pagamento dos salários e comissões

Toda empresa tem a sua data base para o fechamento da folha de pagamento referente ao mês no qual será pago o salário do colaborador. Para isso, os Profissionais de Departamento Pessoal seguem à risca todas as outras funções, como controle de horas extras e administração do ponto, para conseguir calcular com êxito desde  o valor dos salários que serão pagos, incluindo os descontos, até os índices de comissões, quando necessário.

Gestão dos benefícios complementares

Quem não quer trabalhar numa empresa que ofereça vários benefícios, além do salário? Muito bom, não é mesmo?

Porém, estes benefícios, como auxílio médico ou fornecimento de cesta básica, precisam ser controlados e administrados pelo empregador. E toda esta gestão dos benefícios será feita pelo setor.

Salário do Profissional de Departamento Pessoal

A remuneração varia entre aproximadamente R$ 1.639,00 e R$ 2.790,00. Estes valores estão sendo praticados para os cargos de Assistente de Departamento Pessoal e Analista de Departamento Pessoal.

Formação de Analista de Departamento  Pessoal

profissional de Departamento Pessoal
Executive business woman in an office

Já conhece o curso de formação de Analista de Departamento Pessoal da Nith?

Se você deseja conquistar um dos cargos mais altos e bem-remunerados da área de Departamento Pessoal, ser reconhecido pelo seu conhecimento, conquistar um salário melhor (e maior), ter uma posição de destaque na empresa ou escritório contábil onde atuar, estar atualizado sobre a Legislação Trabalhista e Previdenciária atual, ser um profissional indispensável, conquistando as melhores vagas do mercado de trabalho, invista no curso de formação de Analista de Departamento Pessoal da Nith.

Seja um Analista de DP e multiplique seu salário em até 123% – em 3 meses.

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AGORA MESMO! 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a rotina e funções dos profissionais do Departamento Pessoal?

Mas não se esqueça que assim como em diversas áreas, a ética, diplomacia e bom relacionamento interpessoal contam pontos positivos para o perfil dos Profissionais do Departamento Pessoal, que estão, cada vez mais, em destaque no cenário das profissões mais promissoras do atual mercado de trabalho.

E ainda têm muito mais informações sobre o mercado de trabalho para os profissionais de Departamento Pessoal. Por isso, fique atento ao Blog da Nith que estaremos sempre trazendo mais dicas e dados importantes e interessantes para você ficar por dentro dessa carreira tão promissora!

Até breve!

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br 

Deixe uma resposta

Fechar Menu