Receba nossas notícias em seu e-mail:

eSocial e CTPS Digital: junção que veio para facilitar a vida do DP

No nosso novo artigo abordamos a desburocratização que ocorreu com a junção das informações da CTPS Digital com o eSocial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Carteira-Digital-no-Trabalho-Intermitente

As relações de trabalho já não são mais as mesmas há bastante tempo. Várias novidades surgiram, e continuam a surgir, para facilitar a vida dos dois lados: empregador e empregado.

Dois grandes exemplos disso são: a carteira de trabalho digital e o eSocial.

Os dois sistemas que já caminharam de maneiras distintas, hoje estão unificados. 

Essas novidades modernizam a relação empregatícia e facilitam o acesso às informações da carteira de trabalho. 

Desde 2019, as informações cadastradas pelo empregador no eSocial migram automaticamente para a carteira de trabalho digital do trabalhador. A CTPS Digital é alimentada com os dados informados pelos empregadores ao eSocial. 

Com isso, o DP não precisa preencher a carteira digital e muito menos a de papel, visto que, o sistema do Governo faz todo o processo de maneira automática.

Os registros efetuados pelo empregador no eSocial e em sistemas informatizados da CTPS Digital equivalem a todas as anotações relativas à CLT.

No entanto, alterações salariais, período de férias ou desligamento de funcionário não são exibidos na CTPS Digital imediatamente.

É preciso considerar o prazo de registro dessa informação no eSocial pelo empregador – em regra, até o dia 15 do mês seguinte à ocorrência para grande parte dos eventos, ou em 10 dias, para demissões

É essencial que o trabalhador acompanhe se tudo está correto, e caso encontre inconsistências, deve fazer uma solicitação para alteração dos dados.

Com a carteira digital e o eSocial, a relação de trabalho passa a ter mais segurança e facilidade, principalmente no caso de fiscalizações, uma vez que todos os dados ficam disponibilizados em uma plataforma digital.

Para mais informações sobre a CTPS Digital, consulte a página de perguntas frequentes.

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/oportunidades-mercado-de-trabalho-aumentar-renda-esocial/

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário