ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Com a finalização do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2020 no último dia 30 de junho, os contribuintes começam a ficar ansiosos para receber a restituição do IR 2020. A Receita Federal divulgou nessa semana, o calendário das restituições, que você confere aqui no nosso artigo. Vamos lá?

Prazo alterado para a entrega das declarações

Imposto de Renda

Vale lembrar que, em razão da pandemia do coronavírus, o prazo inicial para a entrega das declarações que era dia ** foi adiado para o dia 30 de junho.

nithflix

Com isso, o primeiro lote dos contribuintes que fizeram a declaração logo no começo da abertura do prazo já foi pago pela Receita Federal no dia 29 de maio.

Já os demais contribuintes entrarão nas etapas de recebimento, que seguem os mesmos critérios dos anos anteriores.

nithflix

Confira o calendário de restituição do IR2020:

  • 1° lote – 29 de maio de 2020
  • 2° lote – 30 de junho de 2020
  • 3° lote – 31 de julho de 2020
  • 4° lote – 31 de agosto de 2020
  • 5° lote – 30 de setembro de 2020

Contribuintes que tem direito à restituição do Imposto de Renda

Imposto de Renda

Tem direito à restituição do IR2020, os contribuintes que comprovaram alguma despesa dedutível como, por exemplo, despesas com saúde, além daqueles que tiveram Imposto de Renda retido na fonte a mais do que deveriam pagar à Receita Federal.

Sendo assim, a metodologia para devolução desses montantes é a restituição, que é feita por meio de depósito na conta corrente, que é indicada pelo contribuinte no processo de prestação de contas.

A ordem para o recebimento dos valores referentes à restituição do Imposto de Renda ocorre da seguinte forma:

  • Primeiramente, recebem os idosos acima de 80 anos e, posteriormente, os acima de 60 anos;
  • Depois é a vez dos portadores de doenças graves e contribuintes cuja maior fonte de renda seja proveniente do magistério;
  • Por último, os pagamentos serão feitos de acordo com os envios da declaração.

Como consultar a minha declaração do IR?

Imposto de Renda

Para acompanhar o andamento da declaração, saiba que é bem simples. Você precisará acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. No site, informe seu CPF, código de acesso e senha.

Se não tenha o código para acessar o sistema, é possível gerar um número novo no próprio site, clicando na opção “Primeiro Acesso”.

Mas para obter o novo código, você precisa ter em mãos os números dos recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos. Será necessário apresentar também os 10 primeiros dígitos do recibo no espaço indicado.

No site do e-CAC, clique o menu “Meu Imposto de Renda”, na lateral esquerda da tela. Depois disso, o sistema abrirá uma nova janela do seu navegador de internet.

Clique no menu “Processamento” e, em seguida, acesse o ícone em “Extrato do Processamento”, localizado logo abaixo dentro deste menu. Depois, basta clicar no ano que quer receber a informação.

Gostou do nosso artigo?  Então, aproveite e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os nossos cursos online.

Para não perder nenhuma novidade e ficar por dentro das últimas tendências, novidades e dicas, siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube, para ficar sempre muito bem informado.

Domine DP e eSocial de maneira definitiva e transforme desafios em oportunidades em 2020! Inscreva-se agora na Primeira Turma do Curso Online Formação de Especialista em DP e Social, Cresça na Carreira e crie Novas Fontes de Renda usando o seu conhecimento. Clique aqui e garanta sua vaga!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta