Receba nossas notícias em seu e-mail:

IR: Receita libera consultas ao 4º lote

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
imposto de renda 3

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

A Receita Federal liberou essa semana a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, referente ao ano de 2019. Ao todo, o pagamento para 4,47 milhões de contribuintes ocorrerá no dia 31 de agosto, totalizando R$ 5,7 bilhões.

Imposto de Renda

Para saber se você faz parte desse lote de restituição, as consultas podem ser feitas diretamente na página da Receita na internet, pelo telefone 146 e também no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

IR: quais os contribuintes que receberão o quarto lote?

Nessa etapa de pagamentos serão feitos contribuintes com prioridade legal, no valor de R$ 248 milhões, sendo eles:

  • Contribuintes entre 60 e 79 anos (36.155);
  • Idosos acima de 80 anos (6.633);
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (17.787);
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.308).

Vale lembrar que esse é o penúltimo lote regulares de restituições de 2020. O próximo lote será pago no dia 30 de setembro, segundo o cronograma de pagamentos da Receita Federal.

Malha fina: como saber se está enquadrado?

Imposto de Renda

Para o contribuinte que quer saber se caiu na está na malha fina, é possível acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal na página do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para ter acesso ao extrato do Imposto de Renda, você precisará utilizar o código de acesso gerado na própria página do órgão, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Extrato do IRPF 2020 – passo a passo

  • Acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
  • Insira os dados solicitados, como CPF ou CNPJ, código de acesso e senha;
  • Depois disso, basta acessar a opção “Declarações de Demonstrativos”, localizado no canto superior direito da tela;
  • Em seguida, escolha o ano da declaração e clicar na opção “Extrato” na aba “Situação”, encontrada no canto direito da tela;
  • Feito isso, o extrato do imposto de renda estará disponível para consulta e impressão pelo contribuinte.

Situação do extrato do IR

Imposto de Renda

Após gerado o extrato, é possível observar a situação do contribuinte em relação à declaração do Imposto de Renda. Para você entender o que significa cada status, confira aqui:

Em processamento: indica que a declaração já consta como recebida pela Receita, mas que ainda precisa ser processada;

Processada: nessa etapa a declaração ainda poderá passar pela chamada malha fina, que é quando há desconfiança em relação aos dados informados;

Em fila de restituição: essa etapa significa que a declaração foi totalmente processada e aprovada, além de indicar um quantitativo para restituição.

Com pendências: expressa as incompatibilidades das informações enviadas à Receita pelo contribuinte. Neste caso, é necessário que seja feita uma revisão quanto antes para evitar cair na malha fina;

Em análise: significa que a declaração aguarda pela documentação adicional exigida ao contribuinte ou que os documentos já enviados estão sendo novamente analisados;

Retificada: indica que a declaração em status “pendente” foi substituída pela retificadora;

Cancelada: indica que houve muitos problemas durante o processamento da declaração que será necessário o envio de uma nova, do zero. Neste caso, o documento anterior perde a validade;

Tratamento manual: significa que a declaração enviada necessita de documentação exclusiva. Para esse caso, a Receita envia um comunicado ao contribuinte informando sobre o caráter de exceção do documento.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Informações sempre necessárias, não é mesmo?

Continue acompanhando nosso blog, porque, aqui, você encontra os mais diversos temas relacionados às Áreas Trabalhista, Contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho.

E para você ter mais informações detalhadas sobre como elaborar o Mapa de Riscos na sua empresa ou para o cliente que a sua consultoria atende basta conferir a live sobre este assunto clicando aqui.

Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que já temos disponíveis! E se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos informações recentes sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.  Receba conteúdos gratuitos e materiais exclusivos. Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!

Deixe um comentário