Instrução Normativa Nº 1.907: alteração no cadastro do CAEPF

Instrução Normativa Nº 1.907 publicada no Diário Oficial de hoje, 15 de agosto de 2019, altera a Instrução Normativa RFB nº 1.828 que dispõe sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).

Confira abaixo a Instrução na íntegra:

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.907, DE 14 DE AGOSTO DE 2019

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.828, de 10 de setembro de 2018, que dispõe sobre o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).

O SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, SUBSTITUTO, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 327 do Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 430, de 9 de outubro de 2017, resolve, e tendo em vista o disposto na Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, resolve:

Art. 1º O art. 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.828, de 10 de setembro de 2018, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art 4º ………………………………………………………………………………………….

I – ………………………………………………………………………………………………….

………………………………………………………………………………………………………

c) titular de cartório, caso em que a matrícula será emitida no nome do titular, ainda que a respectiva serventia seja registrada no CNPJ;

d) pessoa física não produtor rural que adquire produção rural para venda, no varejo, a consumidor pessoa física, nos termos do inciso II do § 7º do art. 200 do Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999 – Regulamento da Previdência Social (RPS); e

e) perito aduaneiro.

………………………………………………………………………………………………” (NR)

Art. 2º O art. 6º da Instrução Normativa RFB nº 1.828, de 10 de setembro de 2018, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art 6º Para efeitos do disposto nesta Instrução Normativa, considera-se segurado especial o definido na Lei nº 8.212, de 1991”

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

JOÃO PAULO RAMOS FACHADA MARTINS DA SILVA

Fonte: DOU

eSocial

Matrícula CEI virou CAEPF e CNO!

Em 2019 iniciou as alterações da matrícula CEI, você sabe o que mudou?

Professor SA

Para as pessoas físicas a matrícula CEI passou a ser substituída pelo CAEPF (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física), que é um número sequencial vinculado ao CPF.

Já para as  obras de construção civil, que possuem responsáveis pessoas físicas ou jurídicas, a matrícula CEI passou a ser substituída pelo CNO (Cadastro Nacional de Obras).

Você precisa cumprir a obrigação do cadastro no CNO?

É preciso muita atenção para fazer corretamente a inscrição, as alterações e a baixa do CNO de acordo com a legislação vigente. E evitar problemas no momento da regularização da obra. 

Se você que ser um profissional de destaque ou ganhar uma renda extra atendendo empresas da Construção Civil, CLIQUE AQUI e garanta sua vaga no curso O que é e como fazer o CNO- Cadastro Nacional de Obras.

Você saberá em que situações deverá fazer o CNO, quando poderá fracionar a matrícula seja por PROJETO ou como proceder quando houver mais de uma empresa construtora. 

Não corra o risco de ser notificado e autuado pela Receita Federal do Brasil por não cumprir corretamente esta obrigação. Clique aqui e garanta sua vaga!

 

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu