Receba nossas notícias em seu e-mail:

Reabertura das Agências do INSS é adiada

INSS

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permanecem fechadas até o dia 14 de setembro, quando está prevista a retomada dos atendimentos presenciais. Com isso, os serviços continuam sendo oferecidos por meio de canais digitais disponibilizados pelo órgão. A portaria que estabelece o adiantamento da reabertura foi publicada nesta segunda-feira, 24 de agosto, no Diário Oficial.

INSS

INSS: Reabertura prorrogada

A decisão por manter o fechamento das agências do INSS prorrogação foi anunciada pelo Governo Federal na sexta-feira (21). Os atendimentos estão suspensos desde março devido a pandemia do coronavírus.

Desde então, a reabertura tem sido prorrogada pelo Instituto e pelo Ministério da Economia. Pela última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista para ontem, segunda-feira, 24 de agosto.

Serviços remotos e atendimento gradual

INSS

De acordo com o órgão, a retomada do expediente será feita de forma gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. Diante disso, as pessoas que precisam dos serviços da Previdência Social precisarão utilizar os canais Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone.

Vale lembrar que esses canais de atendimento continuarão sendo utilizados mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

Para a reabertura, segundo o INSS, cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As agências que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Procedimentos mais ágeis

INSS

Para agilizar os seus procedimentos, o INSS adotou o serviço chamado Exigência Expressa, que tem como finalidade a entrega de documentação para a análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto.

Os documentos devem ser entregues em urnas que foram colocadas na entrada das agências espalhadas por todo país, sendo que nelas devem ser depositadas cópias simples dos documentos solicitados na unidade da Previdência mais próxima de sua residência. No entanto, para o procedimento, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando nosso blog, porque, aqui, você encontra os mais diversos temas relacionados às Áreas Trabalhista, Contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho.

E para você ter mais informações detalhadas sobre como elaborar o Mapa de Riscos na sua empresa ou para o cliente que a sua consultoria atende basta conferir a live sobre este assunto clicando aqui.

Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que já temos disponíveis! E se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos informações recentes sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

 Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.  Receba conteúdos gratuitos e materiais exclusivos. Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!

 

Deixe um comentário