A Resolução Nº 699, que regulamenta a comprovação de vida e renovação de senha para os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bem como a prestação de informações por meio das instituições financeiras pagadoras, está publicada na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da União. O documento diz ainda que esse procedimento deve ser feito anualmente, independentemente da forma de recebimento do benefício.

“A comprovação de vida e a renovação de senha deverão ser efetuadas na instituição financeira pagadora do benefício, por meio de atendimento eletrônico com uso de biometria ou mediante a identificação por funcionário da instituição financeira ou ainda por qualquer meio definido pelo INSS que assegure a identificação do beneficiário”.

Procurador

No caso da comprovação ser feita por representante legal ou procurador, ele precisa estar previamente cadastrado no INSS e só poderá ser constituído nas seguintes situações do beneficiário: ausente do país, portador de moléstia contagiosa, com dificuldades de locomoção ou idoso acima de 80 anos.

Nos casos específicos de segurados com dificuldades de locomoção ou idosos acima de 80, a comprovação de vida poderá ser feita também por intermédio de pesquisa externa, mediante o comparecimento de um representante do INSS à residência ou local informado pelo beneficiário no requerimento feito ao instituto, pela Central 135, pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo INSS.

“A não realização anual da comprovação de vida ensejará o bloqueio do pagamento do benefício encaminhado à instituição financeira, o qual será desbloqueado, automaticamente, tão logo realizada a comprovação de vida”, diz ainda a resolução.

Fonte: Agência Brasil

nithflix nith

Benefícios do INSS

A Medida Provisória (MP) 871/19, convertida na Lei nº 13.846/19, ficou conhecida como a MP do pente-fino do INSS.

Essa lei trouxe muitas alterações e uma criteriosa revisão nos benefícios de pensão por morte, aposentadoria rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, benefícios assistenciais e auxílio-reclusão.

nithflix

O Governo está aumentando a fiscalização dos benefícios do INSS!

Já pensou saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, ter todas essas informações em apenas um único lugar?

Olha só, algo que é corriqueiro no escritório, são pessoas que querem saber quanto tempo falta para se aposentar, ou se já estão no tempo de solicitar o benefício.

Seria muito bom se você conseguisse ter essas informações mais facilmente, não seria?

Isso pode ser a sua salvação na rotina de trabalho, e ainda pode garantir uma renda extra prestando esses serviços para pessoas que você conheça.

Clique aqui e garanta sua vaga no Treinamento Minirreforma da Previdência, entenda todas as mudanças e torne-se um profissional INSUBSTITUÍVEL, além de garantir uma renda extra.

Trata-se de um treinamento rápido, completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise!

Publique seu artigo

Marileisa Gonçalves

Há 8 anos na área de departamento pessoal, atua como Analista de Conteúdo na Nith Treinamentos. Marileisa é Bacharel em Administração pela Univali e Especialista em eSocial pela Nith Treinamentos. Apaixonada por compartilhar conhecimentos e informações sobre a área trabalhista, dedica seu tempo em procurar o que há de mais novo para te entregar em primeira mão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu