ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Foi recomendado pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) a ampliação em cinco pontos percentuais do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) durante o estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União. No entanto, o documento não detalha de que forma o acréscimo será distribuído entre as modalidades cartão de crédito e empréstimo pessoal.

Aumento da margem consignável

crédito consignado

nithflix

Segundo informações do CNPS, a intenção é que a margem consignável, que é a parte do valor do benefício que pode ser comprometida com a parcela descontada diretamente do salário, tenha um aumento de 30% para 35%. Já para os beneficiários que utilizam o cartão de crédito consignado, o limite não sofrerá alteração e permanecerá em 5%.

Com essas mudanças, o valor mensal da aposentadoria ou pensão do INSS, que pode ser destinada ao pagamento desse tipo de dívida, deverá passar de 35% para 40%.

nithflix

Conversão em lei

crédito consignado

No entanto, para passar a valer essas novas margens, esse critério de pagamento precisa ser convertido em lei, que deverá ser proposta pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Vale lembrar que essas ações relacionadas ao crédito consignado do INSS têm sido constantes desde março, no início da pandemia.

No primeiro trimestre, o Conselho aprovou a redução do teto dos juros do empréstimo consignado em favor dos beneficiários, além da ampliação do prazo para o pagamento da dívida.

A taxa máxima cobrada pelo empréstimo com desconto no benefício passou de 2,08% para 1,80%. Somado a isso, a quantidade de parcelas mensais para pagar a dívida também foi alterada, passando de 72 para 84 meses.

Em junho, também ocorreu a criação da carência de 90 dias para o pagamento da primeira parcela e a ampliação do valor do limite para endividamento por meio do cartão de crédito consignado, passando de 140% para 160% do valor do benefício.

Crédito consignado

crédito consignado

Vale lembrar que o crédito consignado é a modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado automaticamente, direto no contracheque ou benefício INSS. Apresenta uma das menores taxas de juros presentes no mercado, por causa da baixa probabilidade de inadimplência.

Atualmente, 11,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS possuem contrato de empréstimos consignados. O aumento do limite do crédito faz parte do pacote de providências que estão em análise para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog, porque, aqui, você encontra os mais diversos temas relacionados às Áreas Trabalhista, Contábil, de Recursos Humanos e de Saúde e Segurança do Trabalho.

E para você ter informações mais detalhadas sobre os treinamentos e capacitações em EAD na SST basta conferir a live sobre este assunto clicando aqui. Aproveite também e acesse o site da Nith Treinamentos e veja todos os cursos online que já temos disponíveis!

E se você não quer perder nenhuma novidade da área, fique ligado também nas nossas redes sociais, pois sempre trazemos informações recentes sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.

Clique aqui e faça parte do Canal Oficial do Telegram, da Nith. No canal você terá acesso a aulas gratuitas, materiais para download, ebooks gratuitos, e grupo de discussão sobre Departamento Pessoal e eSocial!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta