Receba nossas notícias em seu e-mail:

Individualização de FGTS na versão SEFIP 5.4

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Olá, amigos, bom dia!
Compartilho abaixo informações sobre os procedimentos para quem precisa fazer individualização de FGTS na versão do SEFIP 5.4. As informações são da própria CEF (Florianópolis):

————————————————————
Prezado(a)

Segue passo a passo para individualização de recolhimentos FGTS na versão 5.4 do SEFIP e atualização do Sistema Operacional Windows em caso de impossibilidade de acesso ao portal EMPREGADOR do Conectividade Social ICP.

I – PASSO A PASSO PARA INDIVIDUALIZAÇÃO DE RECOLHIMENTOS FGTS NA VERSÃO 5.4:

1º Passo – Download dos Aplicativos:

– capturar da página da Caixa, no caminho DOWNLOAD/FGTS/SEFIP GRF, os aplicativos de instalação da versão 5.0, KITSFP50.EXE ou SEFIP50.EXE, e de atualização para versão 5.4, SEFIP54.EXE.

2º Passo – Instalação da versão 5.0:

– Executar o aplicativo capturado, que pode ser o KITSFP50.EXE ou o SEFIP50.EXE;

– Executar o aplicativo INSTALA5.EXE, extraído do arquivo anterior, para efetivar a instalação.

3º Passo – Atualização para versão 5.4:

– Executar o aplicativo SEFIP54.EXE, para extrair o SEFIP540.EXE;

– Executar o aplicativo SEFIP540.EXE, para atualização da versão do SEFIP, de 5.0 para 5.4.

Outras Informações:

No momento em que o SEFIP 5.0 é instalado, é apresentada uma janela para seleção do sistema operacional do micro, com as opções DOS/WIN 3.X, WINDOWS 95/98 e WINDOWS NT 4.0.

Nos microcomputadores atuais, com sistemas operacionais mais recentes , o usuário deverá optar por WINDOWS NT 4.0.

Com isso, surgirá uma mensagem de erro, onde o aplicativo de instalação informa não ter encontrado o arquivo HIMEM.SYS no diretório do sistema operacional do WINDOWS NT, e apresenta um campo com o caminho C:WINNT, sugerindo a digitação do termo SYSTEM32 (C:WINNTSYSTEM32).

Como os sistemas operacionais atuais não apresentam a pasta C:WINNT, deve-se substituir este caminho para C:WINDOWS e digitar em seguida o termo SYSTEM32, ficando no campo de localização, C:WINDOWSSYSTEM32. Após, digitar ENTER.

Surgirá em seguida a mesma mensagem de erro, desta vez para localizar o arquivo EGA.CPI, quando deverá adotar-se os mesmos procedimentos.

A instalação da versão 5.0 e atualização para a 5.4, não elimina a versão atual, pois além de utilizarem plataformas diferentes, DOS e Plataforma Gráfica (windows), são gravados em pastas diferentes. Enquanto a versão DOS é instalada na pasta C:CAIXASEFIP, a versão em Plataforma Gráfica encontra-se na pasta C:ARQUIVOS DE PROGRAMACAIXASEFIP.

Os critérios de localização dos arquivos pelo Conectividade Social, no momento da transmissão, são os mesmos, bastando indicar o caminho em que cada um foi gravado.

No caso específico da versão 5.4, quando for executado o fechamento do movimento, o SEFIP pede para que o usuário informe a letra D para gravação do arquivo em DISQUETE, ou T para TRANSMISSÃO. Deve ser digitado T, para que o SEFIP grave o arquivo a ser transmitido na pasta C:CAIXASEFIP, onde deverá ser localizado pelo Conectividade Social.

O arquivo SEFIP a ser transmitido, gerado na versão DOS 5.4, apresenta-se com o nome SEFIPCR.RE, ao passo que o gerado na versão 8.4 é gravado com o nome * .SFP.

Caso a transmissão do arquivo gerado pela versão 5.4 for efetuada em outro equipamento, devem ser gravados na mídia os seguintes arquivos:

– SEFIPCR.RE

– SEFIPCR.VG

– SEFIPCT.RE

– SEFIPCT.VG

Esses quatro arquivos devem estar presentes no mesmo local de origem da transmissão (HD, pen drive, cd, etc).

Lembramos que o arquivo gerado na referida versão, também é aceito pelo Conectividade Social ICP para transmissão.

Salientamos que esta versão não é recepcionada pela Receita Federal, devendo ser enviado também arquivo SEFIP gerado na versão atual, com todos os trabalhadores na MODALIDADE 9.

II – ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS:

Segundo parecer de técnicos da Microsoft, a mensagem de erro ao acessar o Menu EMPREGADOR, onde é informado que A PÁGINA NÃO PODE SER EXIBIDA, é apresentada aos usuários que utilizam o Sistema Operacional Windows sem as suas devidas atualizações. Por esse motivo, os usuários que utilizam o navegador Internet Explorer atualizado ou outros navegadores conseguem o acesso normal ao portal empregador.

Para regularização do acesso ao portal, sugerimos a V.Sa, acessar o link http://support.microsoft.com/kb/2541763/pt-br, realizar o download do hotfix WindowsXP-KB2541763-x86-PTB.exe, e atualizar o sistema operacional.

O hotfix disponibilizado regulariza as ocorrências nos ambientes Windows XP, Windows Vista e Windows Server 2008. Para o ambiente Windows 7, não há atualizador específico, basta a atualização normal do navegador. Para o Windows 2003, não existe atualização.

Ressaltamos que, tanto o problema quanto a sua solução, são de responsabilidade da Microsoft. Por este motivo, caberá a V.Sa decidir pela atualização ou não do sistema operacional.

Atenciosamente

José Célio Bento
Assistente
Dulce T S Bittencourt
Coordenadora
CAIXA – GIFUG/FL
——————————————————————

7 comentários em “Individualização de FGTS na versão SEFIP 5.4”

  1. A individualização é feita no programa 8.40 a partir de uma determinada data, por isso a individualização atual deu certo. De uma determinada data anterior a 2002 se não me engano, deve ser feita no programa 5.40.

    Responder

Deixe um comentário