Receba nossas notícias em seu e-mail:

Você entende a importância do eSocial para o Departamento Pessoal?

Quem trabalha no Departamento Pessoal precisa se adaptar e entender cada vez mais como funciona o eSocial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
nota técnica
Quem trabalha no Departamento Pessoal precisa se adaptar e entender cada vez mais como funciona o eSocial.  

Assim como abordamos no nosso segundo artigo sobre DP, os profissionais da área precisam abandonar de vez a crença de que o eSocial vai acabar e se dedicar a conhecer sempre mais sobre o sistema. 

Afinal, é necessário utilizar a plataforma para transmitir todas as informações que o governo necessita e, consequentemente, cobra. 

As empresas, por intermédio do Departamento Pessoal, devem utilizar o eSocial para informar a contratação ou desligamento de funcionários, além de registrar os pagamentos relacionados à contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o recolhimento ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), dentre outras funções. 

Como resultado dessa implementação do eSocial, diversas mudanças aconteceram nos processos internos das empresas, nas fiscalizações por instituições públicas e na manutenção dos direitos dos colaboradores. 

Entre os impactos do eSocial no DP, podemos citar: 

1. Simplificação das atividades 

Antes do eSocial, se fazia necessário processar um grande número de documentos e entregá-los para órgãos como INSS e Ministério do Trabalho. Agora tudo precisa ser enviado, apenas, ao sistema de escrituração. 

2. Aprimoramento da gestão organizacional 

Uma vez que todas as informações pertinentes da empresa estão dispostas em forma de dados, no eSocial, os gestores têm acesso a elas mais facilmente. A própria análise da informação é simplificada, o que facilita as tomadas de decisões por parte do DP. 

3. Economia  

Como todas as informações da empresa estão registradas em um ambiente digital, o gasto em papel deixará de ser necessário. A implementação do sistema também abre portas para uma economia de espaço, pois a conservação dos arquivos não é mais feita em ambientes físicos. 

4. Racionalização dos processos 

Por meio do eSocial, informações referentes aos funcionários são incluídas uma única vez, criando uma só guia, e poderão ser acessadas por qualquer um dos órgãos participantes, tornando os processos bem mais eficientes. 

5. Transparência e segurança jurídica 

No eSocial, toda informação necessária está disponível em uma fonte segura de dados, portanto, ela serve como uma garantia perante o fisco e dificulta que possíveis decisões arbitrárias prejudiquem a empresa. 

Com todos esses impactos, podemos entender a importância desse sistema e como ele trouxe mais organização, agilidade, eficiência e modernidade para o setor de Departamento Pessoal. 

Outro artigo de interesse: https://blog.nith.com.br/aviso-previo-tudo-que-o-dp-precisa-saber/
Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas? Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: Youtube, Instagram e Facebook

Deixe um comentário