Receba nossas notícias em seu e-mail:

A importância da saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho

saúde trabalhador

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Além de oferecer boas condições de trabalho, o empregador também é responsável por garantir a saúde dos seus trabalhadores nos mais diferentes aspectos.

Nesse sentido, a Segurança e Medicina do Trabalho entra em cena para proteger de forma mental e física os colaboradores, buscando sempre melhorar as condições de trabalho.

saúde trabalhador

Para você entender os motivos pelos quais a sua empresa deve investir na saúde dos seus trabalhadores, confira esse artigo que preparamos para você.

Por que promover a saúde dos trabalhadores nas empresas?

A preservação e os cuidados com a saúde do trabalhador devem começar dentro das empresas, por meio de programas, inciativas e ações que incentivem e valorizem os cuidados com a saúde de forma contínua.

A saúde ocupacional é uma estratégia importantíssima para garantir o bem-estar dos colaboradores e aumentar a produtividade, a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho.

Um dos objetivos de promover a saúde dos trabalhadores é garantir que eles estejam na sua perfeita forma física e mental, buscando sempre a diminuição dos percentuais de adoecimentos ou até condições mais graves.

Além disso, ações específicas proporcionam um avanço na qualidade das relações de trabalho, garantem uma melhor qualidade de vida e também contribuem para a valorização profissional no ambiente de trabalho.

Sem contar que a saúde dos eu trabalhador refletirá também no convívio social fora da empresa, o que garante uma boa saúde mental em todos os ambientes.

Prevenção da saúde do trabalhador

saúde trabalhador

  • Incentive e proporcione uma alimentação saudável;
  • Estabeleça rotinas de conferencia e orientação quanto os cuidados com a hipertensão;
  • Faça campanhas regulares contra o fumo;
  • Estimule e proporcione a prática de atividades físicas.
  • Proporcione momentos de descanso;
  • Incentive consultas médicas.

Cuidados que sua empresa deve ter com a saúde dos colaboradores

Independentemente do setor, a prevenção e riscos de acidente no local de trabalho é primordial. Procure checar sempre como estão os ambientes, a fim de prevenir possíveis riscos. Promova a realização de campanhas que estimulem a conscientização à saúde no local de trabalho.

Os cuidados com a saúde mental também entram na lista. Aliás, doenças mentais têm aumentado consideravelmente em todo mundo, já que é considerada o mal do século.

Estimule os líderes a investir em medidas para a redução de estresse no ambiente de trabalho, uma vez que ele é um dos motivos para o aparecimento de doenças psicológicas e até físicas.

Muitas pessoas não conseguem lidar com pressão no trabalho e acabam carregando toda essa situação negativa para sua vida pessoal, o que gera outros problemas, inclusive, familiares.

Por que investir na saúde do colaborador?

saúde trabalhador

Simplesmente porque a saúde dos trabalhadores tem um grande impacto na motivação e nos lucros da empresa. Nesse sentido, a produtividade é a primeira a ser afetada.

Inclusive, muitos estudos já comprovaram que o desempenho do colaborador aumenta muito, em razão dos aspectos de melhorias em relação a saúde.

Os benefícios de garantir a saúde e manter seus empregados comprometidos são os mais variados, como a empresa passa a ser reconhecida, é mais preparada e organizada para a competitividade do mercado, além aumentar a lucratividade.

Não pense que cuidar da saúde do empregado é um gasto. Nada disso! Proporcionar qualidade de vida aos seus trabalhadores é uma forma da empresa transmitir um ambiente de trabalho para que ele se sinta bem e seja desenvolvido de forma profissional e pessoal.

Como sua empresa tem cuidado dos trabalhadores? Os profissionais de Recursos Humanos e a diretoria já perceberam que esse tipo de atenção trará benefícios à empresa?

Se a resposta for não, é bom começar a pensar diferente e garantir a saúde do trabalhador, pois só assim a sua empresa garantirá um desenvolvimento sustentável.

Gostou destes esclarecimentos que trouxemos nesse artigo?

Ainda temos muito mais para explicar a você sobre este assunto! Basta assistir a LIVE que disponibilizamos no nosso canal do YouTube e fique bem informado!

Aproveite e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os cursos online que ela oferece para quem quer aprender com quem entende e tornar-se um profissional de destaque no setor em que atua.

Fique atento também às nossas redes sociais, pois sempre trazemos novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país.

Siga-nos no Facebook, no Instagram e no nosso canal no Youtube. Aproveite para acessar o site da Nith Treinamentos e confira todos os nossos cursos online, que já estão disponíveis.

Aproveite para conhecer profundamente sobre as Medidas Provisórias de enfrentamento da crise do Covid-19.

Inscreva-se no curso AO VIVO Medidas Preventivas Trabalhistas e o COVID 19 – Aspectos Práticos e Teóricos das MP’s  927, 936 e 946, que vai acontecer no dia 09 de maio, 13h às 18h.

As aulas são atualizadas com base nas medidas promovidas pela MP 927/936 e 946 de 2020.
Com comentários práticos, o curso abordará as Medidas Provisórias nº 927, 928, 944 e 945/2020, as quais previram medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do Covid-19 (Coronavírus), empréstimos para pagamento de folhas de salários.

Como também abordará a MP 936/2020, consistente no pagamento de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, na redução proporcional de jornada de trabalho e de salários e na suspensão temporária do contrato de trabalho e a MP nº 946, a qual trata da extinção do PIS-PASEP e hipóteses de saque do FGTS.

O curso ao vivo vai acontecer no dia 9 de maio. A aula começa às 13h e termina às 18h. É literalmente uma IMERSÃO!

Veja todas as suas vantagens:

A TRANSMISSÃO É 100% ONLINE!
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 5 HORAS.
ACESSO AOS SLIDES DE TODO O CONTEÚDO.
AULAS DISPONÍVEIS ATÉ ÀS 23h59H DO DIA 10/05/2020

Clique aqui e inscreva-se. Vagas limitadas.

 

Deixe um comentário