A importância da Auditoria Trabalhista após o e-Social

ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Estar sempre em dia com as regras trabahistas é primordial para empresas de qualquer segmento. Com o e-Social, é preciso ficar ainda mais atento com todas as rotinas que envolvem as questões trabalhistas.

E por mais que o e-Social tenha como principal objetivo facilitar o trabalho de quem atua no setor do Departamento Pessoal e também dos profissionais de contabilidade, ainda têm muitos profissionais destes setores errando e falhando devido a esta mudança.

Professor SA

esocial

Professor SA

É preciso entender e deixar claro que a Auditoria Trabalhista e Previdenciária é uma função que está modificando – e muito! – o cotidiano das empresas.

Isso porque, ao ser aplicada, essa auditoria consegue evitar a chegada de multas e autuações às empresas e ainda contribui diretamente para que os profissionais do Departamento Pessoal e de Contabilidade avancem na carreira.

Afinal, o auditor trabalhista capacitado e atualizado vem sendo muito bem remunerado pelas empresas contratantes com salários que podem chegar até R$ 10 mil mensais.

A Auditoria Trabalhista e Previdenciária é de extrema importância na rotina de uma empresa que queira funcionar do modo mais idôneo possível e livre de problemas contábeis, trabalhistas e previdenciários, que prejudiquem a empresa, sua reputação e suas finanças.

Então, vamos entender melhor sobre a Auditoria Trabalhista e Previdenciária aliada ao e-Social.

O que é auditoria trabalhista e previdenciária?

e social

Se você ainda tem pouca experiência como profissional de contabilidade, vamos pontuar aqui a resposta desse título e reforçá-la para quem já tem experiência.

A Auditoria Trabalhista e Previdenciária analisa criteriosamente todas as operações trabalhistas e os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores.

Ainda cabe ao auditor trabalhista e previdenciário emitir o parecer com as possíveis irregularidades e, a partir daí, apontar caminhos que melhorem essa situação.

A Auditoria Trabalhista e Previdenciária é uma forma de prevenir e reduzir os custos e riscos de uma empresa na área trabalhista. Até porque, as empresas buscam a todo momento prevenir autuações e multas. Para isso, elas precisam de uma análise preventiva das informações trabalhistas que vão compor o e-Social.

Qual o papel da Auditoria Trabalhista no e-Social?

e social

A rotina de fiscalização nas empresas está em processo de mudança com a implantação do e-Social. Tudo passará a ser de maneira digital. Bastará o acesso ao e-Social para que todas as informações contábeis, previdenciárias e trabalhistas de uma empresa sejam disponibilizadas.

E será exatamente aí que a Auditoria Trabalhista e Previdenciária terá seu papel.

Todos os departamentos de uma empresa são conectados pela Auditoria Trabalhista juntamente com o cumprimento de todos os processos que envolvam a gestão de pessoas a fim de garantir qualidade na administração.

Já imaginou uma empresa onde dívidas trabalhistas precisem ser quitadas e para isso seja necessário que os proprietários ou seus sócios paguem com seus bens pessoais?

Nenhum empresário quer enfrentar essa situação, não é mesmo?

Portanto, o papel da Auditoria Trabalhista e Previdenciária é justamente esse: analisar com critério todas as rotinas da empresa em seus departamentos e verificar se ela aderiu de fato à legislação que rege os direitos e deveres trabalhistas tanto de empregados quanto dos empregadores.

Mas não basta apenas analisar, verificar e pontuar o cumprimento de obrigações conforme as leis trabalhistas e reduzir as reclamações trabalhistas.

É fundamental também que a Auditoria Trabalhista e Previdenciária elabore um relatório no qual estejam citadas todas as possíveis punições que a empresa possa sofrer por causa das não conformidades que tenham sido identificadas e, claro, estejam pontuadas também todas as possíveis soluções que a empresa pode aplicar a fim de fugir das autuações e multas.

Auditoria Trabalhista previne infrações

e social

Com a implantação do e-Social, as Auditorias Trabalhistas tiveram seu papel mais evidenciado dentro das empresas.

E, claro, ela previne, sim, infrações e ajuda a empresa a fugir de multas.

Além da análise minuciosa feita em documentos, a auditoria trabalhista concede atenção ampla a relação entre empregador e empregado, como estão os vínculos trabalhistas e o cumprimento da legislação por ambas as partes.

Mais do que prevenir infrações e aplicações de multas, a Auditoria Trabalhista aliada ao e-Social busca diminuir os erros e os prejuízos das rotinas analiadas evitando, assim, a formalização das reclamações trabalhistas e também melhora a relação trabalhista entre funcionário e empresa.

Fiscalização do e-Social mais ativa

Desde janeiro do ano passado, o e-Social está implantado em milhares de empresas pelo país, ficando fora dessa obrigatoriedade apenas os órgãos públicos (Grupo 3) .

Com isso, aumenta a transparência das medidas tomadas pelas empresas e também a percepção de riscos.  Vamos lembrar que antes do e-Social as empresas tinham que prestar as informações várias vezes ao longo do ano.

Por exemplo, quando um funcionário era admitido por uma empresa sua admissão tinha que ser registrada em quatro documentos diferentes: na Carteira de Trabalho, no Livro de Registro de Empregados, na Guia de Recolhimento do FGTS e no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Com a implantação do e-Social essa informação sobre a admissão do funcionário será passada uma única vez obedecendo ao cumprimento dos prazos para enviar cada informação. Este prazo tem de ser cumprido rigorosamente.

Se antes da chegada do e-Social o número de Auditores Trabalhistas era baixo e, portanto, a fiscalização era morosa, a situação se inverteu totalmente.

O e-Social torna a fiscalização mais ativa, porque, além das obrigações terem de ser cumpridas no prazo legal, elas também precisam obrigatoriamente ser informadas ao e-Social de modo eletrônico.

Caso contrário, as empresas correm o risco de serem multadas e sofrerem todas as punições, já que as empresas estão mais expostas.

Entrega de relatório

Justamente por causa dessa exposição das empresas ao e-Social e à fiscalização mais rígida e constante, o trabalho da Auditoria Trabalhista tornou-se fundamental dentro das empresas.

Para que ela seja eficiente e traga resultados positivos, a Auditoria Trabalhista precisa identificar com clareza todos os dados que vão fazer parte do relatório final.

Isso envolverá os funcionários que atuam no Departamento Pessoal da empresa para que sejam discutidos todos os itens levantados pela Auditoria Trabalhista.

Dessa forma, evita-se ter que refazer o relatório final por causa de informações incorretas ou dúvidas que não tenham sido sanadas.

Contudo, o relatório final da Auditoria Trabalhista precisa trazer soluções para as empresas quando há falhas na relação trabalhista entre empregador e empregados.

Conclusão

Neste artigo, verificamos a importância da Auditoria Trabalhista e Previdenciária nas empresas que já utilizam o e-Social.

A rigidez nas fiscalizações e a necessidade de evitar todo e qualquer tipo de autuação e multa exigem que a Auditoria Trabalhista seja feita.

Até breve!

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu