ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA VER DEPOIS

Alta produtividade trabalhando em casa parece ser uma conta que não fecha? Você tem esse receio?  De fato, o home office vem ganhando espaço nos últimos anos com os avanços da tecnologia que permite trabalhar fora do expediente de um escritório ou de uma empresa.

Mas trabalhar no conforto de casa tem lá seus perigos. Um deles é não conseguir a alta produtividade que é necessária para o êxito dos serviços e das tarefas a serem cumpridos. Inclusive, no cumprimento de prazos.

Afinal, o que é alta produtividade no trabalho?

Produtividade é uma prática que envolve várias ferramentas, desde o investimento que será feito para ter o home office mais prático e funcional possível até o conhecimento necessário para lidar com novos desafios.

Produtividade é muito mais que um simples conceito. Também não significa ter que ampliar o número de horas em que você se dedica ao trabalho. Muitas horas atuando numa tarefa nem sempre significa alta produtividade.

nithflix nith

A alta produtividade, na verdade, é consequência da produtividade contínua e eficaz. Quanto melhor as horas do seu trabalho forem ocupadas e utilizadas pelos afazeres corretos, mais alta é sua produtividade!

Ter uma produção alta em home office é mais desafiador ainda porque as distrações são inúmeras. Afinal, você está no conforto e aconchego da sua casa com todos os atrativos à sua disposição…

nithflix

home office

Organização e Produtividade no Home Office

Essas duas palavras são fundamentais quando o assunto é a alta produtividade ao trabalhar em casa. E acredite! A produtividade no home office só vai começar a fluir se houver organização. Total!

Seja no número de horas que você irá dedicar ao trabalho, quais serão as prioridades das suas tarefas no trabalho home office até a organização do local onde você ficará trabalhando na sua casa. Nada de bagunça, hein!

A organização é a chave do sucesso para a alta produtividade no trabalho home office. 

Você já definiu, por exemplo, um horário para dar início às suas atividades e tarefas? Já cronometrou o tempo que demora para você sair da cama, tomar café e ir para o home office?

Então, continue lendo esse artigo, porque agora vamos dar algumas dicas para ajudar você no alcance da sua alta produtividade enquanto trabalha em casa. Anote tudo aí e siga firme nas nossas orientações, ok?

5 dicas valiosas para aprender a ter alta produtividade no home office

Chega de procrastinar suas tarefas e ficar assistindo seriados ou filmes no meio do seu expediente home office! Entenda as 5 principais dicas que trazemos agora para você.

home office

  1. Reserve um ambiente que seja exclusivo para seu trabalho

Invista em um bom computador que suporte todas as tarefas e arquivos que você irá usar. Isso é essencial. Também tenha uma excelente internet que não pare ou trave a todo instante comprometendo sua produtividade.

O conforto e a ergonomia de uma boa cadeira também precisam ser levados em conta. Afinal, você ficará muitas horas sentado – de dia e de noite também. Portanto, não se trata de um luxo, mas, sim, de uma necessidade.

Para ajudar na organização, pendure um quadro de cortiça na parede e coloque nele todos os avisos e lembretes do que precisa ser feito ao longo do dia, durante seu trabalho, e não perca nenhum prazo ou compromisso.

produtividade no trabalho

  1. Defina horários para cada etapa das suas atividades

Sabemos que é difícil para quem trabalha home office estipular horários certeiros para a execução das atividades. Ao trabalhar em casa, muitas vezes, avançamos noites adentro cumprindo tarefas.

Mas é preciso tentar sempre buscar uma organização dos horários a fim de evitar, ao máximo, a procrastinação e garantir a alta produtividade.

Logo pela manhã, defina quais são as tarefas mais importantes e urgentes e tente cumpri-las nesse período, deixando a tarde para outros afazeres, reuniões, visitas e contatos com clientes, responder e-mails e telefonemas.

O inverso também poderá acontecer. Usar as horas da manhã para afazeres diversos, telefonemas importantes, reuniões e demais contatos, e cumprir no período da tarde as atividades do dia.

A decisão dependerá sempre do seu ritmo de trabalho e do volume de demandas que haverá no dia. O importante é: defina horários.

  1. Fuja sempre das distrações

Eis aqui um dos principais e mais corriqueiros perigos para quem trabalha home office e busca por alta produtividade.

As distrações são inúmeras: programas de TV, seriados e filmes, bate papo com amigos em aplicativos, aquela olhadinha nas redes sociais, um ataque de gula à geladeira, um cochilo no meio da tarde, enfim…

Todas essas tentações vão te provocar muito ao trabalhar home office. Mas é preciso fugir delas com determinação. Caso contrário, qualquer produtividade será comprometida e todo trabalho irá se acumular!

Lembre-se e mantenha o foco nas suas metas. Há prazos para serem cumpridos e você quer ser um excelente trabalhador home office, não é mesmo?

gfip

  1. Crie planilhas para visualizar sua produtividade

Elabore suas próprias planilhas usando o Excel ou o Google Sheets. Em cada uma delas especifique o que é preciso ser feito naquele dia, qual é o prazo de entrega e todas as demais atividades de acordo com suas importâncias.

Divida os horários para cada tarefa e estipule isso também na planilha. Certamente, ficará mais fácil de visualizar qual será seu fluxo de trabalho naquele dia e organizar suas ideias.

produtividade no trabalho 4

  1. Saiba a hora de parar ou descansar

Parar um pouco para aliviar a tensão do trabalho ou relaxar para retomar as ideias não é sinal de procrastinação. Essas pausas são saudáveis e necessárias para que se tenha alta produtividade no trabalho home office.

Não trabalhe na condição de exaustão! Seu cérebro e seus olhos precisam e merecem um descanso. Portanto, saiba quando é hora de  dar essa pausa no trabalho e vá, sim, tomar um café ou um suco ou, até mesmo, tomar um banho.

Esteja certo de que, após essas pausas, sem procrastinação, você voltará com novas energias e mente renovada para o foco do trabalho e será muito mais fácil e prazerosa manter a produtividade na execução das tarefas.

home office

Quer trabalhar home office ou mudar sua área de atuação?

E se você ainda não trabalha home office ou quer mudar de área de atuação saiba que há muitos cursos que capacitam os profissionais para atuarem no mercado de trabalho no conforto de suas casas.

A área contábil e fiscal é uma das que mais crescem neste segmento de home office, já que os contadores e profissionais desse setor podem executar as atividades de maneira home office.

Principalmente, se prestarem serviços para outras empresas que precisam de um auditor fiscal, por exemplo, ou de um especialista em eSocial. A Nith Treinamentos oferece dezenas de cursos para este segmento.

Conheça os cursos todos os cursos que a Nith Treinamentos oferece, escolha qual se adequa ao seu perfil profissional e avança na sua carreira trabalhando home office com alta produtividade.

Gostou desse artigo? Então, fique sempre atento e acompanhando o Blog da Nith para saber muito mais dicas valiosas como estas.

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Estagiária na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu