Receba nossas notícias em seu e-mail:

Giro Nith #1: Semana de 4 dias e Fim SICALC Web

A Receita Federal atualizou o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SICALC) que é acessado diretamente pelo site da Receita na internet, sem a necessidade de realizar download ou instalar programas, para emissão de Documentos de Arrecadação de Receita Federais (DARF)...
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
SICALCWEB

Semana de 4 dias de trabalho é sucesso pelo mundo

Empresas ao redor do mundo vêm implantando a semana de quatro dias de trabalho, seja em forma de teste para avaliar os resultados ou de forma definitiva.

Brasil

No Brasil, a empresa de produtos pet Zee.Dog adotou esse novo modelo de jornada em março do ano passado para assim aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários.

A semana de trabalho reduzida foi chamada de #NoWorkWednesday, em que os funcionários tiram as quartas-feiras de folga. A ideia permite que cada colaborador se organize nos 4 dias para entregar suas demandas e atividades.

O desafio da empresa foi adaptar o modelo ao Brasil devido à grande quantidade de feriados. Mas foi decidido que, quando houver uma semana com feriado, a quarta-feira contará como dia normal de trabalho.

Pesquisa feita após a primeira semana da nova escala de trabalho mostrou que 100% dos funcionários ficaram satisfeitos e entregaram todas as tarefas dentro dos prazos.

Islândia

A Islândia testou uma semana de trabalho de apenas quatro dias. O resultado foi que a produtividade foi a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho.

A jornada semanal de 40 horas passou para 35 ou 36 horas, com os trabalhadores recebendo a mesma remuneração. Os resultados levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho, e 86% da força de trabalho mudou as escalas para menos horas trabalhadas, mas com a manutenção dos salários.

Além disso, os trabalhadores relataram se sentir menos estressados ou com menor risco de esgotamento. Houve ainda melhora na saúde e maior equilíbrio entre vida profissional e familiar.

Espanha, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão

A Espanha está testando uma semana de trabalho de quatro dias para as empresas, em parte devido aos desafios do coronavírus.

E a Unilever na Nova Zelândia também está dando aos funcionários a chance de reduzir suas horas de expediente em 20% sem prejudicar o salário.

Em maio, um relatório encomendado pela campanha da 4 Day Week da Platform London sugeriu que menos horas de trabalho poderiam reduzir as emissões de carbono no Reino Unido.

No Japão, a empresa Microsoft  conduziu um experimento de quatro dias úteis que durou um mês em agosto de 2019.

A estratégia teve o objetivo de melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho de seus funcionários.

Ao implantar o fim de semana com três dias, a Microsoft descobriu que, ao diminuir horas na semana de trabalho, a produtividade teve um aumento expressivo. Os 2.300 funcionários tiveram todas as sextas-feiras de folga. E a produtividade aumentou 40% no período.

2. SICALC Web: Mudanças na nova versão do sistema de emissão de DARF

A Receita Federal atualizou o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SICALC) que é acessado diretamente pelo site da Receita na internet, sem a necessidade de realizar download ou instalar programas, para emissão de Documentos de Arrecadação de Receita Federais (DARF).

SICALCWEB
Nova Versão SICALCWEB

A nova versão do SICALC Web permite a emissão do DARF com um padrão de código de barras, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

A implementação do SICALC para todas as receitas está sendo feita de forma gradativa, pois exige alterações também nos sistemas de controle da dívida tributária.

Com a nova versão do sistema web, o programa SICALC Autoatendimento, que precisava ser baixado e instalado pelo usuário, foi desativado e não receberá novas atualizações.

Outro artigo de interesse: Auxílio Emergencial: Benefício é prorrogado por mais 3 meses (nith.com.br)

Quer continuar tendo acesso a conteúdos práticos e atualizados, notícias, e lives exclusivas?

Então continue acompanhando Nith, empresa referência na área trabalhista, contábil, fiscal, previdenciária e em eSocial, nos principais canais de comunicação: YouTubeInstragram e Facebook.

Deixe um comentário