Receba nossas notícias em seu e-mail:

eSocial Simplificado: ambiente de produção restrita já está disponível para empresas

eSocial Simplificado: Ambiente de produção restrita já está disponível para empresas, que podem enviar eventos, fazer testes e mais.
eSocial simplificado

Compartilhe essa notícia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Desde 3 de março, as empresas já podem usar o ambiente de produção restrita para enviar seus eventos e realizar testes, antes que a versão oficial do eSocial Simplificado comece a ser utilizada. 

Nesse ambiente, as empresas podem enviar todos os eventos e testar a convivência de versões (a 2.5 utilizada hoje e a do eSocial Simplificado). 

Para acessar o ambiente de produção restrita não é necessário ser desenvolvedor de software e nem cadastro prévio, isso é, o ambiente pode ser acessado por qualquer empresa. 

Dessa forma as empresas podem enviar eventos nesse ambiente, só sendo necessário utilizar ferramentas dos próprios sistemas de gestão de folha compatível com o eSocial. 

Não existe um ambiente de teste na web. 

Período de convivência entre as versões 

A Nota Orientativa S-1.0, que foi publicada recentemente, definiu algumas regras que devem ser respeitadas durante o período de convivência entre as duas versões do eSocial. 

Nesse espaço de tempo o usuário poderá enviar eventos para o eSocial tanto na versão do leiaute atual (2.5) quanto a do eSocial Simplificado (S-1.0). 

No ambiente de teste as regras gerais previstas na Nota Orientativa já entraram em vigor. Já as regras especiais (exceções), que também foram abordadas na Nota, vão passar a vale no ambiente de produção restrita a partir de 22 de março. 

ESocial Simplificado: ambiente de produção restrita já está disponível para empresas

Se quiser saber mais sobre essas regras, clique aqui e leia o artigo sobre o Atualiza DP da semana passada, em que o Prof. Luciano Pimentel abordou as regras gerais mais importantes mencionadas na Nota. 

Exclusão dos dados de teste 

A nova versão do Manual de Orientação do Desenvolvedor do eSocial (v. 110) prediz uma nova forma para a exclusão de todos os dados enviados pelas empresas ao ambiente de teste, isso é, para limpar a base de dados. 

Para fazer isso, a empresa terá que transmitir um evento S-1000 preenchido, constando os seguintes dados: 

Tag classTrib = 00 
tag tpAmb = 2 – Produção Restrita. 

Para deixar claro, esse processo só é válido no ambiente de produção restrita, sendo impossível fazê-lo em produção. 

ESocial Simplificado: ambiente de produção restrita já está disponível para empresas

Parâmetros 

Para permitir a realização de testes, a data do começo da vigência da v. S-1.0 no ambiente de produção restrita foi estipulada em 10 de março de 2020, isso é, um ano antes da data verdadeira. 

Para continuar atualizada e estar sempre por dentro de todas as novidades na área trabalhista e no eSocial, nos siga no Instagram e inscreva-se no nosso Canal do YouTube, lá você vai ter acesso a muito conteúdo prático e atualizado. 

Deixe um comentário