ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Se você quer ser um profissional contábil ou já se tornou, que tal entender um pouco mais sobre como proceder com as escriturações contábeis?

Esse é um tema que gera muito questionamento na Nith Treinamentos. Por isso, resolvermos fazer esse artigo para esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas e as formas mais adequadas para realizar esse procedimento. A professora da Nith Treinamentos Stephanie Kalynka também fez uma live sobre esse assunto. Confira logo abaixo.

nithflix

Escrituração contábil: o que é?

A escrituração contábil é, na verdade, o berço da contabilidade. É um componente indispensável para que uma empresa possa garantir o controle do seu patrimônio e gerenciar de forma adequada seus negócios.

Por isso que empresas de todos os portes devem manter um histórico das entradas e saídas de capital. A escrituração contábil é  um procedimento contábil, que registra nos livros contábeis da empresa as movimentações ocorridas em seu patrimônio.

nithflix

Ela pode ser definida como um conjunto de lançamentos das operações da empresa, feito de forma estruturada e sistematizada. O lançamento é o meio pelo qual se processa a escrituração contábil.

ITG 2000

escriturações contábeis

 Você, quanto profissional da área, precisa entender o ITG 2000, que estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.

A ITG 2000 deve ser adotada por todas as entidades, independente da natureza e do porte, na elaboração da escrituração contábil, observadas as exigências da legislação e de outras normas aplicáveis, se houver. Lembre-se que a escrituração contábil deve ser realizada com observância aos princípios de Contabilidade.

O nível de detalhamento da escrituração contábil precisa estar sempre alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, a interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado.

A escrituração contábil deve ser executada da seguinte forma:

  • Em idioma e em moeda corrente nacionais;
  • Em forma contábil;
  • Em ordem cronológica de dia, mês e ano;
  • Com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas
  • Com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.

A escrituração em forma contábil deve conter, no mínimo:

  • Data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;
  • Conta devedora;
  • Conta credora;
  • Histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;
  • Valor do registro contábil;
  • Informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

Natureza das contas e forma contábil

escriturações contábeis

Partidas Dobradas: aquelas que aprendemos na faculdade que é: para cada operação a débito existe um crédito de igual. Não há débitos sem créditos correspondentes.

Contas

  • Componente patrimoniais;
  • Componente de resultado;
  • Patrimoniais: ativo e passivo;
  • Resultado: receitas e despesas;

Natureza Devedora: é tudo aquilo que a pessoa física ou jurídica, vai receber sobre alguma coisa para restituição ou prestações posteriores.

Natureza Credora: são todos os pagamentos e saídas que a pessoa física ou jurídica venha a realizar, ou o compromisso de efetuá-lo.

Contas sintéticas: são as contas identificadas pela origem de forma consolidada ou resumida, que demonstram os valores totais de um determinado grupo de contas.

Contas analíticas: são aquelas que especificam o saldo individual de cada elemento patrimonial.

Na live da professora da Nith Treinamentos Stephanie Kalynka, ela dá mais detalhes sobre cada um desses pontos. Então, se não quer perder anda, não deixe de assistir ao vídeo completo clicando aqui no nosso canal do Youtube.

Gostou deste artigo?

Então, não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre novidades, dicas, tendências e os últimos acontecimentos do segmento.

Aproveite também e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os nossos cursos online. Siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube.

Domine DP e eSocial de maneira definitiva e transforme desafios em oportunidades em 2020! Inscreva-se agora na Primeira Turma do Curso Online Formação de Especialista em DP e Social, Cresça na Carreira e crie Novas Fontes de Renda usando o seu conhecimento. Clique aqui e garanta sua vaga!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta