ESTÁ SEM TEMPO? BAIXE AQUI O ARTIGO PARA LER DEPOIS

Essas três operações são costumeiras dentro da rotina das empresas ou de escritórios contábeis. Mas, geralmente, elas causam muitas dúvidas nos profissionais da Contabilidade e, portanto, vamos esclarecê-las um pouco mais neste artigo.

A primeira destas operações que vamos pontuar será o Empréstimo Bancário? Vamos entendê-lo?

nithflix

Empréstimos bancários: como ficam esses lançamentos na contabilidade?

Primeiramente, precisamos entender que há dois tipos de empréstimos: aqueles que têm os encargos e juros pré-fixados ou pós-fixados. Para os contabilistas é importante saber a diferença entre eles e qual foi o empréstimo tomado pela empresa.

Comumente, as empresas tomam empréstimos bancários com juros pré-fixados, ou seja, elas já sabem qual será o valor dos juros que terá de pagar durante determinado período de tempo.

nithflix

Suponhamos que ela tenha feito um empréstimo de R$ 100 mil e irá pagar mais R$ 20 mil de juros pré-fixados. Ou seja, tanto a empresa quanto o cliente para quem você trabalha já sabem o valor exato dos juros que irá pagar.

 Já no caso do empréstimo nos quais os juros são pós-fixados, a empresa ou o cliente não sabem ao certo qual será o valor que será pago nas parcelas, porque é preciso aguardar a agência bancária estipular esse valor, após o fechamento dos índices de algumas taxas.

empréstimos bancários

Quando o valor total da carga de juros já for conhecido, quando da tomada do empréstimo, o lançamento será feito como encargos financeiros a transcorrer.

Ao contrair um empréstimo com juros pré-fixados, já sabendo qual será o valor dos juros e das futuras parcelas, debita-se o banco (porque a empresa foi até lá pegar o dinheiro emprestado).

Depois irá debitar a conta nos Encargos Financeiros a Transcorrer para fazer o lançamento dos juros e os créditos em empréstimo a pagar, que serão pagos futuramente.

Também é importante ressaltar que, mensalmente, esse empréstimo terá de ser elencado, já que a empresa ou o cliente que pegou esse dinheiro emprestado terá de pagá-lo por mês.

Daí esses valores serão especificados mensalmente em débitos com despesas com juros e também nos créditos com encargos financeiros a transcorrer.

Lançamentos contábeis: e o que é uma duplicata descontada?

empréstimos bancários

A conta Duplicata Descontada é uma conta do passível exigível. Os encargos financeiros ficam retificando a conta Duplicata Descontada. Basicamente, funciona da seguinte maneira.

O cliente para quem você presta serviços ou a empresa onde você trabalha como contador tem duplicatas para receber e elas já constam no ativo da contabilidade.

Com isso, esse cliente ou empresa vai até ao banco a fim de descontar essas duplicadas porque se tornou inviável esperar até da data do vencimento de cada uma.

E o registro dessa operação é muito parecido com aquele feito para declarar o empréstimo em si. Dá-se a entrada no banco como débito, depois relata-se também como débito por encargos financeiros a transcorrer. E, por fim, as duplicatas descontadas também aparecem como créditos.

E as despesas antecipadas? Como registrá-las, na Contabilidade, sem errar?

empréstimos bancários

Esta é uma das operações mais comuns de serem feitas nas rotinas das empresas. Uma das características claras da Despesa Antecipada é que já se sabe o valor dessa despesa e já se sabe também que ela será realizada futuramente.

Alguns exames clássicos são despesas com seguros e assinaturas de jornais e revistas. Nestes casos, já se sabe o valor destas despesas e que elas serão pagas futuramente. Essa classificação entrará no ativo da empresa.

E no momento de fazer o lançamento dessa Despesa Antecipada o valor será debitado do ativo da empresa e creditado no banco ou caixa ou seguro a pagar. E mensalmente é preciso dar baixa debitando a despesa/resultado e creditando o ativo / o prêmio de seguro a apropriar.

E então? Gostou deste artigo? Aproveite e tenha mais informações sobre esse assunto assistindo a nossa Live completa clicando aqui.

Então, não deixe de nos acompanhar por aqui, pois trazemos sempre novidades, dicas, tendências e os últimos acontecimentos do segmento. Aproveite também e conheça o site da Nith Treinamentos e todos os nossos cursos online.

 E fique atento às nossas redes sociais, pois sempre trazemos as principais novidades sobre o que está acontecendo neste período de calamidade pública no nosso país. Siga-nos também no Facebook, no Instagram e se inscreva no canal da Nith Treinamentos, no Youtube

Domine DP e eSocial de maneira definitiva e transforme desafios em oportunidades em 2020! Inscreva-se agora na Primeira Turma do Curso Online Formação de Especialista em DP e Social, Cresça na Carreira e crie Novas Fontes de Renda usando o seu conhecimento. Clique aqui e garanta sua vaga!

Publique seu artigo

Deixe uma resposta