O eSocial não veio sozinho, com ele vieram outras declarações acessórias que estão interligadas. 

Nas primeiras versões do eSocial ele abrangia também as informações que hoje estão na EFD-REINF – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, porém os gestores perceberam que o projeto estava ficando muito grande e decidiram separar algumas informações em outra declaração. 

Porém, ambas têm a mesma finalidade, repassarem os fatos geradores para a apuração da DCTFWEB – Declaração de Débitos e Créditos Tributários, onde será gerado o DARF previdenciário para recolhimento, que futuramente também conterá o valor a pagar do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF. 

DCTFWEB recebe também informações de outras duas declarações, do SERO – Serviço de Regularização de Obras de Construção Civil – e do PER/DCOMP – Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação. 

nithflix

Como essas declarações têm uma relação entre si, é necessário ter o conhecimento de todas, pois, por exemplo, uma informação enviada errada na EFD-REINF irá impactar no fechamento da DCTFWEB. 

nithflix

Então muita atenção!

Essas informações fazem parte do Combo dos Cursos de Formação de Analista de EFD-REINF + Como Fazer a DCTFWEB, com o Professor Paulo Gomes.   

Confira abaixo o vídeo dessa aula: 

[video_player type=”embed” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iNTYwIiBoZWlnaHQ9IjMxNSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9LVkQ0ajVfaWs4YyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93PSJhY2NlbGVyb21ldGVyO8KgYXV0b3BsYXk7wqBlbmNyeXB0ZWQtbWVkaWE7wqBneXJvc2NvcGU7wqBwaWN0dXJlLWluLXBpY3R1cmUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIj48L2lmcmFtZT7CoA==[/video_player]

 

Com o Combo dos Cursos de Formação de Analista de EFD-REINF + Como Fazer a DCTFWEB você estará preparado para cumprir corretamente essas duas principais obrigações que acompanham o eSocial e evitar problemas com notificações e autuações da Receita Federal. 

Professor Paulo Gomes é Advogado, Palestrante, Instrutor de eSocial e Consultor Tributário com mais de 30 anos de carreira. Já atuou como Auditor Fiscal no INSS e na Chefia da Fiscalização, coordenando a equipe de auditoria, além de projetos de implantação da GFIP – o qual acompanhou toda a implantação e evolução.  

Na Receita Federal do Brasil, atuou por 15 anos e participou das primeiras discussões internas sobre a implantação do SPED-EFD – Contribuições e eSocial. 

Aproveite esta oportunidade e esteja um passo à frente dos outros profissionais!

Curta também nosso canal do YouTube, todo dia tem vídeo novo cheio de informações com a Professora Zenaide.

Um abraço,          

Marileisa Gonçalves – Analista de Conteúdo Nith Treinamentos.   

Fica autorizada a publicação e o compartilhamento desde que citadas autora e fonte: www.zenaide.com.br          

 

Publique seu artigo

Alessandra Farias

Copywriter na Nith Treinamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu